Nuit Blanche : noite cultural em Paris


A « Nuit Blanche », que literalmente significa « noite em claro » acontece uma vez por ano, no primeiro sábado do mês de outubro. Durante toda a noite, museus, monumentos e locais emblemáticos da capital francesa são abertos gratuitamente ao público, noite afora, exibindo instalações artísticas, concertos e animações inusitadas, algumas criadas especialmente para o evento, que destaca a arte contemporânea.  Na sua 15a edição, a  Nuit Blanche 2016  teve como fio condutor uma aventura amorosa contada através de 37 instalações  que permearam as margens do rio Sena e suas históricas pontes.  O circuito teve como ponto de partida, a Ilha de la Cité  e foi finalizado na Ile aux Cygnes, na região oeste de Paris.

Especialmente para o Snapchat #beminparis mostrei um trecho do circuito da Nuit Blanche, neste sábado, dia 1° de outubro. Tive a companhia da minha filha Valentine, que adora arte e que,  pela primeira vez, participou do evento. Foi ela inclusive que sugeriu a visita da Igreja Saint Séverin, no Quartier latin, onde um unicórnio foi instalado no altar sob suas arcadas góticas,

 

nuit-blanche-unicornio

quartier-latin

As ruelas do Quartier latin bastante movimentadas durante a Nuit Blanche

E no meio do caminho tinha uma livraria …

Aproveitamos a abertura noturna da histórica livraria Shakespeare & Company para fazer uma pausa poesia. E nada como versos do poeta Jacques Prévert para completar uma noite tão inspiradora.

nuit-blanche-livraria

nuit-blanche-valentine-livraria

Valentine aproveitou para ler poemas e disse que estava se sentindo num cenário de Harry Potter 🙂

nuit-blanche-livraria-1

 

Saimos da livraria Shakespeare & Company e seguimos em direção a Cadedral Notre Dame, na Ilha de la Cité.

Como na Shakespeare & Company, na Catedral Notre Dame também não tinha nenhuma instalação relacionada a Nuit Blanche, mas só a iluminação noturma já deixa a  fachada da Notre Dame ainda mais impressionante.

nuit-blanche-notre-dame

nuit-blanche-notre-dame-1

Em direção ao Hôtel de Ville, pudemos ver as instalações e encenações de introdução do tema da Nuit Blache 2016, em torno da busca do amor.

nuit-blanche-hotel-de-ville

Aqui, um dos encernadores cortando a madeira, simbolizando o coração partido do personagem principal, inspiração do tema da Nuit Blanche

nuit-blanche-conciergerie

 

Finalizamos nosso circuito na Conciergerie, que recebeu uma instalação trompe-oeil em sua fachada, desvendando seu interior de arcadas góticas.

Adoramos compartilhar a Nuit Blanche com vocês pelo Snapchat #beminparis

A la prochaine #atéaproxima

Posts relacionados

Conheça a Livraria Shakespeare & Company https://beminparisblog.com/shakespeare-and-company-a-livraria-mais-charmosa-de-paris-ganha-um-cafe/

Catedral Notre Dame https://beminparisblog.com/catedral-notre-dame-obra-prima-da-arquitetura-gotica/

Vista da Torres da Catedral Notre Dame https://beminparisblog.com/a-incrivel-vista-das-torres-da-catedral-notre-dame/

 

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Lustre Gabriel : um lustre contemporaneo para Versalhes

Construίdo no século XVII, o Palácio de Versalhes é um modelo da arquitetura barroca, com salões grandiosos e  magnίficos jardins. Quando da visita guiada por um Guia Conferencista, o visitante tem a vantagem de entrar pelo antigo acesso do rei, a escada Gabriel, que dá acesso ao Grande Apartamento do Rei (conjunto de sete majestosos salões…

LER MAIS
Veneza festejada no Museu Cognacq-Jay

Ate 25 de junho de 2017, o museu Cognacq-Jay, no Marais, apresenta uma exposição sobre as festas venezianas. Paradoxalmente, mesmo diante do enfraquecimento de seu poder polίtico, econômico e territorial desde a Renascença, Veneza conhece uma riquίssima fase cultural no século XVIII. A Cidade dos Doges, como para exorcisar seu declίnio que culminou com a…

LER MAIS
Festas e Divertimentos na Corte de Versalhes

Luίs XIV compreende desde cedo o papel polίtico e social dos divertimentos que contribuem para o esplendor da monarquia. O « Rei Sol » promove grandes festas e eventos memoráveis durante todo seu reinado, atribuindo grande importância a esses eventos considerados por ele, parte da arte de governar. O desafio dos cortesãos por outro lado, era o…

LER MAIS
Daniel Buren colore a Fondation Louis Vuitton

Daniel Buren : cores, transparência e luz na Fondation Louis Vuitton Dando continuidade ao seu trabalho de promoção da criação contemporânea e de busca de encontros inéditos relacionados a sua arquitetura, a Fondation Louis Vuitton apresenta desde 11 de maio de 2016, a instalação temporária de Daniel Buren, intitulada : « L’Observatoire de la Lumière ».     A…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis