Val Thorens : estação de esqui nos Alpes franceses


Uma tendência cada vez mais comum entre brasileiros é aproveitar a viagem a Paris no inverno para curtir os Alpes franceses. Saindo de Paris de trem (TGV), o trajeto até o coração da região Savόia, no sudeste da França, tem duração de 6 horas, com uma troca perto de Lyon.

Aproveitamos as férias de fevereiro da minha filha Valentine para inicίa-la ao esqui e o destino escolhido foi Val Thorens, eleita pelo terceiro ano consecutivo, a melhor estação de esqui da Europa. Quem acompanhou o Stories do Instagram #beminparis pôde se encantar com cada detalhe dessa experiência maravilhosa.

Valentine curtinho a neve de fevereiro

Mesmo para não esquiadores, uma estada na montanha é ocasião para apreciar belίssimas paisagens, degustar queijos e vinhos regionais e pratos tradicionais, como o famoso fondue, a tartiflette e a raclette, todos, claro ! à base de queijos da região.  A região é também destino para quem procura descanso em hotéis de alta qualidade voltados para atividades de bem-estar.

Situada a 2300 m de altitude, a estação de Val Thorens é a mais alta da Europa e faz parte do domίnio Trois Vallées,  considerado o maior domínio esquiável do mundo com mais de 600 km de pistas de esqui.

A estação de  Val Thorens também está equipada de um snowpark e um boardercross, espaços inteiramente dedicados para diversão das crianças. Val Thorens tem ainda a vantagem de ser uma estação semi-pedestre e concentra uma verdadeira vida de vilarejo, onde o visitante tem acesso fácil a lojas, pequenos comércios, restaurantes, além de uma variedade de bares e casas noturnas.

De Paris à Lyon fomos de trem (TGV). De Lyon, seguimos de trem comum até a estação de Moûtiers – Salins, de onde seguimos com um transfer privativo até Val Thorens, num trajeto que durou 45 minutos. Ao todo, o trajeto durou cerca de 6 horas.

Pépé Nicolas : delicioso restaurante tradicional

Nosso primeiro jantar não poderia deixar de ser num restaurante tradicional para degustar especialidades da montanha.  Selecionei o restaurante  Chez Pépé Nicolas, instalado em um chalet familiar, desde 1957. Pela atmosfera de chalet de montanha já vale muito a pena !  Atmosfera aconchegante, cozinha farta e saborosa. Degustamos uma tartiflette deliciosa (daquelas de deixar qualquer dieta de lado !) e claro, um fondue. Carta de vinhos aprovada por nosso sommelier e serviço muito simpático. O restaurante Pépé Nicolas oferece serviço de navette ida e volta até os hotéis. Já quero voltar !

Tartiflette ao queijo Reblochon

Para finalizar uma torta de mirtilo da montanha. De-li-ci-o-sa!

Restaurante Pépé Nicolas em Val Thorens.

Site http://www.chezpepenicolas.com/

Telefone para reserva : 06 09 45 28 35

 

Fomos para o jantar. Vejam a vista do terraço do restaurante durante o dia.

Especialidades  e Queijos da Savόia

O Génépi é uma planta da montanha, com a qual é elaborado um licor de cor amarela, verde ou marrom, obtido a partir da maceração da planta.  Geralmente servido no final da refeição como digestivo, também servido como aperitivo, natural ou ao gelo.

Abondance, Chevrotin, Tomme de Savoie, Reblochon, Beaufort, Emmental de Savoie e Tome de Bauges são os sete queijos tradicionais da Savόia. Fabricados com leite de vacas de raças locais, criadas em um meio ambiente privilegiado, por produtores que perpetuam  de geração em geração, gestos ancestrais que deram origem a queijos de excelência.

Claro, que pensando em vocês, aproveitei a manhã de domingo para conferir o comércio local de Val Thorens para compra de produtos regionais.

La Ferme de Thorens: Queijos e frios. Centro comercial de Caron.

L’Ours Gourmand: Queijos, frios, geléias e vinhos. Perto do Office du Tourisme.

As geléias sublimes do Chef Jean Sulpice, 2 estrelas no Michelin, experiência gastronômica inesquecίvel nos Alpes. Post especial sobre o Chef Jean Sulpice neste link.

Ah! provei a geléia de figos e violetas. Uma verdadeira ode ao paladar!

Vale lembrar que a temporada em Val Thorens vai até inίcio do mês de maio. A la prochaine ! #atéaproxima

 

LES JARDINS D’ETRETAT: PAISAGISMO POÉTICO NA NORMANDIA – Leia aqui

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Jean Sulpice : alta gastronomia nos Alpes franceses

Jean Sulpice conquista Val Thorens Uma experiência gastronômica imperdίvel em Val Thorens é o restaurante Jean Sulpice, 2 estrelas Michelin. O talentoso Chef Jean Sulpice cresceu perto da montanha, de onde tira sua inspiração, trabalhando produtos da região, como a trufa e o mel da montanha, o mirtilo, flores e plantas selvagens, elaborando uma cozinha…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.