Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Nuit Blanche: noite cultural em Paris

A “Nuit Blanche”, que literalmente significa “noite em claro” acontece uma vez por ano, no primeiro sábado do mês de outubro. Durante toda a noite, museus, monumentos e locais emblemáticos da capital francesa são abertos gratuitamente ao público, noite afora, exibindo instalações artísticas, concertos e animações inusitadas, algumas criadas especialmente para o evento, que destaca a arte contemporânea.  Na sua 15a edição, a  Nuit Blanche 2016  teve como fio condutor uma aventura amorosa contada através de 37 instalações  que permearam as margens do rio Sena e suas históricas pontes.  O circuito teve como ponto de partida, a Ilha de la Cité  e foi finalizado na Ile aux Cygnes, na região oeste de Paris.

Especialmente para o Snapchat Bem in Paris mostrei um trecho do circuito da Nuit Blanche, neste sábado, dia 1° de outubro. Tive a companhia da minha filha Valentine, que adora arte e que,  pela primeira vez, participou do evento. Foi ela inclusive que sugeriu a visita da Igreja Saint Séverin, no Quartier latin, onde um unicórnio foi instalado no altar sob suas arcadas góticas,

nuit-blanche-unicornio

quartier-latin
As ruelas do Quartier latin bastante movimentadas durante a Nuit Blanche

E no meio do caminho tinha uma livraria …

Aproveitamos a abertura noturna da histórica livraria Shakespeare & Company para fazer uma pausa poesia. E nada como versos do poeta Jacques Prévert para completar uma noite tão inspiradora.

nuit-blanche-livraria

nuit-blanche-valentine-livraria
Valentine aproveitou para ler poemas e disse que estava se sentindo num cenário de Harry Potter 🙂

nuit-blanche-livraria-1

Saimos da livraria Shakespeare & Company e seguimos em direção a Cadedral Notre Dame, na Ilha de la Cité.

Como na Shakespeare & Company, na Catedral Notre Dame também não tinha nenhuma instalação relacionada a Nuit Blanche, mas só a iluminação noturma já deixa a  fachada da Notre Dame ainda mais impressionante.

nuit-blanche-notre-dame

nuit-blanche-notre-dame-1

Em direção ao Hôtel de Ville, pudemos ver as instalações e encenações de introdução do tema da Nuit Blache 2016, em torno da busca do amor.

nuit-blanche-hotel-de-ville
Aqui, um dos encernadores cortando a madeira, simbolizando o coração partido do personagem principal, inspiração do tema da Nuit Blanche
nuit-blanche-conciergerie

Finalizamos nosso circuito na Conciergerie, que recebeu uma instalação trompe-oeil em sua fachada, desvendando seu interior de arcadas góticas.

Adoramos compartilhar a Nuit Blanche com vocês pelo Snapchat #beminparis

A la prochaine #atéaproxima

 

Posts relacionados

Conheça a Livraria Shakespeare & Company https://beminparis.com/shakespeare-and-company-a-livraria-mais-charmosa-de-paris-ganha-um-cafe/

Catedral Notre Dame https://beminparis.com/catedral-notre-dame-obra-prima-da-arquitetura-gotica/

Vista da Torres da Catedral Notre Dame https://beminparis.com/a-incrivel-vista-das-torres-da-catedral-notre-dame/

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress