Sainte Chapelle, joia da arquitetura gótica


sainte-chapelle-ogivas 

Situada no coração da Ilha de la Cité, que reune alguns dos principais monumentos medievais, a Sainte Chapelle é uma verdadeira joia da arquitetura gótica.

A Sainte Chapelle (em português, « Santa Capela »),  foi edificada sob o reinado de Luís IX, entre 1242 e 1248, para abrigar as  Santas Relíquias da Paixão de Cristo. Entre elas, a mais célebre, a Coroa de Espinhos, adquirida em 1239 por um montante que ultrapassa o custo da própria construção do edifício. Concebida para ser um relicário gigante, a Sainte Chapelle é, ao lado da Catedral Notre Dame, a mais perfeita obra da Idade Média.

sainte-chapelle-pequena-rosa

 

Um simbolismo religioso e político

As Santas Relíquias pertenciam aos imperadores de Constantinopla desde o século IV. Ao comprá-las, Luís IX aumenta o prestígio da França e de Paris que se torna, aos olhos da Europa medieval, uma « Nova Jerusalém », e por isso mesmo, a segunda capital da cristandade. Hoje, a Coroa de Espinhos encontra-se na Catedral Notre Dame de Paris, onde toda primeira sexta-feira do mês, às 15 horas, é realizada uma cerimônia de adoração da relíquia.

relicario-sainte-chapelle

O que mais impressiona na Sainte Chapelle é a beleza estonteante de seus vitrais. A Capela baixa, por onde entramos e a Capela alta, com 600 m² de vitrais, na maioria, autênticos. A Sainte Chapelle resistiu a incêndios (1630, 1777) e a inundação de 1689. Durante o período revolucionário, a Santa Capela, símbolo da realeza do direito divino, sofre numerosas degradações. No século XIX, passa enfim, por sua primeira campanha de restauro, que confere ao monumento seu aspecto atual.

vitrais-sainte-chapelle

vitrais-sainte-chapelle-lateral

Entre 2008 e 2015,  foram investidos 9,5 milhões de euros, na restauração dos vitrais da Sainte Chapelle, recuperando a visibilidade e a luminosidade originais, que impressionam a todos.

Quatorze dos vitrais, que representam episódios tirados da Bíblia, lêem-se da esquerda para a direita, e de baixo para cima. Mil cento e treze vidraças contam notadamente, a Gênese, o Êxodo, o Livro de Josué, a Árvore de Jessé, a infância de Cristo, a Paixão de Cristo, o Livro de Jó e a história das relíquias.  60% dos vitrais são originais e o restante data da grande restauração realizada no século XIX.

rosa-apocalipse

Datada do século XV, a rosa ocidental ilustra o livro profético de São João : o Apocalipse, representada simbolicamente face à Paixão de Cristo.

 

 

Sao-Luis-web

Na Capela baixa, estátua do rei Luís IX, canonizado pela Igreja Católica, em 1297, sob o nome de São Luís da França. Considerado um monarca que impulsionou o crescimento econômico, intelectual e artístico da França durante seus 43 anos de reinado.

 

Nada como visitar a Sainte Chapelle em um dia ensolarado, para poder observar a luz que entra através de seus vitrais plenos de cores e de detalhes. Uma alternativa para visita da Sainte Chapelle é assistir a um concerto de música clássica, à noite, e apesar de seus vitrais estarem menos iluminados, a experiência é de todo modo, muito tocante. A Santa Capela está entre os monumentos mais visitados em Paris, onde as filas são geralmente longas, mesmo de posse do ticket de entrada. O ideal é chegar com o ticket, bem antes da abertura.

Attention ! Confirmei dias atrás que o Paris Museum Pass não dá prioridade de entrada na Sainte Chapelle. De qualquer maneira, com fila ou sem sem fila, recomendo muito a visita da Sainte Chapelle, em especial para quem é apaixonado pela arte do vitral.

 

Sainte-chapelle-rosa-e-vitrais

Música clássica na Sainte Chapelle, uma experiência especial.

Os concertos realizados na Sainte Chapelle compreendem obras das mais célebres do repertório clássico, interpretadas por artistas ou orquestras de grande renome na França.

 

Violons-de-France-XL

 

Na ilha de la Cité, a Sainte Chapelle fica ao lado do Palais de Justice e da Conciergerie. Metrô : Saint Michel ou Cité. Endereço : 8 Boulevard du Palais, 75001 Paris

Estou sempre mostrando no Snapchat #beminparis monumentos e cenas da vida cotidiana em Paris. A visita da Sainte Chapelle, inclusive, já foi mostrada por lá!

 

E mais!

Catedral Notre-Dame, obra-prima da arquitetura gótica – Leia aqui

 

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.