O balé americano em exposição na Ópera Garnier


A exposição “Coreógrafos americanos na Ópera de Paris” homenageira o balé americano e seus emblemáticos coreógrafos.

Caracterizada por sua grande diversidade, a dança americana não se limita a uma definição estilística ou geográfica. Verdadeiro fenômeno na história da arte coreográfica, de George Balanchine a William Forsythe, e de Jerome Robbins a Trisha Brown, a dança americana afirmou sua força criativa no início do século XX e foi reconhecida em todo o mundo, passando a ser considerada como « uma arte da mudança ».

Na sua maioria, os coreágrafos americanos têm trajetórias complexas, marcadas por suas próprias escolhas artísticas mas também pelas mudanças históricas do século XX. Vistos da Europa, eles encarnam um ideal de modernidade e de liberação do corpo, expressado através de elementos característicos do Novo Mundo – com a modern dance, o jazz ou ainda a comédia musical.

A Ópera de Paris, ao longo de sua evolução estrutural, não poderia ignorar esses coreográfos que, desde 1947, foram convidados para estreitas colaborações. Com um circuito cronológico e temático, a exposição mostra um panorama de quase setenta anos de intercâmbios e de criações comuns, dando destaque para figuras emblemáticas da dança americana que marcaram o Ballet da Opera, a exposição tenta definir suas contribuições  estilísticas e estéticas, através de maquetes de palcos, croquis de trajes, fotografias, notas coreográficas e trajes realizados por estilistas de renome como Christian Delacroix … além de vídeos de colaborações de grande sucesso que dão um toque poético à mostra.

A exposição « Coreógrafos americanos na Ópera de Paris » vai até  25 de setembro de 2016.

Opera-Expo-2

Opera-expo-4

Opera-Expo-5

Opera-expo-6

Opera-expo-1

Opera-expo

Opera expo Lacroix

O circuito da exposição é curto, mas, ça vaut bien la peine ! #valemuitoapena

Excelente oportunidade para conhecer os bastidores da Ópera Garnier, geralmente só avistada por fora pelos turistas. Visita guiada já mostrada no Snapchat #beminparis podendo ser adaptada para adultos e crianças.

Ópera Garnier : 8 Rue Scribe, 75009 Paris Metrô linha 7 (Estação Ópera)

E mais!

Opera de Paris: obra-prima de Charles Garnier – Leia aqui

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Opera de Paris : obra-prima de Charles Garnier

Monumento dedicado ao espetáculo, o maior sίmbolo do Segundo Império, quando Paris foi transformada sob o comando de Napoleão III, a Ópera Garnier é uma das construções mais impressionantes de Paris, pela beleza e engenhosidade de sua arquitetura e é o meu monumento preferido, em especial, pela trajetόria de seu jovem arquiteto, Charles Garnier, personagem…

LER MAIS
Jornadas do Patrimônio 2016 : Patrimônio e Cidadania

A cada ano, o evento Journées Européennes du Patrimoine (Jornadas Europeias do Patrimônio), promove a descoberta do patrimônio europeu durante o terceiro fim de semana de setembro. Em 2016, o evento acontece nos dias 17 e 18 de setembro em mais de 50 países da Europa. Entre Paris e as cidades do interior da França…

LER MAIS
Caillebotte no Museu dos Impressionistas

  Caillebotte, pintor e jardineiro Nascido em 1848 em Paris, Caillebotte é célebre pela evocação dos bairros Haussmanianos, mas ele compartilhou sua vida – e sua obra – entre a capital e suas áreas de lazer. É no campo, na propriedade da família situada em Yerres, no sudeste de Paris, que ele adquire o gosto…

LER MAIS
O Le Bon Marché Rive Gauche celebra Iris Apfel

    Nascida em 1921 em Nova Iorque, Iris Apfel tornou-se decoradora de interiores e percorreu o mundo em busca dos mais belos objetos, móveis e tecidos. De suas viagens, ela traz também e, sobretudo, roupas locais,  confeccionadas de forma artesanal. Em geral, modelos exuberantes usados por ela, sem complexos, em festas badaladas. Viajando e…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.