Shakespeare and Company : a livraria mais charmosa de Paris ganha um Café


Shakespeare and co fachada

Ponto de encontro de leitores anglófonos, a livraria Shakespeare and Company é mais que uma referência literária, é uma verdadeira instituição da capital francesa. Instalada desde 1951 no Quartier Latin, em seus concorridos saraus de leitura ecoaram as vozes de Lawrence Durrell e de beatniks como Allen Ginsberg, William Burroughs e Gregory Corso – sendo que alguns desses escritores chegaram a morar no local, uma vez que, além de livraria, a Shakespeare and Company funcionou como hotel barato para autores iniciantes.

O lema da livraria, em duas frases: “Seja gentil com estranhos, pois eles podem ser anjos disfarçados” e “Dê o que pode, pegue o que precisar”. Essas são as máximas do americano George Whitman, fundador da loja, que pedia a seus hóspedes que ajudassem na limpeza e no atendimento a clientes. Mais importante: pedia que lessem um livro por dia.

 

Shakespeare and co livros

A famosa livraria foi retratada nos filmes Antes do Pôr do Sol e Meia noite em Paris, e se tornou uma atração turística. A livraria atrai visitantes de todo o mundo. Alguns vêm pelo acervo , outros, simplesmente para sentir a atmosfera desse mítico QG de intelectuais.

Com a morte de Whitman, em 2011, aos 98 anos, o negócio familiar passa para as mãos de sua filha Sylvia, que, ao lado do marido franco-britânico, David Delannet dá nova dimensão à livraria, expandindo o espaço de exposição dos livros e de leitura. Hoje, a Shakespeare and Company funciona como livraria, sebo e biblioteca de leitura, sendo especializada em literatura de língua inglesa.

 

Shakespeare and co prateleiras

Shakespeare and co datilografia

A novidade é que a Shakespeare and Company agora tem seu próprio Café. Na realidade, uma cafeteria de decoração simples e ambiente convivial, com mesas e bancos de madeira. No cardápio, café artesanal, sucos frescos, bagels, sanduíches e tortas saudáveis e na calçada, mesas com vista para a Catedral Notre Dame.

 

Shakespeare and co Café

Shakespeare and co tortas

Já mostramos no Snapchat #beminparis o ambiente pitoresco e charmoso da livraria, que promove  inclusive, concertos, encontros literários e ateliês de leitura para crianças. Esse é um daqueles endereços históricos de filme, que vale muito a pena ser visitado no Quatier Latin.

 

Shakespeare and co Café visita

 

Shakespeare and Company  livraria e Café. 37, rue de la Bûcherie 75005, Paris – Abertos todos os dias, à partir das 10 horas.

 

E mais!

Nuit Blanche : noite cultural em Paris – Leia aqui

 

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Os Globos de Luis XIV : objetos de arte e de ciências

Os Globos de Coronelli, também chamados Globos de Marly são dois globos (terrestre e celeste) de grande dimensão (4 m de diâmetro) realizados por Vincenzo Coronelli e oferecidos a Luίs XIV, grande protetor das artes e da navegação no século XVII. Os Globos de Luίs XIV foram encomendados para apresentar os conhecimentos cientίficos da época,…

LER MAIS
4 exposições no Artes Decorativas : design e moda

No Museu das Artes Decorativas, moda, publicidade e artes decorativas estão reunidos em mais de 10 000m². As coleções ilustram a histόria do gosto, do talento, da ingeniosidade e da arte de viver da Idade Média aos dias de hoje. Fui conferir as 4 exposições temporárias do Artes Decorativas com temas relacionados ao design e a…

LER MAIS
Thé & Beauté Ladurée : nova concept-store na rue de Rivoli

  A dois passos do Jardim des Tuileries, a Ladurée acaba de abrir uma boutique exclusiva dedicada ao universo do chá.  Os chás degustados nos tradicionais endereços Ladurée (na Champs-Elysées e rue Royale) serão vendidos exclusivamente neste endereço, que conta também com velas aromáticas e perfumes de ambiente. Os perfumes são inspirados dos famosos macarons…

LER MAIS
Como em Lisboa

Localizado em pleno Marais Comme à Lisbonne (como em Lisboa) é o local de encontro mais lisboeta de Paris. Um espaço acolhedor e intimista inspirado no ambiente dos cafés de Lisboa. Um local único em Paris para apreciar e degustar o Pastel de Nata. Diariamente fornadas e fornadas dos famosos pastéis do Comme à Lisbonne…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis