Patrimônio, paisagens e sabores no coração do Vale do Loire


A história dos reis da França confunde-se com a história do Vale do Loire. Região natural, inscrita na lista do patrimônio mundial da UNESCO, o Vale do Loire acolhe a maioria dos castelos franceses.

Por que existem tantos castelos ao longo do Vale do Loire ?

Inúmeras razões permitem explicar o porquê de o Vale do Loire ser a região onde se encontra a maioria dos castelos na França e uma delas está diretamente ligada à guerra dos Cem Anos, que opôs os Reis da França e os Reis da Inglaterra, estes últimos, aliados aos Duques da Borgonha, durante o período de 1337 a 1453.

Durante essa longa guerra, cada um dos adversários detinha uma margem do Rio Loire. Esses reis, de diferentes nacionalidades, construíram vários palácios e fortalezas militares, que se tornaram, mais tarde, sobretudo durante a Renascença, magníficos castelos, símbolos de grandeza e poder.

Chambord, Chenonceau, Amboise, Cheverny, Clos Lucé, Chaumont, Azay-le-Rideau, Villandry, Chinon, Brézé, Saumur, Angers…estão entre os mais belos castelos do Vale do Loire.

Um destino que agrada crianças e adultos, em que os prazeres são variados : visitas a charmosos vilarejos, a um castelo medieval ou da Renascença, passeio nos jardins, pausa gastronômica, em uma região tão apreciada por reis, pintores e poetas.

 

Restaurante gastronômico do Castelo de Chenonceau

Restaurante gastronômico do Castelo de Chenonceau

O Vale do Loire é a terceira grande região vinícola da França, inscrita na lista do patrimônio mundial pela UNESCO. A sua riqueza vinícola convida os mais exigentes epicuristas a descobrir seus importantes « terroirs » e a sentir a influência dos fatores naturais na estrutura e nos aromas de seus vinhos. Entre as cores (branco, rose e tinto), a vinificação (vinho tranquilo ou espumante) e os sabores (seco, suave, meio-seco, doce e licoroso), os vinhos do Vale do Loire possibilitam múltiplas combinações gastronômicas e, pela grande diversidade, satisfazem aos gostos mais ecléticos.

A região Centre Val-de-Loire é também renomada pela sua produção de queijos de cabra : Selles-sur-Cher, Crottin de Chavignol , Chabichou, Saint-Maure de Touraine, Levroux, Bouchon de Sancerre, Mothais, Bougon, Bûche du Poitou, Saint-Maixent, Pyramide de Valençay, fabricados à base de leite de cabra. Segundo suas formas, « terroirs » e processo de envelhecimento, são queijos frescos ou secos, macios ou cremosos e acompanham perfeitamente os vinhos brancos da região.

Castelos, vinhos, bons queijos e tantas outras belas surpresas esperam por você no Vale do Loire!

Estando em Paris, reserve 1 dia para visitar o Vale do Loire http://www.beminparis.com/pt/visitas-descobertas/outras-regioes/os-castelos-do-vale-do-loire.html

 

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Vale do Loire hospedagem no castelo de Pray perto de Amboise
Amboise: hospedagem em castelo no Vale do Loire

O Vale do Loire é uma das mais encantadoras regiões da França, pela beleza de suas paisagens, seus vinhos e especialidades culinárias e, em especial, por seus majestosos castelos, algumas das primeiras edificações da França adaptadas ao estilo do renascimento italiano. Pela proximidade da capital francesa (2h15 de carro) o Vale do Loire é um…

LER MAIS
Chambord, o maior castelo do Vale do Loire

Arquitetura de tradição francesa e influência italiana O Castelo de Chambord traduz a perfeita transição da Idade Média para a Renascença e é, certamente, o mais impressionante castelo do Vale do Loire, por suas excepcionais dimensões. Francisco I ordena a construção de Chambord em 1519, último grande rei francês do perίodo medieval, ainda muito influenciado…

LER MAIS
Castelo de Fontainebleau : residência favorita de Napoleão

O Castelo de Fontainebleau é um dos castelos da região Ile de France,  ao norte de Paris. Esse castelo chamado «  residência dos séculos » por ter acolhido reis e rainhas, imperadores e imperatrizes, foi uma das residências imperiais preferidas de Napoleão I, que nele residiu em diferentes períodos com suas esposas, Josefina de Beauharnais e…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.