Na intimidade de Delacroix


No passeio guiado pelo bairro histórico de Saint-Germain des Prés, sempre que possível, entramos pelo menos no pátio de museu Delacroix, onde viveu o artista, um dos maiores nomes do Romantismo na França.

entrada museu Delacroix

O museu Delacroix fica no primeiro andar de um pequeno prédio do n° 6, rue de Furstenberg, local onde Delacroix morou e trabalhou até sua morte, em 1863. Quadros, pastéis, litografias, cartas, desenhos, manuscritos estão expostos onde ficavam a sala, a biblioteca, o quarto e outros cômodos do antigo apartamento do pintor.

Maria Madalena Delacroix

Pinturas do antigo atelier do artista

Delacroix pinturas

O JARDIM DO MUSEU DELACROIX 

O charme do local é completado por um pequeno jardim, onde os visitantes costumam parar para ler um livro, escutar os passarinhos ou parar depois da visita para falar sobre a inestimável obra de Delacroix.

Jardim museu Delacroix

Antes de chegar ao jardim, é possível visitar a extensão do museu, um amplo cômodo de pé direito alto, onde funcionou o último atelier de Delacroix. Hoje, ali estão expostas algumas de suas obras momumentais e obras de outros artistas.

atelier Delacroix

Museu Delacroix
Detalhes antigo atelier Delacroix
DELACROIX NO LOUVRE

Obras célebres de Delacroix são conservadas no museu do Louvre, a exemplo da histórica obra « A liberdade guiando o povo », 1830. A visita ao museu Delacroix é complementar para aqueles que queiram experienciar esse espaço que foi tão íntimo para Delacroix e conhecer obras de pequeno formato, imprescindíveis para o entendimento do processo de criação do artista.

A liberdade guiando o povo Delacroix

O museu Delacroix foi criado no final dos anos 1920 por iniciativa de amigos do pintor, que fizeram questão de honrar sua memória nesse lugar que foi um oásis de paz e de inspiração para Eugène Delacroix.

Eugène Delacroix

Delacroix (1798-1863) testemunhou momentos ímpares da História da França, como o triunfo da burguesia revolucionária sobre a monarquia dos reis Capeto, a ascensão e queda de Napoleão Bonaparte, a restauração da dinastia dos Bourbon e, finalmente, a entronização do rei Luís Felipe, em 1830, eventos estes que tiveram grande influência em suas últimas obras.

CURSOS ON-LINE DE HISTÓRIA DA ARTE

@beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama história da arte e cultura francesa, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.

Os cursos são planejados e apresentados por Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.

Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, sem sair de casa. Clique aqui.

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Bicentenário da morte de Napoleão

O bicentenário da morte de Napoleão Bonaparte é comemorado neste ano de 2021. Personagem complexo e controverso, cuja vida oscila entre heroísmo e tragédia, vitória e derrota, avanços modernos e medidas regressivas. Com seu afastamento do poder na França, Napoleão foi exilado pelos ingleses na ilha de Santa Helena, um dos lugares mais isolados do…

LER MAIS
afrescos de Pompeia
Exposição Pompeia no Grand Palais

Com a pandemia, as exposições de 2020 ficaram comprometidas. Felizmente, o Grand Palais pôde abrir por uns meses e nesse intervalo fui conferir a exposição Pompeia, uma das mais esperadas da temporada. Fiquei impressionada com os efeitos especiais, que davam mesmo a sensação de imersão na antiga cidade de Pompeia e de por alguns instantes,…

LER MAIS
flores dos jardins de Monet
Jardins de Monet: turismo na pandemia

O Turismo na França e no mundo foi um dos setores mais impactados pela pandemia do covid19, declarada no primeiro trimestre de 2020. Trabalhei até o dia 23 de março e me lembro que minha última visita guiada foi ao Palácio de Versalhes, contratada por uma querida cliente que já tinha feito visitas guiadas com…

LER MAIS
Emily in Paris com look xadrez e boina vermelha
Emily in Paris: fashionismo e cultura

“Emily in Paris” é certamente uma das séries mais comentadas dos últimos anos. Teve estréia em outubro de 2020 e foi uma opção de programa leve, divertido e ao mesmo tempo, uma imersão em endereços icônicos de Paris, que deu pra matar saudades de muita gente que teve o sonho de viagem para Paris, adiado,…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.