Um museu para Yves Saint Laurent


O Museu Yves Saint Laurent é a realização do sonho e iniciativa de Pierre Bergé, companheiro de Yves Saint Laurent (1936-2008)  durante doze anos. Em 1962,  Yves Saint Laurent cria, ao lado de Pierre Bergé, sua prόpria maison, situada no n° 30 bis, rue Spontini, no 16° distrito de Paris. Com o sucesso imediato do costureiro, a maison é então instalada, em 1974, no n° 5, avenue Marceau, nesse elegante hôtel particulier (mansão), de estilo Napoleão III e é nesse icônico e prestigiado endereço que o Museu Yves Saint Laurent abre oficialmente ao público, em outubro de 2017.

O acervo do museu é constituίdo dos mais importantes modelos de coleções de Yves Saint Laurent. Quarenta anos da maison são apresentados através de croquis, amostras de tecido, acessórios, desenhos e objetos diversos com suporte audivisual por meio de vίdeos que auxiliam o visitante na compreensão do universo criativo do lendário costureiro.

Museu Yves Saint abre em Paris

Inaugurado o museu Yves Saint Laurent na capital francesa

O Studio de Yves Saint Laurent

O museu tem um circuito dinâmico e moderno e o ponto alto da visita é o Studio de Yves Saint Laurent restituίdo nos minίmos detalhes e, onde, desde 1974, seus mais belos modelos foram desenhados, criados e desfilados antes mesmo de subirem ao podium. Espaço vasto, neutro, claro e silencioso onde o costureiro observava o reflexo da mannequin no espelho, verdadeira interface que criava a distância necessária para  apreciação da roupa. Na biblioteca de seu escritόrio, Yves Saint Laurent reunia livros, suas principais fontes de inspiração, em meio a alguns objetos fetiche.

local de trabalho do costureiro Yves Saint Laurent

O estilista costureiro Yves Saint Laurent na sede da maison avenue Marceau

Yves Saint Laurent inspirava-se em livros

“Se Chanel liberou as mulheres, Saint Laurent deu-lhes o poder com roupas de homens”,  Pierre Bergé

Pierre Bergé companheiro na vida e nos negocios de Yves Saint Laurent

Pierre Bergé, companheiro de Yves Saint Laurent na vida e na carreira.

Yves Saint Laurent acompanhou a emancipação da mulher em todas as áreas… privadas, sociais, políticas e marcou de forma ίmpar a moda do século XX. Ao lado do visionário Pierre Bergé criou a maison Yves Saint Laurent e reinventou o guarda-roupa da mulher moderna: o cabas, o trench-coat desde  1962, o primeiro smoking em 1966, a sahariana e o primeiro terno feminino, em 1967. Inspirado no guarda-roupa masculino Yves Saint Laurent dá a mulher o sentimento de segurança e de poder através de modelos de forte personalidade, mas, preservando a feminilidade.

O icônicos modelos desenhados pelo costureiro Yves Saint Laurent

O museu Yves Saint Laurent em Paris fica numa elegante mansão

Por trás da maison de alta costura

O Museu apresenta uma série de vίdeos onde é possίvel conhecer os bastidores da maison de alta costura, administrada por uma organização rigorosa, onde mais de duzentas pessoas trabalham no cotidiano. Cada etapa do processo criativo é essencial, bem como as etapas de organização do desfile. Do croquis à venda, uma série de seis vίdeos nos introduzem  nos bastidores do funcionamento da maison Yves Saint Laurent.

Bastidores da maison de alta costura Yves Saint Laurent

Fiz minhas mais belas viagens através dos meus livros, do sofá da minha sala – Yves Saint Laurent

Musée Yves Saint Laurent Paris, 5, av. Marceau 75008
Aberto de terça a domingo, das 11 h às 18 h.

O Museu Yves Saint Laurent fica perto do Palais Galliera, museu da moda. Falo do Palais Galliera, neste link.

Reveja a maior exposição de moda dos últimos anos em Paris. Exposição Dior.

Conheça o curso de iniciação à Joalheira da Van Cleef. Aqui.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Impressionismo e a moda no Orsay
A origem da Alta Costura em Paris

A origem da Alta Costura « Haute Couture » é atribuída ao inglês Charles Frédérick WORTH, que abre em 1858, no n° 7, rue de la Paix, a primeira verdadeira Maison de Couture. Antes disso, Rose Bertin, « Ministra da Moda » de Maria-Antonieta, tinha iniciado esse caminho, tendo sido a primeira modista a liberar…

LER MAIS
Balenciaga e Alaia lado a lado em Paris
A moda de Balenciaga e Azzedine Alaïa celebrada em Paris

A moda de Balenciaga e Azzedine Alaïa é celebrada em exposição inédita em Paris nesse primeiro semestre de 2020. O costureiro espanhol Cristóbal Balenciaga, nasceu na Espanha em 1895. Em 1919 abriu a sua primeira casa de costura em San Sebastian (Espanha) e devido a Guerra Civil Espanhola mudou-se para Paris, onde abriu sua maison em 1937. Balenciaga foi considerado o…

LER MAIS
Impressionismo e a moda
10 exposições imperdíveis em Paris

10 exposições imperdíveis em Paris haja critério para selecioná-las, pois a vontade é de listar todas, mas a lista é numerosa. Paris tem uma oferta cultural vasta e além da visita das coleções permanentes, seus principais museus organizam exposições temporárias com temas específicos. Como Guia Cultural em Paris, estou sempre visitando essas exposições para complementar…

LER MAIS
exposição de moda Alaia estilista gênio
Exposição de moda: collab entre Alaia e Tati

A nova exposição de moda  da Fondation Alaïa trata das famosas collabs entre grifes e marcas de fast fashion, hoje em dia, muito comuns. O estilista Azzedine Alaïa, ainda nos anos 1990, foi o primeiro nome de expressão na moda a unir o nome de sua grife a uma marca popular, mais exatamente, a uma…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.