Nos passos de Van Gogh em Auvers-sur-Oise


A trinta quilômetros de Paris, Auvers-sur-Oise faz parte dos vilarejos a serem descobertos nos arredores de Paris, em especial, pelos admiradores de Van Gogh.

Apreciadores da obra de Van Gogh vêm do mundo inteiro conhecer o vilarejo onde o artista viveu seus últimos dias. O vilarejo se estende por 7 quilômetros e é um verdadeiro museu a céu aberto, dispondo de um circuito cultural e histόrico relacionado a grandes pintores paisagistas, pré-impressionistas, impressionistas e pόs-impressionistas. Auvers também acolheu e inspirou pintores como Pissaro e Cézanne.

Outros artistas viveram ou trabalharam em Auvers-sur-Oise : Jean-Baptiste Corot, Jean-François Millet, o artista venezuelano Boggio, o alemão Otto Freundlich, inclusive, muitos artistas japoneses.

auvers-vilarejo

auvers-2

O Auberge Ravoux, último domicílio de Van Gogh

auvers

auvers-auberge-ravoux

Em maio de 1890, Vincent van Gogh aluga um quarto de 7m² na pensão Auberge Ravoux.

Na tarde de 27 de julho de 1890, Van Gogh parte para os campos de trigo, onde costumava pintar e tenta se suicidar com um tiro no peito. Apesar de ferido, o artista consegue voltar para seu quarto no Auberge Ravoux, morrendo dois dias depois.

Entre 28 e 29 de julho, Theo van Gogh, presencia os últimos momentos de seu irmão Vincent van Gogh. Por supertição  “o quarto do suicίdio” lugar essencial no universo sensίvel do pintor, nunca mais foi realugado e é o ponto alto da visita em Auvers.

A visita comentada do quarto ocupado pelo artista é concluίda por uma projeção em vίdeo que retrata a estada de Van Gogh em Auvers-sur-Oise, através de suas obras, sua correpondência e fotografias de época. Impossίvel não sair emocionado desta visita.

Van Gogh vive apenas setenta dias em Auvers-sur-Oise, mas esse curto perίodo marca definitivamente a histόria da pintura. Em Auvers, o artista produz 70 quadros, dentre eles, o que retrata a Igreja de Auvers-sur-Oise, presente no acervo do Museu d’Orsay.

auvers-igreja

auvers-circuit

Pelo vilarejo de Auvers-sur-Oise um circuito pelas paisagens retratadas pelo artista

Quando visitar Auvers-sur-Oise

Temporada 2017 para visita do quarto de Van Gogh, no Auberge Ravoux
De 1° a março a 29 de outubro de 2017 (das 10h00 às 17h30)

Maison de Van Gogh : 52 Rue du Général de Gaulle, 95430 Auvers-sur-Oise

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Jardins de Monet
Casa e Jardins de Monet em Giverny – temporada 2019

Uma das perguntas mais frequentes que recebo nas redes sociais da @beminparis é sobre o perίodo de visitação anual dos Jardins de Monet. Todo ano, a casa e os jardins de Monet, em Giverny, fecham durante o inverno e reabrem na primavera, isso porque as flores não resistem ao frio. Giverny fica a uma hora…

LER MAIS
Caillebotte no Museu dos Impressionistas

  Caillebotte, pintor e jardineiro Nascido em 1848 em Paris, Caillebotte é célebre pela evocação dos bairros Haussmanianos, mas ele compartilhou sua vida – e sua obra – entre a capital e suas áreas de lazer. É no campo, na propriedade da família situada em Yerres, no sudeste de Paris, que ele adquire o gosto…

LER MAIS
A grande variedade de flores dos Jardins de Monet

A visita do Jardins de Monet se divide em duas etapas. Em frente a sua Casa fica o jardim chamado Clos Normand  e  atravessando uma passagem subterrênea, a visita se extende no local mais procurado pelos visitantes, que é  Jardin D’Eau, o famoso Jardim Aquático, cenário de sua famosa série de pinturas « As Ninféias » e…

LER MAIS
“Impressionante” Normandia

Recentemente mostrei no Snapchat #beminparis um dia de passeio em Honfleur,  um de nossos destinos de 1 dia na Normandia. Honfleur é uma das cidades mais charmosas da Normandia, onde encontramos numerosas galerias de arte e ateliês de artistas, em grande parte, influenciados pelos impressionistas. Os artistas impressionistas tiveram uma relação intensa de amor  com…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.