Século de ouro da pintura holandesa : Vermeer no Louvre


A arte da pintura – Johannes Vermeer

O Louvre apresenta uma exposição excepcional e reune pela primeira vez em Paris, desde 1966, doze quadros de Johannes Vermeer, ou seja um terço da obra do mestre de Delft. No total, 70 telas de grandes artistas holandeses do século de ouro, entre eles, Rembrandt, Jan Steen, Jan Lievens, Frans van Mieris, Gerard Dou, Pieter de Hooch. A exposição explora a relação fascinante de Vermeer e outros grandes nomes  do Século de ouro da pintura holandesa.

Nascido em 1632 na cidade de Delft, na Holanda (daí seu apelido Esfinge de Delft), Vermeer se casou com a aristocrata Catharina Bolnes, com quem teve 15 filhos, a maioria meninas, o que também vai marcar seu trabalho, retratando frequentemente mulheres.

O domínio da técnica de luz e sombra não é apenas o que torna inquestionavelmente belas as cenas ordinárias do cotidiano da Holanda do século XVII, assinadas por Vermeer. O pintor ainda agrega a suas obras enigmas que intrigam historiadores, artistas e admiradores há quase quatro séculos. Vermeer retrata cenas interiores, a intimidade de pessoas anônimas, que não pertencem à aristocracia, o que chamamos de pintura de gênero.

A exposição Vermeer no Louvre tem batido recorde de visitação desde sua abertura, o que levou o Louvre a abrir reserva de horário pelo site do museu. Ainda assim, a espera pode ser longa. Para quem quer conferir a exposição com maior tranquilidade, o museu recomenda a visita pela manhã.

Ainda nesta temporada dedicada ao Século de ouro holandês, o museu do Louvre apresenta duas outras exposições de obras-primas de pintores do século XVII holandês : Valentin de Boulogne e Obras-primas da coleção Leiden.

As três exposições são impedίveis e serão apresentadas no Louvre até o dia 22 de maio de 2017.

 

O século de Rembrandt

 

Você sabia ? durante todo o ano,a BEM in Paris organiza visitas guiadas no Museu do Louvre, em português, por Guias licenciados na França. Detalhes aqui.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Exposiçao pintura pastel no Louvre
Louvre: a arte da pintura em pastel

O museu do Louvre reune pela primeira vez,  uma das mais excepcionais coleções de pastéis européus dos séculos XVII e XVIII. A coleção apresenta 120 pastéis, dentre eles, algumas obras-primas, como o Retrato da marquesa de Pompadour, pelo artista Maurice Quentin de La Tour.  A técnica da pintura em pastel, é utilizada desde o final…

LER MAIS
Galeria de Apolo: obra-prima do Louvre

Quando da visita guiada no Louvre, o visitante geralmente se focaliza nas obras e muitas vezes deixa de perceber o Louvre enquanto antigo palácio real. Como Guia Conferencista somos formados para de certa forma, abrir os olhos do visitante e além de apresentar obras-primas, levar o visitante a observar o Louvre sob um ângulo diferenciado,…

LER MAIS
Escultura no Louvre : os famosos Cavalos de Marly

Dois pátios de esculturas excepcionais no Museu do Louvre   O Louvre teve sua construção realizada ao longo de 800 anos. A última intervenção relevante foi o projeto « Grand Louvre » durante a gestão do então presidente da França François-Mitterrand, marcada pela instalação da Pirâmide de Pei, que na realidade são 5 ! Falo da contestada Pirâmide…

LER MAIS
Na intimidade de Napoleão III

Os grandes apartamentos de Napoleão III, datam do Segundo Império, e estão situados na ala Richelieu do museu do Louvre. Atravessando épocas, intactos, pertenceram por mais de um século ao ministério das Finanças e finalmente, foram abertos ao público, em 1993. Esses apartamentos foram frequentados por ministros e príncipes, que os conheceram durante recepções oficiais….

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.