Palácio dos Inválidos: os segredos de estratégia de Napoleão


Napoleao Bonaparte, General e Imperador

Arcole, Ulm, Austerliz, Iéna, Friedland, Wagram… As batalhas vencidas por Napoleão I foram inúmeras. A exposição « Napoléon Stratège » no museu da Artilharia, no Palácio dos Inválidos, explora uma faceta de Napoleão ainda pouco conhecida : a de chefe de guerra.  A exposição objetiva explicar o que fez desse general e imperador, uma referência à frente de vitόrias gloriosas, através de um rico acervo de mapas, maquetes, documentos, objetos pessoais, além de todo um conjunto de instalações multimídias, propondo uma abordagem imersiva na arte da guerra de Napoleão. A exposição acontece até dia 22 de julho de 2018, nos Inválidos.

 Napoleao 2

Napoleão Estrategista

Napoleao Bonaparte estrategista

Napoleão Uniforme
As batalhs vitoriosas de Napoleão
Rei Sol, « rei da guerra »

A construção do Hôtel des Invalides (Palácio dos Inválidos) foi encomendada pelo rei Luίs XIV, famoso « Rei Sol », edificado como ato de caridade e de justiça, além de ato polίtico, pois com a Corte em Versalhes,  longe da capital, os Inválidos representaria a presença do rei em Paris. Construção grandiosa, no estilo clássico, os Inválidos foram criados com uma tripla vocação: militar, social e hospitalar para recolher soldados veteranos de guerra. No final do século XVII, os Inválidos acolhia cerca de 4.000 pensionistas.

Palacio dos Invalidos

Palacio dos Invalidos Paris

A Tumba de Napoleão

A Igreja do Duomo faz parte dos Inválidos e abriga a tumba de Napoleão. As cinzas de Napoleão I foram trazidas da Ilha de Santa Helena, onde o imperador foi exilado e lá morreu, em 1821, por ordem do último rei dos Franceses, Luίs Filipe. A tumba de Napoleão I foi realizada pelo arquiteto Louis-Tullius Visconti e instalada na Igreja do Duomo, oficialmente, em 1861, por seu sobrinho, o imperador Napoleão III.

Igreja do Duomo

Cupula da Igreja do Duomo

A Tumba de Napoleão

Tumba de Napoleão

O que visitar nos Inválidos ?

Hotel dos Invalidos Paris

Maquete Invalidos

Les Invalides
129, rue de Grenelle, 75007
Metrô: Invalides (linhas 8 e 13), La Tour Maubourg (linha 8) e Varenne (linha 13).  Aberto todos os dias

 

E MAIS …

Aos interessados pela trajetória de Napoleão Bonaparte, não deixem de ler os posts seguintes:

Todo o requinte do Palácio de Malmaison, onde Napoleão viveu com Josefina, sua primeira esposa. Clique aqui.

Nos arredores de Paris, o Castelo de Fontainebleau marca o adeus de Bonaparte ao poder. Leia nesse post.

A exposição dos Inválidos que abordou a última viagem de Napoleão, com destino ao exίlio na Ilha de Santa Helena. Leia nesse link.

Josefina, grande amor de Napoleão e inspiração na moda e na decoração. Conheça o JoBo, hotel no Marais, inspirado em Josefina. Clique aqui.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

A última viagem de Napoleão Bonaparte

Pela primeira vez, uma exposição é dedicada aos últimos dias do Imperador Napoleão. Através de objetos pessoais, mobiliário, manuscritos e quadros,  a exposição « Napoléon à Sainte Helène »  retraça a última batalha de Napoleão, seu exílio na Ilha de Santa Helena. Napoleão foi exilado pelo governo Britânico após sua derrota na Batalha de Waterloo. A Batalha…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis