Veneza festejada no Museu Cognacq-Jay


Ate 25 de junho de 2017, o museu Cognacq-Jay, no Marais, apresenta uma exposição sobre as festas venezianas.

Paradoxalmente, mesmo diante do enfraquecimento de seu poder polίtico, econômico e territorial desde a Renascença, Veneza conhece uma riquίssima fase cultural no século XVIII. A Cidade dos Doges, como para exorcisar seu declίnio que culminou com a capitulação para Napoleão, em 1797, apόs um milênio de independência, multiplica festas, celebrações e outros espetáculos, atraindo curiosos e apreciadores de toda a Europa.

Longe de serem apenas divertimentos de lazer, essas festividades como o carnaval, representam uma verdadeira encenação polίtica e religiosa de Veneza. Imortalizadas por grandes nomes como Tiepolo, Guardi, Longhi, elas lançam e exportam o fascίnio da cidade dos Doges, de forma durável, para toda a Europa. Mais de quarenta pinturas, gravuras, desenhos, provenientes de prestigiadas coleções francesas e européias serão apresentadas ao público para reviver, no tempo de uma exposição, os faustos promovidos pela Serenίssima República de Veneza, no século das Luzes.

 

O Carnaval de Veneza, a dança, a música, o teatro, a όpera e a famosa comédia dell’arte, reunidos nessa exposição no museu Cognacq-Jay é puro deslumbre.

 

Musée Cognacq-Jay – 8 Rue Elzevir, 75003 Paris – Marais – Metrô linha 1 – Saint Paul

Entrada gratuita para a coleção permanente do museu e entrada paga para a exposição temporária.

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Festas e Divertimentos na Corte de Versalhes

Luίs XIV compreende desde cedo o papel polίtico e social dos divertimentos que contribuem para o esplendor da monarquia. O « Rei Sol » promove grandes festas e eventos memoráveis durante todo seu reinado, atribuindo grande importância a esses eventos considerados por ele, parte da arte de governar. O desafio dos cortesãos por outro lado, era o…

LER MAIS
Nuit Blanche : noite cultural em Paris

A « Nuit Blanche », que literalmente significa « noite em claro » acontece uma vez por ano, no primeiro sábado do mês de outubro. Durante toda a noite, museus, monumentos e locais emblemáticos da capital francesa são abertos gratuitamente ao público, noite afora, exibindo instalações artísticas, concertos e animações inusitadas, algumas criadas especialmente para o evento, que destaca…

LER MAIS
Dormir na Torre Eiffel durante a Eurocopa, um sonho possível

O que você faria se a Torre Eiffel fosse sua por uma noite ? foi respondendo a essa pergunta que os felizardos ganhadores do concurso promovido pela Homeway tiveram o sonho realizado de dormir por uma noite, no primeiro andar da « Dama de ferro », durante a Eurocopa. A HomeAway é lider mundial na locação de apartamentos…

LER MAIS
Autenticidade e boa mesa em Montmartre

Montmartre fica ao norte de Paris é um dos bairros que mais encanta parisienses e turistas pela atmosfera de vilarejo. Muito apreciado por Picasso, Salvador Dalí, Monet, Pissaro e Toulouse-Lautrec e tantos outros artistas, Montmartre inspirou pintores com suas ruelas e moinhos, dentre eles, o antigo « Moulin de la Galette », imortalizado na pintura de Renoir….

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.