O d’Orsay reabre com exposição de James Tissot


Reabertura dos museus de Paris

Paris celebra a reabertura progressiva de seus museus após três meses fechados desde o início da Pandemia. O museu d’Orsay, dos mais frequentados, inclusive, pelos franceses, reabriu dia 23 de junho com uma retrospectiva do artista francês James Tissot (1836-1902), considerado um dos pioneiros da pintura moderna.

autorretrato de James Tissot

Tissot e o gosto pela moda

Jacques Joseph Tissot, nasce em 1836, na cidade de Nantes, interior da França. Filho de um comerciante de tecidos e de mãe modista, Tissot era fascinado pelo mundo da moda e foi um dos artistas que mais retratou a moda de seu tempo, onipresente em sua pintura, na qual detalha trajes masculinos e femininos, chapéus, acessórios e cenas de gênero da alta sociedade francesa e inglesa.

sociedade inglesa na pintura de Tissot

detalhe da pintura de Tissot

Tissot chega em Paris aos vinte anos, onde estuda no atelier de Flandrin e de Lamothe, discípulos de Ingres. O artista é influenciado por artistas alemães do final da Idade Média, Cranach, Dürer e Holbein, os Italianos do Quattrocento, Carpaccio e Bellini, e modernistas ingleses. James Tissot circula entre a Bélgica, a Alemanha, Suíça e Itália. Mas é na Inglaterra, onde Tissot encontra o grande amor de sua vida, Kathleen Newton.

Com a morte de Kathleenn, em novembro de 1882, Tissot retorna à Paris e reintegra a cena artística francesa com um ciclo de quinze pinturas sobre « A Mulher de Paris » (1883-1885). A moda parisiense vai se tornar o centro da tématica da pintura de Tissot. Nesse final de século XIX, a moda na França era estruturada pela Câmara sindical de Costura, Casas de confeccções e Modistas e já eram distribuída em grandes lojas de departamentos, como a Printemps, as Galerias Lafayette e promovida nos jornais de moda.

Pintura de Tissot

cena de primavera na pintura
obra-prima de Tissot
Realismo e refinamento pelas mãos de Tissot

Tissot faz da vestimenta um elemento essencial de suas composições. A primeira vista, são os trajes que atraem o olhar do espectador, pelo realismo, a beleza das cores, o refinamento de cada detalhe e através da roupa, o artista também comunica o status social do modelo.

moda masculina na pintura de James Tissot

a moda na pintura de James Tissot

A exposição James Tissot (1836-1902, l’ambigu moderne, fica no Museu d’Orsay até 13 de setembro de 2020

CURSOS ON-LINE DE HISTÓRIA DA ARTE 

@beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama história da arte e cultura francesa, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.

Os cursos são planejados e apresentados por Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.

Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, direto de sua casa. Clique aqui.

O perfil @museusdeparis é um catalogo eletrônico dos mais variados museus da capital francesa. 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Leda por Gustave Moreau
Gustave Moreau : museu secreto e surpreendente em Paris

Origem do simbolismo O simbolismo surge no final do século XIX, reunindo pintores, escultores, escritores e músicos. Eles querem traduzir o irracional, seus desejos conscientes e inconscientes. Enquanto a revolução industrial promove a ciência, a matéria, o realismo e a razão, o simbolismo exalta o imaginário, os sonhos, os fenômenos sobrenaturais, o misticismo e as…

LER MAIS
Os segredos da Vênus de Milo
Louvre : os segredos da Vênus de Milo

Admirada, copiada, citada, subvertida, a Vênus de Milo tem fascinado o público, desde a sua entrada no Louvre em 1821. Célebre no mundo inteiro, a mulher sem braços é no entanto mal conhecida. Em primeiro lugar, deveria ser rebatizada e nomeada corretamente, com o seu nome grego, « Afrodite de Melos ». Contudo, por falta de atributo,…

LER MAIS
Impressionismo e a moda
10 exposições imperdíveis em Paris

10 exposições imperdíveis em Paris haja critério para selecioná-las, pois a vontade é de listar todas, mas a lista é numerosa. Paris tem uma oferta cultural vasta e além da visita das coleções permanentes, seus principais museus organizam exposições temporárias com temas específicos. Como Guia Cultural em Paris, estou sempre visitando essas exposições para complementar…

LER MAIS
Jornadas Europeias do Patrimônio 2019 (Les Journées Europèennes du Patrimoine)

Todo ano a Europa reserva dois dias do mês de setembro para celebrar seu inestimável patrimônio, abrindo as portas de lugares, fechados normalmente ao público e abertos de forma excepcional durante um final de semana. Neste ano de 2019, as Jornadas Europeias do Patrimônio acontecem dias 21 e 22 de setembro, oferecendo a oportunidade para…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.