Um museu para Yves Saint Laurent


O Museu Yves Saint Laurent é a realização do sonho e iniciativa de Pierre Bergé, companheiro de Yves Saint Laurent (1936-2008)  durante doze anos. Em 1962,  Yves Saint Laurent cria, ao lado de Pierre Bergé, sua prόpria maison, situada no n° 30 bis, rue Spontini, no 16° distrito de Paris. Com o sucesso imediato do costureiro, a maison é então instalada, em 1974, no n° 5, avenue Marceau, nesse elegante hôtel particulier (mansão), de estilo Napoleão III e é nesse icônico e prestigiado endereço que o Museu Yves Saint Laurent abre oficialmente ao público, em outubro de 2017.

O acervo do museu é constituίdo dos mais importantes modelos de coleções de Yves Saint Laurent. Quarenta anos da maison são apresentados através de croquis, amostras de tecido, acessórios, desenhos e objetos diversos com suporte audivisual por meio de vίdeos que auxiliam o visitante na compreensão do universo criativo do lendário costureiro.

Museu Yves Saint abre em Paris

Inaugurado o museu Yves Saint Laurent na capital francesa

O Studio de Yves Saint Laurent

O museu tem um circuito dinâmico e moderno e o ponto alto da visita é o Studio de Yves Saint Laurent restituίdo nos minίmos detalhes e, onde, desde 1974, seus mais belos modelos foram desenhados, criados e desfilados antes mesmo de subirem ao podium. Espaço vasto, neutro, claro e silencioso onde o costureiro observava o reflexo da mannequin no espelho, verdadeira interface que criava a distância necessária para  apreciação da roupa. Na biblioteca de seu escritόrio, Yves Saint Laurent reunia livros, suas principais fontes de inspiração, em meio a alguns objetos fetiche.

local de trabalho do costureiro Yves Saint Laurent

O estilista costureiro Yves Saint Laurent na sede da maison avenue Marceau

Yves Saint Laurent inspirava-se em livros

“Se Chanel liberou as mulheres, Saint Laurent deu-lhes o poder com roupas de homens”,  Pierre Bergé

Pierre Bergé companheiro na vida e nos negocios de Yves Saint Laurent

Pierre Bergé, companheiro de Yves Saint Laurent na vida e na carreira.

Yves Saint Laurent acompanhou a emancipação da mulher em todas as áreas… privadas, sociais, políticas e marcou de forma ίmpar a moda do século XX. Ao lado do visionário Pierre Bergé criou a maison Yves Saint Laurent e reinventou o guarda-roupa da mulher moderna: o cabas, o trench-coat desde  1962, o primeiro smoking em 1966, a sahariana e o primeiro terno feminino, em 1967. Inspirado no guarda-roupa masculino Yves Saint Laurent dá a mulher o sentimento de segurança e de poder através de modelos de forte personalidade, mas, preservando a feminilidade.

O icônicos modelos desenhados pelo costureiro Yves Saint Laurent

O museu Yves Saint Laurent em Paris fica numa elegante mansão

Por trás da maison de alta costura

O Museu apresenta uma série de vίdeos onde é possίvel conhecer os bastidores da maison de alta costura, administrada por uma organização rigorosa, onde mais de duzentas pessoas trabalham no cotidiano. Cada etapa do processo criativo é essencial, bem como as etapas de organização do desfile. Do croquis à venda, uma série de seis vίdeos nos introduzem  nos bastidores do funcionamento da maison Yves Saint Laurent.

Bastidores da maison de alta costura Yves Saint Laurent

Fiz minhas mais belas viagens através dos meus livros, do sofá da minha sala – Yves Saint Laurent

Musée Yves Saint Laurent Paris, 5, av. Marceau 75008
Aberto de terça a domingo, das 11 h às 18 h.

 

O Museu Yves Saint Laurent fica perto do Palais Galliera, museu da moda. Falo do Palais Galliera, neste link.

Reveja a maior exposição de moda dos últimos anos em Paris. Exposição Dior.

Conheça o curso de iniciação à Joalheira da Van Cleef. Aqui.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

o famoso vestido Mondrian de Yves Saint Laurent
Museu Yves Saint Laurent : « a revolução Mondrian »

O Museu Yves Saint Laurent exibe atualmente a coleção outono-inverno 1965, que marcou a histόria da moda. Batizada « Revolucionária », ela propõe um estilo moderno e de vanguarda apoiada principalmente em uma série de vestidos, inspirados da obra do pintor Piet Mondrian (1872-1944). Para entender a ligação entre Mondrian e essa célebre coleção, começo abordando…

LER MAIS
mulheres negras na Vogue Paris
Vogue Paris e ONU Femmes – arte e causa social com mulheres inspiradoras

A Monnaie de Paris recebe até o dia 27 de fevereiro de 2019, a exposição “Artistes à la Une, Togeth’her”®, organizada para apoiar programas da ONU Femmes, em prol da igualmente dos sexos e autonomia da mulher. Artistas de várias parte do mundo, homens e mulheres, foram convidados à imaginar uma capa (virgem) da revista…

LER MAIS
Museu das Artes Decorativas de Paris: vitrine do design

O Museu das Artes Decorativas de Paris fica no mesmo prédio do Louvre, no 107 rue de Rivoli. O MAD, como é conhecido entre os franceses, é mais conhecido do público estrangeiro por suas exposições temporárias de grande expressão, como foi a exposição Dior, recorde de público em 2017. Aos interessados por criação e design,…

LER MAIS
Poltrona listrada Pio Conti
Gio Ponti, arquiteto da elegância

O Museu das Artes Decorativas de Paris apresenta em sua nave central, a exposição Tutto Ponti, Gio Ponti archi-designer cobrindo o conjunto da carreira do arquiteto e designer italiano Gio Ponti, de 1921 a 1978. Considerado como um dos profissionais mais influentes do século XX, Ponti (1891-1979) interessa-se tanto pela produção industrial quanto pela produção…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis