Museu des Arts Forains : mundo encantado para crianças


O Museu des Arts Forains é um dos menos conhecidos em Paris e um dos mais curiosos ! Um museu não sό para crianças, mas para todas as idades, um verdadeiro sonho encantado que nos transporta no tempo.

Os Pavilhões de Bercy ficam no sudeste de Paris, numa região ainda pouco explorada pelo turista estrangeiro. Construίdos no final do século 19 pelo arquiteto Lheureux, aluno de Gustave Eiffel, esses pavilhões eram antigos galpões de armazenamento de vinho. Reabilitados, passaram a acolher comércios e restaurantes e, desde 1966, o Museu des Arts Forains. O lugar histόrico e pitoresco envolve imediatamente o visitante numa atmosfera de vilarejo, longe da agitação do centro de Paris.

O Museu des Arts Forains é a realização do sonho de Jean-Paul Favand, que apaixonado pelo mágico universo dos parques de diversões antigos, dedicou 35 anos de sua vida para adquirir e restaurar todos os objetos excepcionais que expõe em seu museu particular.  Longos anos de pesquisas e de restauro foram necessários para dar vida nova a centenas de atrações autênticas e raras, pela inventividade e mecanismos antigos. Algumas atrações funcionam há mais de cem anos :  carrosséis, mesas de jogos, tabuleiros, marionetes, gôndulas… tudo em perfeito estado de conservação.

arts-forains-carrousel

Carrossel realizado em 1897

arts-forains-1897

arts-forains-detalhe

ars-forains-volta-carrousel
O conjunto é dividido em 4 espaços : o Museu des Arts Forains, o Teatro de Merveilleux, os Salões Venezianos  e o Teatro de Verdure, exuberante jardim externo onde são instaladas barracas de chocolate quente, algodão doce e tantas outras delίcias que nos lembram os parques de diversões tradicionais (sim, os de antigamente).  

arts-forains

arts-forains-baralho

 

Funcionamento do Museu des Arts Forains

Como museu particular e pela preservação dos objetos, o Arts Forains não funciona normalmente com tantos outros. Durante o ano, é aberto para visitas guiadas, com duração de 1h30, em francês e em inglês. Durante essa visita guiada o público pode ter acesso a algumas atrações.

No perίodo de final de ano, geralmente entre 26 de dezembro e 2 de janeiro, o Arts Forains promove o Festival du Merveilleux, quando além de colocar em funcionamento várias atrações como seus incrίveis carrosséis Belle Epoque também organiza visitas guiadas e um espetáculo de luz e imagens.

arts-forains-carrossel-detalhe

 

valentine-arts-forains

Minha filha Valentine, de 9 anos, que adora o Museu des Arts Forains e é quem me ajuda a selecionar roteiros infantis

 

Musée des Arts Forains

Festival du Merveilleux – Até dia 2 de janeiro de 2017

Tarifas entre 6€ e 14€

53 avenue des Terroirs-de-France – Pavillon de Bercy – 75012 Paris

Metrô : linha 14, Estação : Cour Saint Emilion

Site oficial para compra de tickets : https://www.arts-forains.com

 

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Chistian Dior New Look
Exposição celebra os 70 anos de Alta costura da Dior

O Musée des Arts Décoratifs (museu das artes decorativas) de Paris, apresenta uma retrospectiva excepcional de sete décadas de histόria e de criação da maison Dior. A exposição que celebra os 70 anos da Alta costura da Dior mostra a extrema riqueza do universo criativo de Christian Dior apresentando trezentos vestidos de Alta costura, inúmeros…

LER MAIS
Cinemateca-francesa-expo
Noite Europeia dos Museus na Cinemateca francesa

A Noite europeia dos museus « Nuit Européenne des musées » é um evento anual que  acontece em várias partes da Europa. Na França é organizada pelo Ministério da Cultura e da Comunicação. Trinta paίses aderiram a essa virada cultural que já está na sua 13a edição e teve a participação de 3000 museus no ano passado….

LER MAIS
Olga Picasso : primeira esposa e musa inspiradora de Picasso

Poucos artistas do século XX podem rivalizar com Picasso pela quantidade de obras produzidas. Além de ter sido um artista incansável, perseverante e curioso, tal fato também pode ser explicado pela longevidade do artista, que chegou aos noventa e um anos. Parte importante da obra de Picasso é marcada pela presença de mulheres, suas companheiras,…

LER MAIS
Pissarro : pilar do impressionismo

Exposição “Pissarro à Éragny : La nature retrouvée” (Pissaro em Éragny : reencontro com a natureza) Até 9 de julho de 2017, no Museu do Luxemburgo. Neste último domingo, quem me acompanhou pelo Stories do Instagram @beminparis pôde ver parte da exposição Pissarro no Museu do Luxemburgo e de quebra, fazer um passeio guiado comigo entre o…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis