Museu des Arts Forains : mundo encantado para crianças


O Museu des Arts Forains é um dos menos conhecidos em Paris e um dos mais curiosos ! Um museu não sό para crianças, mas para todas as idades, um verdadeiro sonho encantado que nos transporta no tempo.

Os Pavilhões de Bercy ficam no sudeste de Paris, numa região ainda pouco explorada pelo turista estrangeiro. Construίdos no final do século 19 pelo arquiteto Lheureux, aluno de Gustave Eiffel, esses pavilhões eram antigos galpões de armazenamento de vinho. Reabilitados, passaram a acolher comércios e restaurantes e, desde 1966, o Museu des Arts Forains. O lugar histόrico e pitoresco envolve imediatamente o visitante numa atmosfera de vilarejo, longe da agitação do centro de Paris.

O Museu des Arts Forains é a realização do sonho de Jean-Paul Favand, que apaixonado pelo mágico universo dos parques de diversões antigos, dedicou 35 anos de sua vida para adquirir e restaurar todos os objetos excepcionais que expõe em seu museu particular.  Longos anos de pesquisas e de restauro foram necessários para dar vida nova a centenas de atrações autênticas e raras, pela inventividade e mecanismos antigos. Algumas atrações funcionam há mais de cem anos :  carrosséis, mesas de jogos, tabuleiros, marionetes, gôndulas… tudo em perfeito estado de conservação.

arts-forains-carrousel

Carrossel realizado em 1897

arts-forains-1897

arts-forains-detalhe

ars-forains-volta-carrousel
O conjunto é dividido em 4 espaços : o Museu des Arts Forains, o Teatro de Merveilleux, os Salões Venezianos  e o Teatro de Verdure, exuberante jardim externo onde são instaladas barracas de chocolate quente, algodão doce e tantas outras delίcias que nos lembram os parques de diversões tradicionais (sim, os de antigamente).  

arts-forains

arts-forains-baralho

 

Funcionamento do Museu des Arts Forains

Como museu particular e pela preservação dos objetos, o Arts Forains não funciona normalmente com tantos outros. Durante o ano, é aberto para visitas guiadas, com duração de 1h30, em francês e em inglês. Durante essa visita guiada o público pode ter acesso a algumas atrações.

No perίodo de final de ano, geralmente entre 26 de dezembro e 2 de janeiro, o Arts Forains promove o Festival du Merveilleux, quando além de colocar em funcionamento várias atrações como seus incrίveis carrosséis Belle Epoque também organiza visitas guiadas e um espetáculo de luz e imagens.

arts-forains-carrossel-detalhe

 

valentine-arts-forains

Minha filha Valentine, de 9 anos, que adora o Museu des Arts Forains e é quem me ajuda a selecionar roteiros infantis

 

Musée des Arts Forains

Festival du Merveilleux – De 26 de dezembro de 2017 a 7 de janeiro de 2018.

Tarifas entre 6€ e 14€

53 avenue des Terroirs-de-France – Pavillon de Bercy – 75012 Paris

Metrô : linha 14, Estação : Cour Saint Emilion

Site oficial para compra de tickets : https://www.arts-forains.com

 

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Moda em Paris: cultura e patrimônio

Expressão de uma época, de uma cultura, de uma identidade, a moda tem ganhado cada vez mais espaço em museus do mundo, e não poderia ser diferente na « capital da moda », que vive e respira esse universo fascinante e criativo, herança do « sistema da moda » inventado pelo rei Luís XIV, na…

LER MAIS
Leda por Gustave Moreau
Gustave Moreau : museu secreto e surpreendente em Paris

Origem do simbolismo O simbolismo surge no final do século XIX, reunindo pintores, escultores, escritores e músicos. Eles querem traduzir o irracional, seus desejos conscientes e inconscientes. Enquanto a revolução industrial promove a ciência, a matéria, o realismo e a razão, o simbolismo exalta o imaginário, os sonhos, os fenômenos sobrenaturais, o misticismo e as…

LER MAIS
Os segredos da Vênus de Milo
Louvre : os segredos da Vênus de Milo

Admirada, copiada, citada, subvertida, a Vênus de Milo tem fascinado o público, desde a sua entrada no Louvre em 1821. Célebre no mundo inteiro, a mulher sem braços é no entanto mal conhecida. Em primeiro lugar, deveria ser rebatizada e nomeada corretamente, com o seu nome grego, « Afrodite de Melos ». Contudo, por falta de atributo,…

LER MAIS
obra-prima de Tissot
O d’Orsay reabre com exposição de James Tissot

Reabertura dos museus de Paris Paris celebra a reabertura progressiva de seus museus após três meses fechados desde o início da Pandemia. O museu d’Orsay, dos mais frequentados, inclusive, pelos franceses, reabriu dia 23 de junho com uma retrospectiva do artista francês James Tissot (1836-1902), considerado um dos pioneiros da pintura moderna. Tissot e o…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.