Yann Couvreur : novo prodigio da pâtisserie parisiense


Yann Couvreur é um dos nomes mais celebrados da novo time de pâtissiers  da « nouvelle génération » (nova geração). Depois de ter passado por hotéis-palácios como o Trianon Palace, em Versalhes e o Prince de Galles, em Paris, Yann Couvreur decidiu traçar o prόprio caminho abrindo um endereço para chamar de seu.

O pâtissier Yann Couvreur (foto : divulgação)

Onde fica ? Na rue Parmentier, no quartier Goncourt,  pertinho da République e do Canal Saint Martin. O espaço é pequeno, mas muito elegante e agradável. Com decoração clean no estilo escandinavo, a pâtisserie conta com balcões para o café-da-manhã e ainda um cantinho Epicerie, no qual propõe a venda de chás, geléias, chocolates entre outros produtos de qualidade impar.

Além dos tradicionais mille-feuille (mil folhas), tarte au citron (torta de limão)  e éclair (a bomba), Yann Couvreur prepara como ninguém o Kouign-Amann, delicioso e amanteigado bolo de massa folhada caramelizada e açucar.

A origem do Kouign-Amann

O Kouign-Amann foi inventado em 1860, em Douarnenez, na Bretanha (região oeste da França) pelo boulanger (padeiro) Yves René Scordia, que  apressado em abastecer sua padaria, tinha disponίvel naquele momento, farinha de pão, manteiga e açuçar e conhecendo a técnica da massa folhada, que consiste em fazer sucessivas camadas da massa, deu origem a receita do Kouign-Amann. O resultado foi surpreendente : um bolo folhado crocante, ao mesmo tempo molhado, pela quantidade de manteiga e finalizado com açucar caramelizado.

Kouign-Amann na vitrine de uma Boulagerie tradicional nem Dinan, na Bretanha

O pâtissier Yann Couvreur, novo prodίgio da pâtisserie parisiense, substitui a farinha de trigo comum de pão pela farina de trigo preto, o blé noir (farinha do trigo sarraceno usada na massa dos crêpes). Muito apreciado, o Kouign-Amann de Yann Couvreur já é considerado o melhor de Paris.

O já famoso Kouign-Amann de Yann Couvreur (foto : divulgação)

Yann Couvreur Pâtisserie  137, Avenue Parmentier – 75010 – Paris : Metrô : 11 (Goncourt)

Horários : Aberta das 8h00 às 20h00.

E mais!

Ore, o restaurante de Alain Ducasse em Versalhes – Leia aqui

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

patisserie Paris
Salão da Pâtisserie: primeiro salão de confeitaria em Paris

A Pâtisserie é uma arte que vem conquistando cada vez mais, adeptos, amadores ou profissionais em todo o mundo. Quando se fala em confeitaria e doces logo pensamos nos famosos doces franceses, a começar pelo macarron. Chefs pâtissiers como Pierre Hermé, Cedric Grolet e Christophe Michalak estão entre os célebres franceses que elevam a arte da…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.