Passaporte fashionista: curso de moda e mercado do luxo em Paris


Não é surpresa para quem segue a @beminparis nas redes sociais que eu adoro o universo da moda. Também morando há 17 anos na capital das tendências, não poderia ser diferente. Adoro pesquisar lojas, endereços diferenciados para enriquecer os roteiros e propor passeios diferenciados para quem nos procura. Me inspiro muito no Street Style e acabo revalorizando peças do guarda-roupa, às vezes deixadas de lado, me inspirando nos looks da parisiense, descomplicados e com aquele toque fashion. De tanto vocês me enviarem inbox perguntando sobre meus looks criei a hastag #lookdaguia.

Edis Lima semana de moda Paris

Pelo Marais para as lentes do Leo @itsleo vestindo @unerobeunsoir

Bom, vendo minha aproximação com a moda e o universo das It Girls e Influenciadoras como a Consuelo Blocker, Helena Bordon e LuTranchesi com quem já tive o prazer de colaborar durante as semanas de moda de Paris, a Andrea Furco me apresentou o Passaporte Fashionista e eu pude pessoalmente, por diversas ocasiões, participar de alguns momentos do  curso de moda proposto por ela. Me apaixonei pela bagagem profissional que ela tem na área e pela forma simpática e acessίvel com a qual a Andrea conduz o curso e, com isso, passei a ser naturalmente, uma embaixadora do Passaporte Fashionista. Finalmente, compartilho com vocês aqui no BLOG mais essa possibilidade de vocês ficarem muito @beminparis  e ainda aprender sobre moda, estilo e tendências.

Andrea Furco Passaporte Fashionista

Andrea Furco

Andrea Furco : moda por quem entende de moda

Andrea Furco é Consultora de Imagem, membro da A.I.C.I (Association of Image Consultants International) e Jornalista de Moda desde 2004.

Formada em Consultoria de Moda e Imagem pelo renomado Istituto Marangoni, em Milão (Itália). Estudou com as principais profissionais na área de moda e imagem no Brasil, como Ilana Berenholc, Eloísa Omine, Christine Yufon, especializando-se em: Consultoria de Imagem para o Varejo de Moda, Consultoria de Imagem Pessoal, Etiqueta Pessoal e Profissional, Análise de Cores, Visual Merchandising, Estilo e Estilo Avançado.

Paris : capital da moda por excelência

Quem não sonha em aprender sobre moda e estilo em Paris, capital da moda por excelência. Como consultora de imagem e estilo a Andrea pesquisa tendências para confecções brasileiras em Paris há mais de 12 anos e há 4 anos escolheu a França para morar.

Com o Passaporte Fashionista, Andrea Furco se tornou uma referência para muitas brasileiras que visitam a capital francesa para conferir as tendências da moda, conhecer a história de grandes grifes de luxo e investir em uma mudança de estilo.

Ines de la Fressange

Visita exclusiva com o Passaporte Fashionista na boutique/atelier da Inès de la Fressange, ίcone de estilo da parisiense

Uma semana nos bastidores das grandes maisons

O Passaporte Fashionista é um programa focado em moda, estilo e tendências que oferece cursos teóricos sobre esses temas e visitas a lojas e empresas de luxo de grandes marcas francesas e internacionais. “Mostramos como elas trabalham, as inspirações das coleções, os produtos ‘eternos’ de cada maison, no próprio local”, explica Andrea.

As marcas abrangem um universo amplo, de roupas a joalherias e perfumes. O programa, de uma semana, inclui, aulas práticas de maquilagem e participação em diversos ateliês, como de fabricação de água de colônia.

Para quem é destinado o curso de moda

A consultora identificou entre muitas brasileiras apaixonadas pelo mundo fashion e pela capital francesa, o “berço da moda”, a necessidade de aprofundar os conhecimentos na área e ter experiências com as marcas de luxo.

“As mulheres não necessariamente trabalham com moda. Elas podem apenas gostar do assunto, de Paris, querem entender um pouco mais. Há também estudantes, profissionais de design, arquitetura, arte, visual e merchandising e muitas digital influencers”, afirma.

Os grupos são de até 12 pessoas, submetidas a um ritmo intenso com aulas teóricas pela manhã e visitas aos bastidores de empresas no período da tarde. O público é variado, composto não apenas por profissionais do setor.

Alunas do Passaporte Fashionista

Ensaio com o fotόgrafo @jlbulcao na histόrica Place des Vosges

 


Viagem cultural

Durante a semana de imersão na moda em Paris, as alunas também podem participar de visitas culturais. Afinal, a histόria da moda se confunde com a histόria da França, do luxo da Corte de Versalhes no reinado de Luίs XIV à criação das primeiras maisons de luxo no século XIX. Moda, patrimônio e cultura fazem do Passaporte Fashionista um curso completo na mais inspiradora das capitais.

 

Visita cultural Edis Lima

Me empolgando (pra variar rs) para apresentar às Fashionistas a Place Vendôme em seu contexto patrimonial e falar do surgimento das primeiras maisons de luxo em seu entorno. Vestindo camiseta @lenilizornellas  foto @jlbulcao  

 

Em menos de um ano, 75 brasileiras já passaram pelo Passaporte Fashionista. A experiência faz Andrea Furco e sua equipe explorar novas ideias, como ampliar o projeto para outros públicos interessados em moda e estilo.

O trabalho de imersão do universo fashion na capital francesa, com grupos formados por Andrea Furco, pode ser acompanhado pelo Instagram @passaportefashionista

E MAIS …

Falo da Fashion Week Paris. Nesse post.

Imperdίvel em Paris, a Exposição Dior.

Relembre a exposição sobre a trajetόria da Louis Vuitton.

Para quebrar a dieta… onde tomar chocolate quente perto do Louvre.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

A loja da Inès de la Fressange em Saint-Germain-des-Prés

Quem melhor que Inès de la Fressange para representar o ‘chic parisiense’ ! a famosa autora do livro « A Parisiense », acaba de abrir no coração de Saint-Germain-des-Prés, na elegante Rive Gauche, uma boutique que tem o seu DNA. Entre moda, decoração e gadgets, a boutique tem ares de concept-store e em 200m² reúne…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis