O impressionismo e a moda


Na época dos impressionistas, as roupas da moda eram vendidas a preços mόdicos. Homens e mulheres que apreciavam seguir a moda, encontravam ilustrações de modelos em jornais especializados que divulgavam as mais célebres criações das maisons de couture, modistas, alfaiates e lojas que propunham elementos necessários à composição de trajes eegantes, vestidos e chapéus. Nos anos 1875-1895, surgem inúmeras maisons de haute couture e costureiros famosos, a exemplo do precursor, o inglês Charles Frederick Worth, que cria em 1858, a primeira maison de alta-costura em Paris.

A pintura impressionista representa uma revolução pictural, um rompimento com a pintura acadêmica e além de paisagens, os artistas impressionistas vão representar a revolução industrial e a transformação urbana de Paris, que marcam a transformação da sociedade, de seu estilo de vida e novos modos de consumo.

Quem segue a @beminparis no Instagram já percebeu que eu adoro moda (tanto que criei a tag #lookdaguia). Não tem como ficar indiferente à moda, vivendo há 18 anos em Paris, cidade que respira moda e lança tendências. Deixo vocês com algumas imagens de obras do acervo do museu d’Orsay, algumas com as quais abordo, durante a visita guiada, moda, estilo de vida e comportamento no final do século XIX, auge da pintura impressionista.

A alegre pintura de Renoir nos bailes de Montmartre

Pintura de Renoir ispiradora

Impressionismo e a moda no Orsay

Impressionismo e a moda

Chapéus na moda francesa

Moda masculina na França

Moda masculina em Paris

 

E MAIS …

Conheça o Ópera Garnier, principal monumento contruίdo nesse perίodo. Nesse link.

A arquitetura de Paris como vemos hoje foi definida nesse final de século XIX. Tem post aqui.

 

A BEM IN PARIS propõe visita guiada no Museu d’Orsay abordando o surgimento e a evolução da pintura impressionista por um circuito de obras-primas de artistas como Renoir, Monet, Pissaro, Manet, entre outros.

Informações e reservas pelo E-mail: contato@beminparis.com

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Jardins de Monet
Casa e Jardins de Monet em Giverny – temporada 2019

Uma das perguntas mais frequentes que recebo nas redes sociais da @beminparis é sobre o perίodo de visitação anual dos Jardins de Monet. Todo ano, a casa e os jardins de Monet, em Giverny, fecham durante o inverno e reabrem na primavera, isso porque as flores não resistem ao frio. Giverny fica a uma hora…

LER MAIS
Poltrona listrada Pio Conti
Gio Ponti, arquiteto da elegância

O Museu das Artes Decorativas de Paris apresenta em sua nave central, a exposição Tutto Ponti, Gio Ponti archi-designer cobrindo o conjunto da carreira do arquiteto e designer italiano Gio Ponti, de 1921 a 1978. Considerado como um dos profissionais mais influentes do século XX, Ponti (1891-1979) interessa-se tanto pela produção industrial quanto pela produção…

LER MAIS
Pablo Picasso celebrado em Paris
2018: Picasso celebrado em Paris

Nascido em Málaga em 1881, Picasso viveu e iniciou seu aprendizado na pintura, na Espanha, onde assimilou a arte dos grandes mestres espanhóis do século XVII, o Século de ouro da pintura (Vélasquez, Murillo), antes de partir para Barcelona e de se instalar finalmente, em Paris, onde produziu grande parte de suas obras. Picasso chega…

LER MAIS
Tenda da instalação Napoleão na Bienal Paris
Bienal Paris no Grand Palais

A Bienal Paris é um dos eventos culturais mais prestigiados da capital francesa. Durante uma semana, a Bienal reune sob a histόrica cúpula do Grand Palais, cerca de sessenta galeristas franceses e estrangeiros. Comparada a um museu efêmero, a Bienal é um salão histόrico e patrimonial, reunindo coleções excepcionais de quadros, esculturas, mόveis e objetos…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.