Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Os Globos de Luis XIV: arte e ciências

Os Globos de Luis XIV (Globos de Coronelli), também chamados Globos de Marly são dois globos (terrestre e celeste) de grande dimensão (4 m de diâmetro) realizados por Vincenzo Coronelli e oferecidos a Lus XIV, grande protetor das artes e da navegação no século XVII.

Os Globos de Luis XIV

Os Globos de Luίs XIV foram encomendados para apresentar os conhecimentos cientίficos da época, mas também para celebrar a glόria do Rei, testemunhar sua missão « terrestre » e sua origem « celeste ». Eles são também a materialização de novas possibilidades técnicas.

O cardeal de Estrées, encarregado de uma embaixada extraordinária na corte de Roma, em 1679, financia os globos para oferecê-los ao rei Luίs XIV. Fascinado pelos globos de 1,75 de diâmetro exibidos pelo Duque de Parma, Ranuccio, a seus visitantes, o cardeal decide então oferecer globos ainda maiores ao rei francês.

A execução dos globos foi confiada ao monge franciscano, nascido em Veneza, Vincenzo Coronelli, que tinha aprendido e praticado a arte da gravura e estudado astronomia e teologia. Coronelli se instala em Paris, em 1681 e, conclui a execução dos globos, em 1683, dois anos depois.

Coronelli realizou uma proesa técnica assegurando que cada uma das esferas podia suportar o peso de trinta pessoas introduzidas no interior delas, cada globo mede 4 m de diâmetro e pesa 2,3 toneladas.

Os Globos de Luis XIV

A instalação dos globos no Castelo de Marly

Os globos na realidade nunca foram instalados em Versalhes, como previsto,  mas sim, no castelo de Marly, perto dali, propriedade menos imponente também edificada por Luίs XIV, onde o monarca se afastava um pouco do protocolo do Palácio de Versalhes e onde recebia seletos convidados.

Do castelo de Marly, os globos de Luίs XIV foram transferidos para Paris, em 1715. Pilhado durante a Revolução Francesa, o castelo de Marly foi finalmente destruίdo sob o Primeiro Império, no inίcio do século XIX.

Onde ver os Globos de Luis XIV ?

Restaurados em 2008, os excepcionais Globos de Lus XIV, estão entre os mais espetaculares objetos das coleções permanentes da Bibliothèque François Mitterrand e podem ser admirados  gratuitamente no Hall des Globes, de terça a sábado, das 10h às 19h, aos domingos, das 13h às 19h.

Os globos de Luis XIV traduzem uma representação sintética do céu e da terra. O globo terrestre apresenta o estado dos conhecimentos geográficos até então conhecidos e o globo celeste representa o céu e as constelações sob forma de figuras alegόricas, as estrelas e os planetas, tudo num degradê de azul. Os nomes das constelações são indicados em quatro lίnguas : francês, latin, grego antigo e árabe.

Realizados com um eixo central de madeira e metal recobertos de uma camada de gesso e finalmente por uma tela que serviu de base para a pintura, posso dizer que esses globos fazem parte dos mais belos objetos que já vi na França. Vale lembrar que as crianças ficam maravilhadas ao verem esses globos monumentais.

Os Globos de Luis XIV

Os Globos de Luis XIV

Os Globos de Luis XIV

Projetada pelo arquiteto francês Dominique Perrault, a Bibliothèque Nationale de France – François-Mitterrand foi inaugurada  em 1996 é a mais importante biblioteca de arquivos nacionais da França.

A BNF como é conhecida, ocupa uma área de 7,5 hectares sobre uma esplanada de 60 000 m2. O conjunto realizado em vidro, aço e madeira é caracterizado por quatro grandes torres angulares de 79 m cada, simbolizando quatro livros abertos : torre dos Tempos, torre das Leis, torre dos Números e torre das Letras.

BnF - Biblioteca nacional da França
Maquete da Biblioteca Nacional François Mitterand

Bibliothèque Nationale de France – François-Mitterrand

Hall des Globes – acesso gratuito

Quai François-Mauriac – Paris 75013

Fechada às segundas-feiras e feriados.

E mais!

Leia mais sobre a Biblioteca nacional da França. Aqui.

35 anos do Salão do Livro de Paris – Leia aqui

ON-LINE: SEGREDOS DO PATRIMÔNIO DA FRANÇA

@beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama história da arte e cultura francesa, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.

Os cursos são planejados e apresentados pela Guia Cultural Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.

Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, direto de sua casa. Clique aqui.

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress