Vogue Paris e ONU Femmes – arte e causa social com mulheres inspiradoras


A Monnaie de Paris recebe até o dia 27 de fevereiro de 2019, a exposição “Artistes à la Une, Togeth’her”®, organizada para apoiar programas da ONU Femmes, em prol da igualmente dos sexos e autonomia da mulher.

Artistas de várias parte do mundo, homens e mulheres, foram convidados à imaginar uma capa (virgem) da revista Vogue Paris, com o retrato de uma mulher icônica e inspiradora aos olhos deles.

As 31 mulheres excepcionais representadas, cada uma em sua área de atuação, quebraram cόdigos de sua época e transformaram com audácia, estilo e criatividade nosso modo de ver o mundo.

Madonna na exposição Vogue

Michelle Obama afro-americana

Michelle Obama

Apόs seus estudos na universidade Harvard e uma brilhante carreira de advogada, Michelle Obama torna-se a primeira Dama Afro-americana dos Estados Unidos. Durante os mandatos de seu marido, ela apoiou inίmeras causas, como o trabalho na Cruz-Vermelha para as vίtimas do seίsmo e do tsunami no Haiti e pela luta contra a obesidade.

Paris Belle époque

Joséphine Baker

Joséphine Baker viveu uma infância dolorosa no Missouri, marcada pela segregação racial, ponto de partida de seu combate da vida inteira. Parisiense desde 1925, ela alcança a celebridade graças ao espetáculo La Revue Nègre no qual ela dança em ritmo de charleston. Divorciada quatro vezes, bissexual e militante, ela torna-se uma figura da resistência durante a ocupação nazista. Joséphine vai continuar engajada, notadamente, ao lado do Movimento pelos direitos cίvicos de Martin Luther King.

Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir é uma intelectual francesa e figura importante do feminismo do século XX. Sua obra O Segundo Sexo (1949) é o ponto de partida da análise de gênero como construção social, distinta do sexo. Beauvoir redige o Manisfesto dos 343 (1971), a favor da legalização do aborto.

Exposição na Casa da Moeda Paris

Artista francesa na capa da Vogue

arte contemporânea Paris

Exposições de Paris 2019

mulheres negras na Vogue Paris

exposição une Vougue e ONU Paris

Jane Fonda

Atriz hollywoodiana que conheceu o estrelato por seu papel em Barbarella (1968), Jane Fonda é também conhecida pelas causas que defende : a dos direitos da mulher ou ainda a luta pela proteção do meio ambiente. A partir dos anos 1970, ela milita pelo fim dos bombardeios americanos no Vietnam. Naquele perίodo ela se torna uma estrela da ginástica aerόbica para financiar as causas que defendia.

As obras serão expostas na Monnaie de Paris e vendidas pela casa de leilões Christie’s com fundos revertidos para o Comité ONU Femmes France. Um dos projetos do Comité no México ajuda mulheres à desenvolverem iniciativas econômicas inovadoras e efetivas,  apoiando mulheres, famίlias e comunidades à enfrentarem as consequências de catástrofes naturais como seίsmos.

“Artistes à la Une, Togeth’her”®

Até 27 de fevereiro de 2019Monnaie de Paris – 11, quai de Conti, 75006 PARIS


Monnaie de Paris – patrimônio histόrico e contemporaneidade

A Monnaie de Paris (Casa da Moeda de Paris) é o estabelecimento público da República Francesa encarregado de cunhar a moeda. Criada em 864, no reinado de Carlos II da França (O Calvo) é a instituição francesa mais antiga em funcionamento. Os atéliês de fabricação da moeda foram transferidos para Pessac, arredores de Bordeaux. O endereço de Paris funciona apenas para a produção artesanal da moeda e abre como museu, onde 170.000 objetos de suas coleções podem ser admirados: moedas, medalhas, tesouros, utensίlios e máquinas antigas, documentos de arquivo, pinturas e esculturas. O edifίcio cuja vocação industrial de origem foi conservada é a primeira grande construção em Paris do reinando de Luίs XV.

A Casa da Moeda de Paris

A Monnaie de Paris fica em Saint Germais des Près, perto do Museu do Louvre.

Para completar a pausa cultural em Saint Germain, conheça dois de seus tradicionais cafés. Nesse link.

PASSEIOS GUIADOS E VISITAS CULTURAIS

A BEM in Paris tem se posicionado desde 2012, como fornecedora de visitas culturais em Paris, arredores de Paris e viagens pela França. Planejados e realizados por Guias Conferencistas formados na França, nossos passeios têm como foco a cultura, atendendo as mais altas exigências na abordagem da história e do vasto patrimônio da França – seus museus, monumentos e castelos. Nosso e-mail: contato@beminparis.com 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Impressionismo e a moda no Orsay
A origem da Alta Costura em Paris

A origem da Alta Costura « Haute Couture » é atribuída ao inglês Charles Frédérick WORTH, que abre em 1858, no n° 7, rue de la Paix, a primeira verdadeira Maison de Couture. Antes disso, Rose Bertin, « Ministra da Moda » de Maria-Antonieta, tinha iniciado esse caminho, tendo sido a primeira modista a liberar…

LER MAIS
Balenciaga e Alaia lado a lado em Paris
A moda de Balenciaga e Azzedine Alaïa celebrada em Paris

A moda de Balenciaga e Azzedine Alaïa é celebrada em exposição inédita em Paris nesse primeiro semestre de 2020. O costureiro espanhol Cristóbal Balenciaga, nasceu na Espanha em 1895. Em 1919 abriu a sua primeira casa de costura em San Sebastian (Espanha) e devido a Guerra Civil Espanhola mudou-se para Paris, onde abriu sua maison em 1937. Balenciaga foi considerado o…

LER MAIS
exposição de moda Alaia estilista gênio
Exposição de moda: collab entre Alaia e Tati

A nova exposição de moda  da Fondation Alaïa trata das famosas collabs entre grifes e marcas de fast fashion, hoje em dia, muito comuns. O estilista Azzedine Alaïa, ainda nos anos 1990, foi o primeiro nome de expressão na moda a unir o nome de sua grife a uma marca popular, mais exatamente, a uma…

LER MAIS
« Back Side, dos à la mode », exposição de moda no museu Bourdelle

O Palais Galliera, museu da moda de Paris, realiza exposições temáticas abordando décadas, grandes nomes do estilismo e figuras da moda, influências e evolução do vestuário. As exposições acontecem duas vezes por ano, quando o Galliera apresenta uma parte de suas inestimáveis e frágeis coleções que testemunham da genialidade criativa da moda do século XVIII…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins
This endpoint has been retired

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.