O Presépio de Natal da Catedral Notre Dame


Há 850 anos a Catedral Notre-Dame reina absoluta no coração de Paris e é certamente um dos monumentos mais impressionantes da capital francesa, por sua arquitetura gόtica, suas estátuas, seus vitrais e seu mobiliário. Uma visita que atrai e encanta cerca de 14 milhões de visitantes por ano vindos de toda parte do mundo.

notre-dame

O tradicional Presépio de Natal da Catedral Notre Dame de Paris

O tradicional Presépio de Natal da Catedral Notre Dame de Paris atrai cerca de dois milhões de admiradores durante dois meses. Até o dia 2 de fevereiro de 2017, pelegrinos, fiéis e visitantes poderão apreciar e se encantar com um dos mais belos presépios de Natal de Paris.

Este ano, o Presépio da catedral é monumental e se estende ao longo de 15 metros, representando a arte e o  « savoir-faire » de artesãos da região Provence, sul da França.

presepionotredame

presepionotredame1

presepionotredame2

 

A criação do primeiro presépio de Natal é atribuίda a São Francisco de Assis (†1226). O frade católico, montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.

No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

O presépio faz referência à Natividade e apresenta o local e os personagens bίblicos presentes no nascimento de Cristo: O Menino Jesus, a Virgem Maria, São José, os anjos, que cantam à glόria do Redentor e à paz dada aos homens de boa vontade, os pastores, o burro e o boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu).

 

Missa e Concerto de Natal na Catedral Notre Dame

O Presépio da Notre Dame receberá a representação do Menino Jesus, no dia 25 de dezembro, quando será realizada a Missa de Natal da catedral, às 18h30.

mangedoura

A mangedoura que será completada com a presença do Menino Jesus, na noite de 25 de dezembro.

 

Ainda dentro da programação de fim-de-ano, o Concerto de Natal da Catedral Notre Dame é aberto ao público gratuitamente e acontecerá, na segunda-feira, dia 19 de dezembro de 2016, às 20h30.

Valentine e eu mostramos o Presépio de Natal da Notre Dame no Snapchat @beminparis. Quem aqui assistiu?

E mais!

A incrível vista das torres da Catedral Notre-Dame – Leia aqui

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

As lusuosas vitrines de Natal na Printemps
Galerias Lafayette e Printemps : luxuosas vitrines de Natal

Paris tem seu charme durante todo o ano, mas é no perίodo das festas de final de ano, que a famosa Cidade luz fica ainda mais encantadora com as criativas e deslumbrantes decorações realizadas por grandes maisons, como a Dior, a Chanel, Louis Vuitton e tantas outras. Da Avenue des Champs-Elysées, passando pela Avenue Montaigne,…

LER MAIS
A cupula centenaria da Galeria Lafayette
‘Paris Encantada’ no Natal

« Paris Encantada » para quem segue meu trabalho nas redes sociais, já sabe que é o nome do tour especial de dezembro. Um tour pelos principais monumentos de Paris, com paradas nas ruas enfeitadas para o Fim de Ano, em Boulangeries para conhecer as especialidades que não podem faltar na mesa francesa nas festas de final…

LER MAIS
Gastronomia com vista no The Pensinsula Paris

Gastronomia no The Pensinsula Paris O The Peninsula Paris é um dos mais recentes hotéis palácios instalados na capital francesa. Inaugurado em 2014, o The Pensinsula Paris conta com restaurantes de cozinha eclética e gastronômica. Abertos diariamente,  seis espaços proporcionam o melhor da França e do Peninsula: Le Lobby; LiLi (restaurante cantonês); Le Terrasse Kléber;…

LER MAIS
A decoração de Natal das Galerias Lafayette

A decoração de Natal das grandes lojas de departamentos parisienses é uma tradição que data de meados do século XIX, quando foram inaugurados os principais Grands Magasins de Paris. As vitrines natalinas da icônica Galeries Lafayette Paris Haussmann  são sem dúvida as mais esperadas entre parisienses e turistas. A cada ano as Galerias Lafayette surpreendem…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis