Na intimidade de Delacroix


No passeio guiado pelo bairro histórico de Saint-Germain des Prés, sempre que possível, entramos pelo menos no pátio de museu Delacroix, onde viveu o artista, um dos maiores nomes do Romantismo na França.

entrada museu Delacroix

O museu Delacroix fica no primeiro andar de um pequeno prédio do n° 6, rue de Furstenberg, local onde Delacroix morou e trabalhou até sua morte, em 1863. Quadros, pastéis, litografias, cartas, desenhos, manuscritos estão expostos onde ficavam a sala, a biblioteca, o quarto e outros cômodos do antigo apartamento do pintor.

Maria Madalena Delacroix

Pinturas do antigo atelier do artista

Delacroix pinturas

O JARDIM DO MUSEU DELACROIX 

O charme do local é completado por um pequeno jardim, onde os visitantes costumam parar para ler um livro, escutar os passarinhos ou parar depois da visita para falar sobre a inestimável obra de Delacroix.

Jardim museu Delacroix

Antes de chegar ao jardim, é possível visitar a extensão do museu, um amplo cômodo de pé direito alto, onde funcionou o último atelier de Delacroix. Hoje, ali estão expostas algumas de suas obras momumentais e obras de outros artistas.

atelier Delacroix

Museu Delacroix
Detalhes antigo atelier Delacroix
DELACROIX NO LOUVRE

Obras célebres de Delacroix são conservadas no museu do Louvre, a exemplo da histórica obra « A liberdade guiando o povo », 1830. A visita ao museu Delacroix é complementar para aqueles que queiram experienciar esse espaço que foi tão íntimo para Delacroix e conhecer obras de pequeno formato, imprescindíveis para o entendimento do processo de criação do artista.

A liberdade guiando o povo Delacroix

O museu Delacroix foi criado no final dos anos 1920 por iniciativa de amigos do pintor, que fizeram questão de honrar sua memória nesse lugar que foi um oásis de paz e de inspiração para Eugène Delacroix.

Eugène Delacroix

Delacroix (1798-1863) testemunhou momentos ímpares da História da França, como o triunfo da burguesia revolucionária sobre a monarquia dos reis Capeto, a ascensão e queda de Napoleão Bonaparte, a restauração da dinastia dos Bourbon e, finalmente, a entronização do rei Luís Felipe, em 1830, eventos estes que tiveram grande influência em suas últimas obras.

CURSOS ON-LINE DE HISTÓRIA DA ARTE

@beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama história da arte e cultura francesa, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.

Os cursos são planejados e apresentados por Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.

Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, sem sair de casa. Clique aqui.

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Leda por Gustave Moreau
Gustave Moreau : museu secreto e surpreendente em Paris

Origem do simbolismo O simbolismo surge no final do século XIX, reunindo pintores, escultores, escritores e músicos. Eles querem traduzir o irracional, seus desejos conscientes e inconscientes. Enquanto a revolução industrial promove a ciência, a matéria, o realismo e a razão, o simbolismo exalta o imaginário, os sonhos, os fenômenos sobrenaturais, o misticismo e as…

LER MAIS
Os segredos da Vênus de Milo
Louvre : os segredos da Vênus de Milo

Admirada, copiada, citada, subvertida, a Vênus de Milo tem fascinado o público, desde a sua entrada no Louvre em 1821. Célebre no mundo inteiro, a mulher sem braços é no entanto mal conhecida. Em primeiro lugar, deveria ser rebatizada e nomeada corretamente, com o seu nome grego, « Afrodite de Melos ». Contudo, por falta de atributo,…

LER MAIS
10 curiosidades sobre Versalhes

Símbolo da perfeição clássica, o conjunto composto pelo castelo, seus jardins e Trianon forma um universo complexo construído, majoritariamente, no reinado de Luís XIV, que não mediu esforços para a contratação dos maiores artistas, arquitetros, pintores e mestres em jardins, de seu tempo.   O famoso « Rei Sol », herdou de sua mãe Ana da Áustria,…

LER MAIS
raspadores de assoalho pintura
3 pinturas para celebrar o Dia do Trabalhador

ORIGEM DO DIA DO TRABALHADOR  A comemoração do Primeiro de Maio como Dia do Trabalhador remonta aos movimentos trabalhistas ocorridos na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XIX, como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução industrial. Na época, a jornada de trabalho era superior a 12 horas por dia, sem…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.