Nuit Blanche : noite cultural em Paris


A « Nuit Blanche », que literalmente significa « noite em claro » acontece uma vez por ano, no primeiro sábado do mês de outubro. Durante toda a noite, museus, monumentos e locais emblemáticos da capital francesa são abertos gratuitamente ao público, noite afora, exibindo instalações artísticas, concertos e animações inusitadas, algumas criadas especialmente para o evento, que destaca a arte contemporânea.  Na sua 15a edição, a  Nuit Blanche 2016  teve como fio condutor uma aventura amorosa contada através de 37 instalações  que permearam as margens do rio Sena e suas históricas pontes.  O circuito teve como ponto de partida, a Ilha de la Cité  e foi finalizado na Ile aux Cygnes, na região oeste de Paris.

Especialmente para o Snapchat #beminparis mostrei um trecho do circuito da Nuit Blanche, neste sábado, dia 1° de outubro. Tive a companhia da minha filha Valentine, que adora arte e que,  pela primeira vez, participou do evento. Foi ela inclusive que sugeriu a visita da Igreja Saint Séverin, no Quartier latin, onde um unicórnio foi instalado no altar sob suas arcadas góticas,

 

nuit-blanche-unicornio

quartier-latin

As ruelas do Quartier latin bastante movimentadas durante a Nuit Blanche

E no meio do caminho tinha uma livraria …

Aproveitamos a abertura noturna da histórica livraria Shakespeare & Company para fazer uma pausa poesia. E nada como versos do poeta Jacques Prévert para completar uma noite tão inspiradora.

nuit-blanche-livraria

nuit-blanche-valentine-livraria

Valentine aproveitou para ler poemas e disse que estava se sentindo num cenário de Harry Potter 🙂

nuit-blanche-livraria-1

 

Saimos da livraria Shakespeare & Company e seguimos em direção a Cadedral Notre Dame, na Ilha de la Cité.

Como na Shakespeare & Company, na Catedral Notre Dame também não tinha nenhuma instalação relacionada a Nuit Blanche, mas só a iluminação noturma já deixa a  fachada da Notre Dame ainda mais impressionante.

nuit-blanche-notre-dame

nuit-blanche-notre-dame-1

Em direção ao Hôtel de Ville, pudemos ver as instalações e encenações de introdução do tema da Nuit Blache 2016, em torno da busca do amor.

nuit-blanche-hotel-de-ville

Aqui, um dos encernadores cortando a madeira, simbolizando o coração partido do personagem principal, inspiração do tema da Nuit Blanche

nuit-blanche-conciergerie

 

Finalizamos nosso circuito na Conciergerie, que recebeu uma instalação trompe-oeil em sua fachada, desvendando seu interior de arcadas góticas.

Adoramos compartilhar a Nuit Blanche com vocês pelo Snapchat #beminparis

A la prochaine #atéaproxima

Posts relacionados

Conheça a Livraria Shakespeare & Company https://beminparisblog.com/shakespeare-and-company-a-livraria-mais-charmosa-de-paris-ganha-um-cafe/

Catedral Notre Dame https://beminparisblog.com/catedral-notre-dame-obra-prima-da-arquitetura-gotica/

Vista da Torres da Catedral Notre Dame https://beminparisblog.com/a-incrivel-vista-das-torres-da-catedral-notre-dame/

 

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Lustre Gabriel : um lustre contemporaneo para Versalhes

Construίdo no século XVII, o Palácio de Versalhes é um modelo da arquitetura barroca, com salões grandiosos e  magnίficos jardins. Quando da visita guiada por um Guia Conferencista, o visitante tem a vantagem de entrar pelo antigo acesso do rei, a escada Gabriel, que dá acesso ao Grande Apartamento do Rei (conjunto de sete majestosos salões…

LER MAIS
Veneza festejada no Museu Cognacq-Jay

Ate 25 de junho de 2017, o museu Cognacq-Jay, no Marais, apresenta uma exposição sobre as festas venezianas. Paradoxalmente, mesmo diante do enfraquecimento de seu poder polίtico, econômico e territorial desde a Renascença, Veneza conhece uma riquίssima fase cultural no século XVIII. A Cidade dos Doges, como para exorcisar seu declίnio que culminou com a…

LER MAIS
Festas e Divertimentos na Corte de Versalhes

Luίs XIV compreende desde cedo o papel polίtico e social dos divertimentos que contribuem para o esplendor da monarquia. O « Rei Sol » promove grandes festas e eventos memoráveis durante todo seu reinado, atribuindo grande importância a esses eventos considerados por ele, parte da arte de governar. O desafio dos cortesãos por outro lado, era o…

LER MAIS
Daniel Buren colore a Fondation Louis Vuitton

Daniel Buren : cores, transparência e luz na Fondation Louis Vuitton Dando continuidade ao seu trabalho de promoção da criação contemporânea e de busca de encontros inéditos relacionados a sua arquitetura, a Fondation Louis Vuitton apresenta desde 11 de maio de 2016, a instalação temporária de Daniel Buren, intitulada : « L’Observatoire de la Lumière ».     A…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.