Noite Europeia dos Museus na Cinemateca francesa


A Noite europeia dos museus « Nuit Européenne des musées » é um evento anual que  acontece em várias partes da Europa. Na França é organizada pelo Ministério da Cultura e da Comunicação. Trinta paίses aderiram a essa virada cultural que já está na sua 13a edição e teve a participação de 3000 museus no ano passado.

Nessa noite cultural, organizada em maio, museus e centros de arte ficam abertos gratuitamente até tarde da noite. O visitante tem opções diversas entre concertos, jogos, visitas interativas, apresentações, espetáculos, enfim.

Uma atenção especial é dada ao público infanto-juvenil. As crianças ficam encantadas em poderem ir ao museu à noite, tanto pela aventura de sair de casa à noite com os pais,  quanto pela percepção dos museus em uma outra atmosfera.

Noite europeia dos museus na Cinemateca francesa

Minha filha Valentine tem 10 anos e adora museus. Este ano, na Noite europeia dos museus escolhemos ir à Cinemathèque Française, (Cinemateca Francesa), espaço dedicado ao  universo do cinema. Com mais de 40 000 filmes, documentos e objetos ligados ao patrimônio cinematográfico, a Cinemateca francesa é uma referência da sétima arte, paraίso para cinéfilos de todas as idades.

Noite europeia dos museus na Cinemateca francesa

A Cinemateca francesa – museu do cinema

Charles Chaplin na Cinemateca francesa

Mômes et Cie : exposição para crianças

Na Noite europeia dos museus vimos na Cinematèque a exposição Mômes & Cie – sobre crianças no cinema,  personagens de filmes clássicos e atuais. Atores e atrizes mirins mostrados em cenas cômicas, em momentos de alegria, tristeza, medo, pânico, raiva, coragem… A exposição diverte pais e filhos. Queremos retornar !

Cinemateca-francesa-expo

Exposição para crianças na Ciinemateca francesa

Filmes com personagens mirins em exposição para crianças em Paris

circuito interativo da exposiçao para crianças na Cinemateca francesa

A Valentine se divertiu muito brincando no circuito interativo da exposiçao.

Cinema japonês

Também vimos a exposição “L’Ecran Japonais” que destaca o cinema japonês, apresentada até dia 12 de junho de 2017.

O cinema japonês é celebrado na Cinemateca francesa

quimonos japoneses na exposição sobre o cinema japonês em Paris

Cinemateca-cinema-japones

Museu do cinema

A Cinemateca francesa é um museu moderno que objetiva valorizar a arte do cinema e despertar futuros cinéfilos. Ao longo do ano, as crianças têm acesso a ateliês lúdicos que facilitam a descoberta do encantado mundo do cinema.

Na Cinemateca francesa também é possίvel assistir a uma seção de cinema. Já pensou rever o « Último Tango em Paris », em Paris ?

A exposição para crianças “Mômes et Cie” vai até 30 de julho de 2017 – O acesso mais próximo à Cinemathèque française é o estação de metrô “Cours Saint Emilion”, na linha 14. A Cinemateca fica no parque de Bercy (51, rue de Bercy 75012)

 

Paris com crianças

Viajando com os pequenos? Confira nosso post sobre passeios com crianças ao ar livre em Paris. Neste link.

Em Versalhes, as crianças curtem muito a Galeria das Carruagens. Falei dela nesse post.

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Pissarro : pilar do impressionismo

Exposição “Pissarro à Éragny : La nature retrouvée” (Pissaro em Éragny : reencontro com a natureza) Até 9 de julho de 2017, no Museu do Luxemburgo. Neste último domingo, quem me acompanhou pelo Stories do Instagram @beminparis pôde ver parte da exposição Pissarro no Museu do Luxemburgo e de quebra, fazer um passeio guiado comigo entre o…

LER MAIS
Opera de Paris : obra-prima de Charles Garnier

Monumento dedicado ao espetáculo, o maior sίmbolo do Segundo Império, quando Paris foi transformada sob o comando de Napoleão III, a Ópera Garnier é uma das construções mais impressionantes de Paris, pela beleza e engenhosidade de sua arquitetura e é o meu monumento preferido, em especial, pela trajetόria de seu jovem arquiteto, Charles Garnier, personagem…

LER MAIS
Museu des Arts Forains : mundo encantado para crianças

O Museu des Arts Forains é um dos menos conhecidos em Paris e um dos mais curiosos ! Um museu não sό para crianças, mas para todas as idades, um verdadeiro sonho encantado que nos transporta no tempo. Os Pavilhões de Bercy ficam no sudeste de Paris, numa região ainda pouco explorada pelo turista estrangeiro. Construίdos…

LER MAIS
Os Globos de Luis XIV : objetos de arte e de ciências

Os Globos de Coronelli, também chamados Globos de Marly são dois globos (terrestre e celeste) de grande dimensão (4 m de diâmetro) realizados por Vincenzo Coronelli e oferecidos a Luίs XIV, grande protetor das artes e da navegação no século XVII. Os Globos de Luίs XIV foram encomendados para apresentar os conhecimentos cientίficos da época,…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis