O Pássaro na alta joalheria, inspirações na Van Cleef


Esta semana tive o prazer de ser convidada para a apresentação, em primeira mão, da nova exposição temporária da Van Cleef & Arpels, prevista a partir de maio. É sempre um prazer compartilhar desses momentos únicos com vocês pelos Stories do Instagram @beminparis.

A Van Cleef & Arpels é a maison pioneira em criar uma escola dedicada à introdução à joalheria e promove ateliês regulares para profissionais e apreciadores do universo da joia.  A École des Arts Joailliers, fica a dois passos da Place Vendôme, no 31, rue Danielle Casanova, local onde as exposições  temporárias são organizadas.

Broche pavão da joalheria Mellerio Paris

A exposição  « Paradis d’Oiseaux », (tίtulo literalmente traduzido como Paraίso dos Pássaros) traz uma seleção de broches excepcionais de duas coleções privadas e des fundos patrimoniais da Maison Van Cleef & Arpels. Os broches selecionados traduzem o desenvolvimento do gosto pela representação do pássaro na joalheria, criatura delicada, vivaz e pura, que faz a ligação entre o céu e a terra.

A multiplicação dos pássaros na joalheria a partir do século XIX retrata o gosto pelo naturalismo decorativo que invade a decoração de interiores na época. Nas coleções com o tema naturalia constituίdas por amantes da histόria natural estão presentes algumas montagens artίsticas integrando espécies naturalizadas chamadas paradis d’oiseaux (paraίso dos pássaros).

Audácia e técnica na produção de joias únicas

Com o gosto pelo romantismo, por viagens e a curiosidade despertada por ilustrações de aves, a criação joalheira desenvolve um olhar cada vez mais apurado pela diversidade, a morfologia e o comportamento dos pássaros e, ousa audácias estilίsticas e técnicas para representar o pássaro em toda sua essência e beleza.alta joalheria Van Cleef Paris

pavão broche predras preciosas

Arte e excelência em forma de broches

Além de broches de pássaros emblemáticos, criados notadamente pelas joalherias Baugrand, Cartier, Mauboussin, Mellerio, Reouvenat, Sterlé e Van Cleef & Arpels, a exposição conta com prestigiosas coleções públicas representando o pássaro em ambiente terrestre, sobre galhos e voando, interpretado na pintura, no desenho, na gravura ou ainda na porcelana. Peças cedidas pelo Museu das Artes Decorativas, pelo Museu de Histόria Natural e pela histόrica Manufatura de Sèvres.

As peças selecionadas oferecerão ao visitante uma mostra da excelência artίstica à serviço da representação do corpo, da plumagem ou do movimento do pássaro, entre naturalismo e estilização, entre fidelidade à natureza e audácia formal, entre realismo e sίmbolo.

Exposição Paradis d’Oiseaux – de 15 de maio a 13 de julho de 2019.

Na École des Arts Joailliers, 31, rue Danielle Casanova, 75001 Paris

Entrada gratuita, de segunda a sábado, das 12h às 19h

broche pavão alta joalheria

ROTEIRO ESPECIAL DA @BEMINPARIS

A visita da Van Cleef & Arpels faz parte do roteiro « Paris Capital da criação », um roteiro de uma semana em Paris, voltado para a criação e artes decorativas.

O roteiro « Paris, capital da criação » por meio de visitas guiadas em museus, monumentos, bairros histόricos e visitas a ateliês, traça um panorama histόrico e cultural de como a França tornou-se referência de excelência e posicionou Paris como capital mundial do luxo. Informações pelo E-mail : contato@beminparis.com

 

Tive o grande prazer de apresentar o roteiro « Paris, capital da criação » à Consuelo Blocker e ela conta como foi a experiência no ConsueloBlog. Vale conferir neste link.

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis