Os Globos de Luis XIV : objetos de arte e de ciências


Os Globos de Coronelli, também chamados Globos de Marly são dois globos (terrestre e celeste) de grande dimensão (4 m de diâmetro) realizados por Vincenzo Coronelli e oferecidos a Lus XIV, grande protetor das artes e da navegação no século XVII.

globos

Os Globos de Luίs XIV foram encomendados para apresentar os conhecimentos cientίficos da época, mas também para celebrar a glόria do Rei, testemunhar sua missão « terrestre » e sua origem « celeste ». Eles são também a materialização de novas possibilidades técnicas.

O cardeal de Estrées, encarregado de uma embaixada extraordinária na corte de Roma, em 1679, financia os globos para oferecê-los ao rei Luίs XIV. Fascinado pelos globos de 1,75 de diâmetro exibidos pelo Duque de Parma, Ranuccio, a seus visitantes, o cardeal decide então oferecer globos ainda maiores ao rei francês.  A execução dos globos foi confiada ao monge franciscano, nascido em Veneza, Vincenzo Coronelli, que tinha aprendido e praticado a arte da gravura e estudado astronomia e teologia. Coronelli se instala em Paris, em 1681 e, conclui a execução dos globos, em 1683, dois anos depois.

Coronelli realizou uma proesa técnica assegurando que cada uma das esferas podia suportar o peso de trinta pessoas introduzidas no interior delas, cada globo mede 4 m de diâmetro e pesa 2,3 toneladas.

globes1

A instalação dos globos no Castelo de Marly

Os globos na realidade nunca foram instalados em Versalhes, como previsto,  mas sim, no castelo de Marly, perto dali, propriedade menos imponente também edificada por Luίs XIV, onde o monarca se afastava um pouco do protocolo do Palácio de Versalhes e onde recebia seletos convidados.

Do castelo de Marly, os globos de Luίs XIV foram transferidos para Paris, em 1715. Pilhado durante a Revolução Francesa, o castelo de Marly foi finalmente destruίdo sob o Primeiro Império, no inίcio do século XIX.

Onde ver os Globos de Luis XIV ?

Restaurados em 2008, os excepcionais Globos de Lus XIV, estão entre os mais espetaculares objetos das coleções permanentes da Bibliothèque François Mitterrand e podem ser admirados  gratuitamente no Hall des Globes, de terça a sábado, das 10h às 19h, aos domingos, das 13h às 19h.

Os globos traduzem uma representação sintética do céu e da terra. O globo terrestre apresenta o estado dos conhecimentos geográficos até então conhecidos e o globo celeste representa o céu e as constelações sob forma de figuras alegόricas, as estrelas e os planetas, tudo num degradê de azul. Os nomes das constelações são indicados em quatro lίnguas : francês, latin, grego antigo e árabe.

Realizados com um eixo central de madeira e metal recobertos de uma camada de gesso e finalmente por uma tela que serviu de base para a pintura, posso dizer que esses globos fazem parte dos mais belos objetos que já vi na França. Vale lembrar que as crianças ficam maravilhadas ao verem esses globos monumentais.

globes2

globes3

globes4

 

Projetada pelo arquiteto francês Dominique Perrault, a Bibliothèque Nationale de France – François-Mitterrand foi inaugurada  em 1996 é a mais importante biblioteca de arquivos nacionais da França. A BNF como é conhecida, ocupa uma área de 7,5 hectares sobre uma esplanada de 60 000 m2. O conjunto realizado em vidro, aço e madeira é caracterizado por quatro grandes torres angulares de 79 m cada, simbolizando quatro livros abertos : torre dos Tempos, torre das Leis, torre dos Números e torre das Letras.

biblioteca

Maquete da Biblioteca Nacional François Mitterand

 

Bibliothèque Nationale de France – François-Mitterrand

Hall des Globes – acesso gratuito

Quai François-Mauriac – Paris 75013

Fechada às segundas-feiras e feriados.

 

E mais!

35 anos do Salão do Livro de Paris – Leia aqui

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Museu des Arts Forains : mundo encantado para crianças

O Museu des Arts Forains é um dos menos conhecidos em Paris e um dos mais curiosos ! Um museu não sό para crianças, mas para todas as idades, um verdadeiro sonho encantado que nos transporta no tempo. Os Pavilhões de Bercy ficam no sudeste de Paris, numa região ainda pouco explorada pelo turista estrangeiro. Construίdos…

LER MAIS
Cinemateca-francesa-expo
Noite Europeia dos Museus na Cinemateca francesa

A Noite europeia dos museus « Nuit Européenne des musées » é um evento anual que  acontece em várias partes da Europa. Na França é organizada pelo Ministério da Cultura e da Comunicação. Trinta paίses aderiram a essa virada cultural que já está na sua 13a edição e teve a participação de 3000 museus no ano passado….

LER MAIS
Pissarro : pilar do impressionismo

Exposição “Pissarro à Éragny : La nature retrouvée” (Pissaro em Éragny : reencontro com a natureza) Até 9 de julho de 2017, no Museu do Luxemburgo. Neste último domingo, quem me acompanhou pelo Stories do Instagram @beminparis pôde ver parte da exposição Pissarro no Museu do Luxemburgo e de quebra, fazer um passeio guiado comigo entre o…

LER MAIS
Opera de Paris : obra-prima de Charles Garnier

Monumento dedicado ao espetáculo, o maior sίmbolo do Segundo Império, quando Paris foi transformada sob o comando de Napoleão III, a Ópera Garnier é uma das construções mais impressionantes de Paris, pela beleza e engenhosidade de sua arquitetura e é o meu monumento preferido, em especial, pela trajetόria de seu jovem arquiteto, Charles Garnier, personagem…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis