Museu Yves Saint Laurent : « a revolução Mondrian »


O Museu Yves Saint Laurent exibe atualmente a coleção outono-inverno 1965, que marcou a histόria da moda. Batizada « Revolucionária », ela propõe um estilo moderno e de vanguarda apoiada principalmente em uma série de vestidos, inspirados da obra do pintor Piet Mondrian (1872-1944).

Para entender a ligação entre Mondrian e essa célebre coleção, começo abordando a trajetόria artίstica de Mondrian.

Piet Mondrian (1872-1944) pintor holandês, retrata em sua pintura mulheres e paisagens. Atraίdo pelo cubismo, chega em Paris, em 1912, e, começa a decompor o tema, influenciado pelas obras de Braque e de Picasso. Pouco a pouco, a figuração dá lugar a figuras geométricas. Mondrian estudou na Academia de Belas Artes de Amsterdã e levou a arte abstrata ao extremo através da simplificação, tanto na composição como no colorido, buscando expor os princίpios que estão por baixo da aparência.

Mondrian pintor holandês

Geometria

composição abstrada de Mondrian inspira Yves Saint Laurent

Em sua obra Composição com vermelho, amarelo, azul e preto, toda perspectiva desaparece para que o elementos de base da pintura fiquem evidentes : as cores primárias, uma grade na cor preta e um fundo branco (1921). Essa emblemática pintura marca o surgimento do  « estilo Mondrian », e inspira, além de Yves Saint-Laurent, Vivienne Westwood, Moschino, e outros estilistas.

Vestido Mondrian : obra de arte ou Alta Costura

o famoso vestido Mondrian de Yves Saint Laurent

Diretamente inspirado da obra abstrada do artista holandês, o vestido Mondrian imaginado por Yves Saint Laurent, em 1965, causou surpresa no desfile Haute Couture outono-inverno “Homenagem à Mondrian”, por quebrar os padrões da época. Os vestidos na época tinham a cintura marcada e essa coleção de vestidos tubos, retos, com efeito color-block, cores marcantes e cumprimento acima do joelho, era completamente vanguardista. Verdadeira obra de arte, o protόtipo do vestido Mondrian foi realizado por Azzedine Alaïa. Com o vestido reto, o corpo em movimento se submete ao rigor das formas geométricas.

Yves Saint Laurent e o famoso vestido Mondrian

Afirmando sua vontade de confrontação com artistas fundamentais da modernidade, Yves Saint Laurent acaba colaborando para a celebridade do pintor holandês, pouco conhecido do grande público. Hoje, essas peças icônicas fazem parte da cultura popular e continuam sendo reinterpretadas por artistas contemporâneos.

A exposição “La révolution Mondrian” vai até 31 de dezembro de 2019, então temos até o final de ano para vê-la e revê-la.

O Museu Yves Saint Laurent (5, av. Marceau 75008) abre de terça a domingo, das 11h às 18h. Post completo sobre o museu Yves Saint Laurent no link.

Para esse primeiro semestre de 2019, também sugiro a exposição de moda na Associação Azzedine Alaia, sobre Gilbert Adrian, mestre do tailleur na moda americana dos anos 1940 – 1950. Adrian e Alaia – a arte do tailleur. Até 23 de junho de 2019. Confira os detalhes nesse link.

CURSO DE MODA E MERCADO DO LUXO EM PARIS

Se você planeja conhecer in-loco bastidores de grandes maisons, como a Chanel, Yves Saint Laurent, Dior, Elie Saab e tantas outras maisons, aprender sobre moda, estilo e mercado do luxo com uma especialista, conheça a proposta do Passaporte Fashionista.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Dior em Londres, a exposição do ano

Londres e Paris são capitais prόximas separadas apenas por 2h15 de Eurostar, o trem de alta velocidade (300km/h) que liga as duas cidades pelo Canal da Mancha. A viagem é rapida e prática, pois o trem sai do centro de Paris, da Gare du Nord e em Londres, chega em uma região central, na estação…

LER MAIS
Azzedine Alaia costureiro tunisiano
Exposição de moda: Adrian e Alaïa- a arte do tailleur

Uma exposição inédita reune dois grandes nomes que mudaram a histόria da moda : Gilbert Adrian e Azzedine Alaïa. Pela primeira vez modelos de Azzedine Alaïa são exibidos ao lado de modelos de Gilbert Adrian, costureiro americano mίtico, conhecido simplesmente como Adrian. Ao longo de sua carreira, Adrian foi diretor de figurinos na Metro Goldwyn Mayer…

LER MAIS
mulheres negras na Vogue Paris
Vogue Paris e ONU Femmes – arte e causa social com mulheres inspiradoras

A Monnaie de Paris recebe até o dia 27 de fevereiro de 2019, a exposição “Artistes à la Une, Togeth’her”®, organizada para apoiar programas da ONU Femmes, em prol da igualmente dos sexos e autonomia da mulher. Artistas de várias parte do mundo, homens e mulheres, foram convidados à imaginar uma capa (virgem) da revista…

LER MAIS
O icônicos modelos desenhados pelo costureiro Yves Saint Laurent
Um museu para Yves Saint Laurent

O Museu Yves Saint Laurent é a realização do sonho e iniciativa de Pierre Bergé, companheiro de Yves Saint Laurent (1936-2008)  durante doze anos. Em 1962,  Yves Saint Laurent cria, ao lado de Pierre Bergé, sua prόpria maison, situada no n° 30 bis, rue Spontini, no 16° distrito de Paris. Com o sucesso imediato do…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.