Place Vendôme, de Praça Real a centro internacional da Alta joalheria


Praça Real construída no século XVII

Construída no formato octogonal, como um salão de bailes a céu aberto, a Place Vendôme é uma joia da arquitetura clássica do final do reinado de Luís XIV. Antes de se tornar centro internacional da alta joalheria, o conjunto de mansões luxuosas no entorno da praça, foi habitado por grandes famílias aristocratas e burguesas, entre monarquia e império.

Place-Vendome-patios

Place-Vendome-fachadas

A Place Vendôme é a quinta Place Royale de Paris, uma « Praça Real », além da Place Dauphine, da Place des Vosges, da Place des Victoires e da Place de la Concorde.

A « place royale » é um conjunto arquitetural destinado a acolher em seu centro, a efígie do rei personificado em uma estátua equestre. As fachadas idênticas que circundam a praça de forma simétrica e harmoniosa servem então, de vitrine para a estátua do rei. A primeira estátua da Place Vendôme foi a de Luís XIV, destruída quando da Revolução francesa.

Em substituição a estátua equestre de Luís XIV, Napoleão I, encomendou em 1810, a construção da Coluna Vendôme, erigida para comemorar sua vitória de Austerlitz, em 1805. Com 44,3 metros de altura, a Coluna Vendôme foi construída com placas de bronze oriundas de canhões fundidos tomados dos austríacos e russos durante a fulgurante batalha. Inspirada na coluna Trajano, de Roma, a Coluna Vendôme é hoje, um dos símbolos de Paris.

Place-Vendome-Coluna-Vendome

No topo da Coluna Vendôme, a estátua de Napoleão I

De Place Royale a centro da Alta joalheria

Instalados na Rive Gauche, nas proximidades do Quai des Orfèvres, ourives e joalheiros migram para a Place Vendôme, notadamente, durante o primeiro império com Napoleão I. François-Regnault Nitot é o primeiro joalheiro a se instalar  ali e o principal fornecedor da família imperial, cuja fama veio com a confecção da prestigiada espada utilizada por Napoleão durante sua Coroação. Mas foi durante o terceira República, no final do século XIX que grandes maisons em atividade até hoje, se instalam na majestosa praça : Boucheron (1893), Cartier (1899), Van Cleef and Arpels (1906) e Chaumet (1907).

Place-Vendome-joias

Place-Vendome-joias-3

Place-Vendome-joias-1

Centro do luxo parisiense, a Place Vendôme reúne outras grandes joalherias e relojoarias como : Mauboussin, Bvlgari, Piaget, Rolex, Chanel Joaillerie, Dior Joaillerie e recentemente recebeu o primeiro endereço da Louis Vuitton no mundo, dedicado a joalheria.

Place-Vendome-Chaumet

 

Ritz, luxo à francesa

De todos os endereços da Place Vendôme, o mais prestigiado deles é sem dúvida, o lendário Hotel Ritz, reaberto no último mês de junho, após longo período fechado para restauração. Criado pelo suíço César Ritz, em 1898, esse hotel-palácio continua sendo o símbolo do luxo e da mais alta sociedade. Ao lado de soberanos e de estrelas do show biz, já foi frequentado por personalidades como Winston Churchill, Charlie Chaplin ou Francis Scott Fitzgerald. O escritor americano Ernest Hemingway, também marcou a história do hotel, cujo famoso Bar leva seu nome. A imagem do Ritz, porém, é indissociável da diva da moda, Coco Chanel, que elegeu o palácio como residência durante 36 anos, de 1935 à 1971.

 

Place-Vendome-Ritz

Entrada do Hotel Ritz

 

ritz-paris-hotel-suite-deluxe

Ritz, tradição e luxo à francesa

 

ritz-paris-hotel-bar-hemingway-1

Bar Hemingway no Ritz

 

Nosso passeio guiado a pé em Paris, é um de nossos passeios de maior sucesso. No ritmo do visitante, ao longo das históricas ruas de Paris, guiado por um Guia licenciado, você vai conhecendo detalhes históricos e culturais da capital francesa, parando em pâtisseries, cafés, entrando em praças, aprendendo e se apaixonando pela fascinante história da criação e da evolução de Paris. Saiba detalhes no link.

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Joia masculina exposição Van Cleef
Joalheria masculina: da galeria de Yves Gastou para a Van Cleef

A École des Arts Joailliers expõe pela primeira vez, de 5 de outubro a 30 de novembro de 2018, a impressionante coleção de anéis para homem, do galerista Yves Gastou. A exposição destaca 500 anéis com modelos que ilustram desde dos tempos dos doges da Veneza do século XVII às coleções dos bikers americanos dos…

LER MAIS
A exclusiva suite Coco Chanel no Ritz

Vocês que me acompanham nas redes sociais (Instagram e Snapchat #beminparis) viram que nos últimos dias tive uma agenda movimentada e très glamour, com direito a um final de semana em Courchevel, a estação de esqui mais luxuosa da França (vou postar em breve todos os detalhes da viagem). Nesse post quero falar da minha…

LER MAIS
Exclusivo café da manhã Pierre Hermé no Le Royal Monceau

  Nada melhor que começar o dia com um bom café da manhã, melhor ainda com um café da manhã onde as delίcias levam a assinatura de Pierre Hermé, melhor pâtissier do mundo, tίtulo conquistado em 2016, pelo World’s 50 Best Restaurants. Pierre Hermé foi o primeiro a elevar a pâtisserie no mundo do luxo…

LER MAIS
Christophe Michalak, Master Chef Pâtissier

Chef Pâtissier exclusivo desde 2000, do Plaza Athénée, Christophe Michalak decidiu satisfazer um maior número de aficionados pela pâtisserie francesa, deixando o cargo no célebre restaurante de Alain Ducasse, para abrir sua própria escola de pâtisserie, instalada no 10° Distrito de Paris, desde 2013, onde também funciona sua primeira loja. O sucesso foi imediato e…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.