O Pássaro na alta joalheria, inspirações na Van Cleef


Esta semana tive o prazer de ser convidada para a apresentação, em primeira mão, da nova exposição temporária da Van Cleef & Arpels, prevista a partir de maio. É sempre um prazer compartilhar desses momentos únicos com vocês pelos Stories do Instagram @beminparis.

A Van Cleef & Arpels é a maison pioneira em criar uma escola dedicada à introdução à joalheria e promove ateliês regulares para profissionais e apreciadores do universo da joia.  A École des Arts Joailliers, fica a dois passos da Place Vendôme, no 31, rue Danielle Casanova, local onde as exposições  temporárias são organizadas.

Broche pavão da joalheria Mellerio Paris

A exposição  « Paradis d’Oiseaux », (tίtulo literalmente traduzido como Paraίso dos Pássaros) traz uma seleção de broches excepcionais de duas coleções privadas e des fundos patrimoniais da Maison Van Cleef & Arpels. Os broches selecionados traduzem o desenvolvimento do gosto pela representação do pássaro na joalheria, criatura delicada, vivaz e pura, que faz a ligação entre o céu e a terra.

A multiplicação dos pássaros na joalheria a partir do século XIX retrata o gosto pelo naturalismo decorativo que invade a decoração de interiores na época. Nas coleções com o tema naturalia constituίdas por amantes da histόria natural estão presentes algumas montagens artίsticas integrando espécies naturalizadas chamadas paradis d’oiseaux (paraίso dos pássaros).

Audácia e técnica na produção de joias únicas

Com o gosto pelo romantismo, por viagens e a curiosidade despertada por ilustrações de aves, a criação joalheira desenvolve um olhar cada vez mais apurado pela diversidade, a morfologia e o comportamento dos pássaros e, ousa audácias estilίsticas e técnicas para representar o pássaro em toda sua essência e beleza.alta joalheria Van Cleef Paris

pavão broche predras preciosas

Arte e excelência em forma de broches

Além de broches de pássaros emblemáticos, criados notadamente pelas joalherias Baugrand, Cartier, Mauboussin, Mellerio, Reouvenat, Sterlé e Van Cleef & Arpels, a exposição conta com prestigiosas coleções públicas representando o pássaro em ambiente terrestre, sobre galhos e voando, interpretado na pintura, no desenho, na gravura ou ainda na porcelana. Peças cedidas pelo Museu das Artes Decorativas, pelo Museu de Histόria Natural e pela histόrica Manufatura de Sèvres.

As peças selecionadas oferecerão ao visitante uma mostra da excelência artίstica à serviço da representação do corpo, da plumagem ou do movimento do pássaro, entre naturalismo e estilização, entre fidelidade à natureza e audácia formal, entre realismo e sίmbolo.

Exposição Paradis d’Oiseaux – de 15 de maio a 13 de julho de 2019.

Na École des Arts Joailliers, 31, rue Danielle Casanova, 75001 Paris

Entrada gratuita, de segunda a sábado, das 12h às 19h

broche pavão alta joalheria

ROTEIRO ESPECIAL DA @BEMINPARIS

A visita da Van Cleef & Arpels faz parte do roteiro « Paris Capital da criação », um roteiro de uma semana em Paris, voltado para a criação e artes decorativas.

O roteiro « Paris, capital da criação » por meio de visitas guiadas em museus, monumentos, bairros histόricos e visitas a ateliês, traça um panorama histόrico e cultural de como a França tornou-se referência de excelência e posicionou Paris como capital mundial do luxo. Informações pelo E-mail : contato@beminparis.com

 

Tive o grande prazer de apresentar o roteiro « Paris, capital da criação » à Consuelo Blocker e ela conta como foi a experiência no ConsueloBlog. Vale conferir neste link.

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.