Patrimônio, paisagens e sabores no coração do Vale do Loire


A história dos reis da França confunde-se com a história do Vale do Loire. Região natural, inscrita na lista do patrimônio mundial da UNESCO, o Vale do Loire acolhe a maioria dos castelos franceses.

Por que existem tantos castelos ao longo do Vale do Loire ?

Inúmeras razões permitem explicar o porquê de o Vale do Loire ser a região onde se encontra a maioria dos castelos na França e uma delas está diretamente ligada à guerra dos Cem Anos, que opôs os Reis da França e os Reis da Inglaterra, estes últimos, aliados aos Duques da Borgonha, durante o período de 1337 a 1453.

Durante essa longa guerra, cada um dos adversários detinha uma margem do Rio Loire. Esses reis, de diferentes nacionalidades, construíram vários palácios e fortalezas militares, que se tornaram, mais tarde, sobretudo durante a Renascença, magníficos castelos, símbolos de grandeza e poder.

Chambord, Chenonceau, Amboise, Cheverny, Clos Lucé, Chaumont, Azay-le-Rideau, Villandry, Chinon, Brézé, Saumur, Angers…estão entre os mais belos castelos do Vale do Loire.

Um destino que agrada crianças e adultos, em que os prazeres são variados : visitas a charmosos vilarejos, a um castelo medieval ou da Renascença, passeio nos jardins, pausa gastronômica, em uma região tão apreciada por reis, pintores e poetas.

 

Restaurante gastronômico do Castelo de Chenonceau

Restaurante gastronômico do Castelo de Chenonceau

O Vale do Loire é a terceira grande região vinícola da França, inscrita na lista do patrimônio mundial pela UNESCO. A sua riqueza vinícola convida os mais exigentes epicuristas a descobrir seus importantes « terroirs » e a sentir a influência dos fatores naturais na estrutura e nos aromas de seus vinhos. Entre as cores (branco, rose e tinto), a vinificação (vinho tranquilo ou espumante) e os sabores (seco, suave, meio-seco, doce e licoroso), os vinhos do Vale do Loire possibilitam múltiplas combinações gastronômicas e, pela grande diversidade, satisfazem aos gostos mais ecléticos.

A região Centre Val-de-Loire é também renomada pela sua produção de queijos de cabra : Selles-sur-Cher, Crottin de Chavignol , Chabichou, Saint-Maure de Touraine, Levroux, Bouchon de Sancerre, Mothais, Bougon, Bûche du Poitou, Saint-Maixent, Pyramide de Valençay, fabricados à base de leite de cabra. Segundo suas formas, « terroirs » e processo de envelhecimento, são queijos frescos ou secos, macios ou cremosos e acompanham perfeitamente os vinhos brancos da região.

Castelos, vinhos, bons queijos e tantas outras belas surpresas esperam por você no Vale do Loire!

Estando em Paris, reserve 1 dia para visitar o Vale do Loire http://www.beminparis.com/pt/visitas-descobertas/outras-regioes/os-castelos-do-vale-do-loire.html

 

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Vale do Loire hospedagem no castelo de Pray perto de Amboise
Amboise: hospedagem em castelo no Vale do Loire

O Vale do Loire é uma das mais encantadoras regiões da França, pela beleza de suas paisagens, seus vinhos e especialidades culinárias e, em especial, por seus majestosos castelos, algumas das primeiras edificações da França adaptadas ao estilo do renascimento italiano. Pela proximidade da capital francesa (2h15 de carro) o Vale do Loire é um…

LER MAIS
Chambord, o maior castelo do Vale do Loire

Arquitetura de tradição francesa e influência italiana O Castelo de Chambord traduz a perfeita transição da Idade Média para a Renascença e é, certamente, o mais impressionante castelo do Vale do Loire, por suas excepcionais dimensões. Francisco I ordena a construção de Chambord em 1519, último grande rei francês do perίodo medieval, ainda muito influenciado…

LER MAIS
Castelo de Fontainebleau : residência favorita de Napoleão

O Castelo de Fontainebleau é um dos castelos da região Ile de France,  ao norte de Paris. Esse castelo chamado «  residência dos séculos » por ter acolhido reis e rainhas, imperadores e imperatrizes, foi uma das residências imperiais preferidas de Napoleão I, que nele residiu em diferentes períodos com suas esposas, Josefina de Beauharnais e…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis