Simplificando sua visita à Torre Eiffel


Torre Eiffel png

A torre Eiffel foi construída por Gustave Eiffel para a Exposição Universal de 1889 que celebrou o primeiro centenário da Revolução francesa. Sua construção em 2 anos, 2 meses e 5 dias, representou uma verdadeira proeza técnica e arquitetural. « Utopia realizada », proeza tecnológica, ela foi, no final do século 19, a demonstração da engenhosidade francesa representada por Gustave Eiffel, um marco da era industrial e conheceu o sucesso, imediato.

Destinada a durar apenas 20 anos, a torre foi mantida devido experiências científicas nela possibilitadas, em particular, pelas primeiras transmissões radiográficas e de telecomunicação : antena de rádio, em 1898, torre de controle militar em 1903, primeira emissora de rádio pública, em 1925, e emissora de televisão.

Desde os anos 80, para receber um público cada vez mais numeroso, o munumento vem sendo regularmente renovado, restaurado e remanejado.

 

Torre Eiffel elevador

Monumento mítico, audacioso, a torre Eiffel sempre inspirou desafios. Ao longo de décadas recebeu visitantes prestigiados e desde o ano 2000, para comemorar a chegada do novo milênio, instalou um sistema de iluminação especial : a cada hora, quando escurece até 1h da manhã, 20 000 ampolas cintilham durante 5 minutos.

Desde 1889, cerca de 250 milhões de visitantes de todas as idades e origens,  vindos de todas as partes do planeta, já sucumbiram ao seu charme.

Hoje, símbolo da França no mundo, vitrine de Paris, a torre Eiffel, acolhe aproximadamente 7 milhões de visitantes por ano (dos quais, 75% estrangeiros), o que faz dela, o monumento pago mais visitado do mundo.

 

Torre Eiffel COP 21

Iluminação especial durante a COP 21 – Conferência do Clima, sediada em dezembro de 2015, em Paris.

 

Como e o que visitar na Torre Eiffel :

O primeiro andar da torre Eiffel tem 57 metros de altura. Nele se encontra o restaurante Brasserie 58, aberto para almoço e jantar.

Para os 125 anos da torre Eiffel, o primeiro andar ganhou um piso de vidro transparente, que permite ao visitante ter a sensação de “caminhar sobre os ares”. Nesse piso, encontram-se também uma lanchonete e um espaço onde é projetado um filme sobre a história do monumento. No inverno, entre os meses de dezembro e março, o primeiro andar ganha temporariamente, uma pista de patinação no gelo, atração de grande sucesso entre as crianças.

O segundo andar tem 115 metros de altura e é de onde se tem uma vista deslumbrante de Paris, podendo ser avistados, em dias claros, o Grand Palais, o Museu do Louvre, a Basilica do Sacré Coeur, a Torre Montparnasse, o Arco do Triunfo, o Palácio dos Inválidos, a Ponte Alexandre III e até a Catedral Notre Dame.

 

Torre Eiffel vista torre Montparnasse

Torre Eiffel vista Trocadero

vista do alto da Torre Eiffel

No segundo andar fica o  restaurante gastronômico Jules Vernes, comandado pelo chef estrelado Alain Ducasse, que tem elevador com acesso prioritario (aberto para almoço e jantar).

Para quem deseja subir até o topo, recomendo subir diretamente pelo elevador até o segundo andar e chegando no segundo, pegar imediatamente, o elevador para o topo (sommet). Como o espaço do topo é mínimo, a espera nessa fila pode ser demorada. É certamente, mais prático, visitar logo o topo e na volta, curtir o segundo andar e por fim, o primeiro andar, com o piso transparente, ideal para fotos divertidas com as crianças.

E qual é a altura da torre Eiffel ? O topo da torre alcança 324 metros de altura e o piso aberto para visita, está a 276 metros de altitude, onde o visitante tem a possibilidade de brindar a vista com uma taça de champanhe, no Bar à Champanhe, aberto das 12h às 22h.

A torre Eiffel funciona todos os dias, das 9h30 às 23h. No verão, das 9h até meia-noite, de junho a setembro (horários sujeitos a alteração). Último acesso, por volta das 22h30. O acesso ao topo pode ser suspenso sem aviso prévio, dependendo das condições climáticas.

Como comprar os tickets para a torre Eiffel?

Os tickets de acesso à torre Eiffel com hora marcada, sem fila, podem ser comprados diretamente no site oficial (link) Recomenda-se comprar uns 4 meses antes da data, pois as disponibilidades são esgotadas rapidamente. Outra alternativa, é comprar o ticket diretamente na torre, no momento da visita. O tempo de espera na fila depende do período. Geralmente, durante a alta temporada, de abril a outubro, a frequentação é maior. Crianças abaixo de 4 anos, não pagam. Entre 4 e 12 anos, tarifa reduzida. Acima de 12 anos, tarifa normal (entre 8,50€ e 15€).

Acessibilidade : a torre Eiffel tem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Lojas de souvenirs podem ser encontradas no primeiro e segundo andares.

Torre Eiffel souvenir

Já perdi a conta de quantas vezes subi na torre Eiffel. Na maioria delas, até o topo. Durante o dia, à noite, em dias ensolarados, chuvosos e até sob a neve. A cada visita, a emoção é renovada e a sensação maravilhosa da descoberta é a mesma.

E você? como foi a sua primeira visita à torre Eiffel?

E mais!

A incrível vista das torres da Catedral Notre-Dame – Leia aqui

 

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Schiaparelli Fashion Week 2021
Direto de Paris : Alta-Costura 100% digital

Capital da moda por excelência e acostumada ao burburinho das agitadas semanas de moda, Paris não tem sido a mesma, sem o vai e vem de fashionistas, influenciadoras vindas de várias partes do mundo e nomes de peso do universo da moda, desde o início da crise sanitária do covid19, declarada em março de 2020….

LER MAIS
Museu des Arts Forains : mundo encantado para crianças

O Museu des Arts Forains é um dos menos conhecidos em Paris e um dos mais curiosos ! Um museu não sό para crianças, mas para todas as idades, um verdadeiro sonho encantado que nos transporta no tempo. Os Pavilhões de Bercy ficam no sudeste de Paris, numa região ainda pouco explorada pelo turista estrangeiro. Construίdos…

LER MAIS
Cinemateca-francesa-expo
Noite Europeia dos Museus na Cinemateca francesa

A Noite europeia dos museus « Nuit Européenne des musées » é um evento anual que  acontece em várias partes da Europa. Na França é organizada pelo Ministério da Cultura e da Comunicação. Trinta paίses aderiram a essa virada cultural que já está na sua 13a edição e teve a participação de 3000 museus no ano passado….

LER MAIS
Pissarro : pilar do impressionismo

Exposição “Pissarro à Éragny : La nature retrouvée” (Pissaro em Éragny : reencontro com a natureza) Até 9 de julho de 2017, no Museu do Luxemburgo. Neste último domingo, quem me acompanhou pelo Stories do Instagram @beminparis pôde ver parte da exposição Pissarro no Museu do Luxemburgo e de quebra, fazer um passeio guiado comigo entre o…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.