Veneza festejada no Museu Cognacq-Jay


Ate 25 de junho de 2017, o museu Cognacq-Jay, no Marais, apresenta uma exposição sobre as festas venezianas.

Paradoxalmente, mesmo diante do enfraquecimento de seu poder polίtico, econômico e territorial desde a Renascença, Veneza conhece uma riquίssima fase cultural no século XVIII. A Cidade dos Doges, como para exorcisar seu declίnio que culminou com a capitulação para Napoleão, em 1797, apόs um milênio de independência, multiplica festas, celebrações e outros espetáculos, atraindo curiosos e apreciadores de toda a Europa.

Longe de serem apenas divertimentos de lazer, essas festividades como o carnaval, representam uma verdadeira encenação polίtica e religiosa de Veneza. Imortalizadas por grandes nomes como Tiepolo, Guardi, Longhi, elas lançam e exportam o fascίnio da cidade dos Doges, de forma durável, para toda a Europa. Mais de quarenta pinturas, gravuras, desenhos, provenientes de prestigiadas coleções francesas e européias serão apresentadas ao público para reviver, no tempo de uma exposição, os faustos promovidos pela Serenίssima República de Veneza, no século das Luzes.

 

O Carnaval de Veneza, a dança, a música, o teatro, a όpera e a famosa comédia dell’arte, reunidos nessa exposição no museu Cognacq-Jay é puro deslumbre.

 

Musée Cognacq-Jay – 8 Rue Elzevir, 75003 Paris – Marais – Metrô linha 1 – Saint Paul

Entrada gratuita para a coleção permanente do museu e entrada paga para a exposição temporária.

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Festas e Divertimentos na Corte de Versalhes

Luίs XIV compreende desde cedo o papel polίtico e social dos divertimentos que contribuem para o esplendor da monarquia. O « Rei Sol » promove grandes festas e eventos memoráveis durante todo seu reinado, atribuindo grande importância a esses eventos considerados por ele, parte da arte de governar. O desafio dos cortesãos por outro lado, era o…

LER MAIS
Nuit Blanche : noite cultural em Paris

A « Nuit Blanche », que literalmente significa « noite em claro » acontece uma vez por ano, no primeiro sábado do mês de outubro. Durante toda a noite, museus, monumentos e locais emblemáticos da capital francesa são abertos gratuitamente ao público, noite afora, exibindo instalações artísticas, concertos e animações inusitadas, algumas criadas especialmente para o evento, que destaca…

LER MAIS
Dormir na Torre Eiffel durante a Eurocopa, um sonho possível

O que você faria se a Torre Eiffel fosse sua por uma noite ? foi respondendo a essa pergunta que os felizardos ganhadores do concurso promovido pela Homeway tiveram o sonho realizado de dormir por uma noite, no primeiro andar da « Dama de ferro », durante a Eurocopa. A HomeAway é lider mundial na locação de apartamentos…

LER MAIS
Autenticidade e boa mesa em Montmartre

Montmartre fica ao norte de Paris é um dos bairros que mais encanta parisienses e turistas pela atmosfera de vilarejo. Muito apreciado por Picasso, Salvador Dalí, Monet, Pissaro e Toulouse-Lautrec e tantos outros artistas, Montmartre inspirou pintores com suas ruelas e moinhos, dentre eles, o antigo « Moulin de la Galette », imortalizado na pintura de Renoir….

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis