Gio Ponti, arquiteto da elegância


O Museu das Artes Decorativas de Paris apresenta em sua nave central, a exposição Tutto Ponti, Gio Ponti archi-designer cobrindo o conjunto da carreira do arquiteto e designer italiano Gio Ponti, de 1921 a 1978. Considerado como um dos profissionais mais influentes do século XX, Ponti (1891-1979) interessa-se tanto pela produção industrial quanto pela produção artesanal e vai revolucionar a arquitetura dos pόs-guerra abrindo perspectivas para novos conceitos na arte de viver e de morar.

Arquiteto e designer milanês Gio Ponti

Gio Conti objetos em cerâmica

Design Christofle Pio Conti

A exposição destaca inúmeros aspectos do trabalho de Gio Ponti, da arquitetura ao design industrial, mobiliário, luminárias e modelos de suas criações realizadas em vidro, cerâmica e em outros suportes, estão entre as mais de 500 peças expostas, algumas pela primeira vez. Maquetes e estudos preliminares de projetos de residências privadas, prédios públicos (universidades, catedrais) também podem ser vistos no Artes Decorativas, numa cenografia, belίssima, assinada pela agência Wilmotte & Associés com a colaboração do grafista Italo Lupi.

Pio Conti Artes Decorativas Paris

Milão arquitetura de Pio Conti

Catedral projeto de Pio Ponti

Design milanês para o mundo

Diplomado da Escola Politécnica de Milão, Gio Ponti abre um studio de arquitetura, em 1921, adotando desde o inίcio, princίpios de uma arquitetura de inspiração clássica com o projeto da villa de la Via Randaccio, em Milão. Nomeado diretor artίstico da manifatura de porcelana  Richard-Ginori, em 1923,  ele renova o sistema de produção em série aplicando-o em todas as criações da empresa. Suas peças de inspiração neoclássica são premiadas na Exposição internacional no Artes Decorativas de Paris, em 1925.

cerâmica Gio Ponti

Luz natural, transparência e simplicidade

De 1950 a 1960, no auge de sua carreira, Gio Ponti difunde sua estilo através de importantes projetos arquiteturais privados, na Venezuela, nos Estados Unidos, no Oriente Médio e até em Hong Kong. Ele realiza duas obras-primas, a villa Planchart, em Caracas e a torre Pirelli, em Milão. Leveza, transparência, clareza, cor e simplicidade são as palavras mestras dessa atividade que ele leva aos mais altos patamares, através de sua quartel general em Milão, verdadeiro laboratόrio de criações.

A exposição « Tutto Ponti, Gio Ponti archi-designer » apresenta de forma cronolόgica seis décadas da carreira de Ponti nos segmentos da arquitetura, do design, do design de interiores, decoração e da edição.

Esta exposição objetiva mostrar ao grande público, o universo criativo desse personagem mίtico da cena italiana do design, que com sua generosidade e entusiasmo estimula seus contemporâneos e continua inspirando novas gerações de designers e arquitetos.

Fiquei extasiada pela beleza dessa exposição que mostrei nos Stories @beminparis e pela riqueza de detalhes de documentação da obra de Ponti. Para quem vem participar da prόxima edição da Maison & Objet, que acontece de 18 a 22 de janeiro de 2019, sugiro dispensar pelo menos 2 horas para conferir a exposição Gio Ponti no Artes Decorativas. Imperdίvel !

Tour arquitetura e Design Paris

poltronas Gio Ponti

Ambientes projetados pelo arquiteto Gio Ponti

luminaria Gio Ponti

Design italiano em destaque em Paris

Movéis designer milanês em Paris

Exposição Tutti Ponti, Gio Ponti archi-designer até 10 de fevereiro de  2019

Musée des Arts Décoratifs
107, rue de Rivoli
75001 Paris

 

A BEM in Paris organiza o roteiro Design & Tendências, privativo ou em pequenos grupos, por um circuito de lojas e hotéis design, mostrando as últimas tendências em decoração e design. Informações e reservas pelo E-mail : contato@beminparis.com

 

E MAIS …

Reveja a exposição Dior, recorde de público no Artes Decorativas em 2017. Nesse link.

O Artes Decorativas também já dedicou uma exposição incrίvel sobre as estampas Pierre Frey.  Leia aqui.

Que tal tomar um bom chocolate quente antes da exposição? Nossos salões de chá preferidos ali pertinho. Aqui.

E claro! conheça o restaurante do museu das Artes Decorativas, o famoso Loulou.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Quarto de hotel maravilhoso em Paris
Fauchon instala hotel 5 estrelas em Paris

A Fauchon, uma das maisons que melhor traduz à excelência à francesa,  conhecida por deliciosos doces e especiarias finas, acaba de inaugurar seu primeiro hotel na capital francesa, o Fauchon l’hôtel Paris, Place de la Madeleine, instalado em um magnίfico prédio de arquitetura haussmaniana, o hotel Fauchon, de categoria 5 estrelas, tem 37 quartos e…

LER MAIS
A alegre pintura de Renoir nos bailes de Montmartre
O impressionismo e a moda

Na época dos impressionistas, as roupas da moda eram vendidas a preços mόdicos. Homens e mulheres que apreciavam seguir a moda, encontravam ilustrações de modelos em jornais especializados que divulgavam as mais célebres criações das maisons de couture, modistas, alfaiates e lojas que propunham elementos necessários à composição de trajes eegantes, vestidos e chapéus. Nos…

LER MAIS
Pablo Picasso celebrado em Paris
2018: Picasso celebrado em Paris

Nascido em Málaga em 1881, Picasso viveu e iniciou seu aprendizado na pintura, na Espanha, onde assimilou a arte dos grandes mestres espanhóis do século XVII, o Século de ouro da pintura (Vélasquez, Murillo), antes de partir para Barcelona e de se instalar finalmente, em Paris, onde produziu grande parte de suas obras. Picasso chega…

LER MAIS
Tenda da instalação Napoleão na Bienal Paris
Bienal Paris no Grand Palais

A Bienal Paris é um dos eventos culturais mais prestigiados da capital francesa. Durante uma semana, a Bienal reune sob a histόrica cúpula do Grand Palais, cerca de sessenta galeristas franceses e estrangeiros. Comparada a um museu efêmero, a Bienal é um salão histόrico e patrimonial, reunindo coleções excepcionais de quadros, esculturas, mόveis e objetos…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis