Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Século de ouro da pintura holandesa: Vermeer no Louvre

A arte da pintura – Johannes Vermeer

O Louvre apresenta uma exposição excepcional e reune pela primeira vez em Paris, desde 1966, doze quadros de Johannes Vermeer, ou seja um terço da obra do mestre de Delft. No total, 70 telas de grandes artistas holandeses do século de ouro, entre eles, Rembrandt, Jan Steen, Jan Lievens, Frans van Mieris, Gerard Dou, Pieter de Hooch. A exposição explora a relação fascinante de Vermeer e outros grandes nomes  do Século de ouro da pintura holandesa.

Nascido em 1632 na cidade de Delft, na Holanda (daí seu apelido Esfinge de Delft), Vermeer se casou com a aristocrata Catharina Bolnes, com quem teve 15 filhos, a maioria meninas, o que também vai marcar seu trabalho, retratando frequentemente mulheres.

O domínio da técnica de luz e sombra não é apenas o que torna inquestionavelmente belas as cenas ordinárias do cotidiano da Holanda do século XVII, assinadas por Vermeer. O pintor ainda agrega a suas obras enigmas que intrigam historiadores, artistas e admiradores há quase quatro séculos. Vermeer retrata cenas interiores, a intimidade de pessoas anônimas, que não pertencem à aristocracia, o que chamamos de pintura de gênero.

A exposição Vermeer no Louvre tem batido recorde de visitação desde sua abertura, o que levou o Louvre a abrir reserva de horário pelo site do museu. Ainda assim, a espera pode ser longa. Para quem quer conferir a exposição com maior tranquilidade, o museu recomenda a visita pela manhã.

Ainda nesta temporada dedicada ao Século de ouro holandês, o museu do Louvre apresenta duas outras exposições de obras-primas de pintores do século XVII holandês : Valentin de Boulogne e Obras-primas da coleção Leiden.

  • Vermeer e os mestres da pintura de gênero
  • Valentin de Boulogne : reinventar Caravaggio
  • Obras-primas da coleção Leiden : o século de Rembrandt

As três exposições são impedίveis e serão apresentadas no Louvre até o dia 22 de maio de 2017.

O século de Rembrandt

Você sabia que durante todo o ano a BEM in Paris organiza visitas guiadas no Museu do Louvre, em português, por Guias licenciados na França. Veja mais detalhes aqui.

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress