Palácio Imperial de Malmaison: na intimidade de Josefina


Josefina Bonaparte : um destino excepcional

Aos 26 anos, o jovem Bonaparte, apaixonado, casa-se com Josefina proporcionando-lhe uma ascenção vertiginosa : esposa de um jovem general em 1796,  Primeiro Consul depois do golpe de Estado de 1799, Josefina torna-se a primeira Imperatriz dos Franceses, coroada pelo próprio Napoleão, na Catedral Notre-Dame de Paris, em 2 dezembro de 1804. Viúva do primeiro marido e mãe de um casal de filhos, impossibilitada de dar um herdeiro a Napoleão, recebeu de sua parte, um pedido de divórcio em novembro de 1809.

A Imperatriz Josefina Bonparte

Divorciada, Josefina retirou-se em Malmaison, nos arredores de Paris, palácio adquirido por ela com fundos deixados por Bonaparte antes de sua partida para a batalha do Egito.

Palacio Imperial de Malmaison

Gosto pelo luxo e pelas artes

Além dos presentes que recebeu do Papa e de outras personalidades ilustres, Josefina constituiu em Malmaison, uma coleção de obras de arte das mais variadas: pinturas antigas e modernas, esculturas, antiguidades e mobiliário realizado pelos melhores artesãos da época.

Imperatriz Josefina

Mobiliario Josefina

Uma mulher a frente de seu tempo

De sua origem crioula ao seu casamento com Napoleão Bonaparte, de sua posição de soberana à sua vida pós-divórcio, Josefina desempenhou um papel importante na criação do estilo da época consular e imperial. Moderna, era apaixonada por jardins, viagens, pela música e deixou sua marca nas artes decorativas com luxuosos móveis e objetos e, na moda, pela elegância e riqueza de seus vestidos e joias.

Joias da Imperatriz Josefina

O Palácio imperial de Malmaison e o fascinante universo de Josefina

Nos arredores de Paris, é possίvel fazer uma viagem no tempo pelo fascinante universo de Josefina, visitando o Palácio Imperial de Malmaison, localizado na comuna de Rueil-Malmaison, a oeste de Paris, onde você poderá, em especial, descobrir os suntuosos aposentos da Imperatriz Joséphine de Beauharnais, que conservam seu leito original, ou ainda, os aposentos do Imperador e também a impressionante baixela em porcelana de Sèvres, usada em grandes recepções. Depois do divórcio do casal, em 1809, o Imperador legou a Joséphine, tanto a propriedade, como suas coleções de arte. Joséphine continuou a receber hóspedes importantes, até a sua morte, aos 50 anos, em maio de 1814, em Malmaison.

aposentos de Josefina Bonaparte

Na visita guiada ao Palácio de Malmaison, abordamos a vida do casal imperial, as coleções do museu e o estilo imperial no mobiliário e artes decorativas.

Conheçam detalhes da Catedral Notre-Dame, onde o casal imperial foi coroado, em 1804. Nesse link.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Poltrona listrada Pio Conti
Gio Ponti, arquiteto da elegância

O Museu das Artes Decorativas de Paris apresenta em sua nave central, a exposição Tutto Ponti, Gio Ponti archi-designer cobrindo o conjunto da carreira do arquiteto e designer italiano Gio Ponti, de 1921 a 1978. Considerado como um dos profissionais mais influentes do século XX, Ponti (1891-1979) interessa-se tanto pela produção industrial quanto pela produção…

LER MAIS
A alegre pintura de Renoir nos bailes de Montmartre
O impressionismo e a moda

Na época dos impressionistas, as roupas da moda eram vendidas a preços mόdicos. Homens e mulheres que apreciavam seguir a moda, encontravam ilustrações de modelos em jornais especializados que divulgavam as mais célebres criações das maisons de couture, modistas, alfaiates e lojas que propunham elementos necessários à composição de trajes eegantes, vestidos e chapéus. Nos…

LER MAIS
Pablo Picasso celebrado em Paris
2018: Picasso celebrado em Paris

Nascido em Málaga em 1881, Picasso viveu e iniciou seu aprendizado na pintura, na Espanha, onde assimilou a arte dos grandes mestres espanhóis do século XVII, o Século de ouro da pintura (Vélasquez, Murillo), antes de partir para Barcelona e de se instalar finalmente, em Paris, onde produziu grande parte de suas obras. Picasso chega…

LER MAIS
Tenda da instalação Napoleão na Bienal Paris
Bienal Paris no Grand Palais

A Bienal Paris é um dos eventos culturais mais prestigiados da capital francesa. Durante uma semana, a Bienal reune sob a histόrica cúpula do Grand Palais, cerca de sessenta galeristas franceses e estrangeiros. Comparada a um museu efêmero, a Bienal é um salão histόrico e patrimonial, reunindo coleções excepcionais de quadros, esculturas, mόveis e objetos…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.