Moda em Paris: cultura e patrimônio


Expressão de uma época, de uma cultura, de uma identidade, a moda tem ganhado cada vez mais espaço em museus do mundo, e não poderia ser diferente na « capital da moda », que vive e respira esse universo fascinante e criativo, herança do « sistema da moda » inventado pelo rei Luís XIV, na corte de Versalhes.

Os museus de moda de Paris têm acervos primorosos que retratam a evolução da história da moda na França, através de coleções inestimáveis, das mais preciosas do mundo. Coleções de roupas e acessórios que refletem os códigos do vestuário na França, do século XVIII aos dias de hoje.

No perfil @beminparis no Instagram fiz um post especial, citando os “6 museus de moda em Paris”, além da « Cité de la Mode et du Design », que organiza mostras e workshops relacionadas à moda e é onde fica a sede do IFM – Instituto Francês de Moda, uma das grandes escolas de moda na França, referência na formação e em pesquisa nas indústrias de moda, têxtil, do luxo e do design.

Confira o post “6 museus de moda em Paris”. Neste link

alta costura no museu das Artes Decorativas em Paris

Balenciaga e Alaia escultores das formas

O estilista costureiro Yves Saint Laurent na sede da maison avenue Marceau

Fiz minhas mais belas viagens através dos meus livros, do sofá da minha sala – Yves Saint Laurent

 

APRENDER É O NOVO CHIC

@beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama história da arte e cultura francesa, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.

Os cursos são planejados e apresentados por Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.

Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, sem sair de casa. Clique aqui.

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

100 anos perfume Chanel n° 5
100 anos do perfume Chanel N°5

O ano de 2021 marca o aniversário de 100 anos do icônico perfume Chanel N° 5 e, os Correios da França (La Poste), que a cada ano, celebram a Saint Valentin (Dia dos Namorados), homenageando uma grife de luxo, dedica ao N° 5, dois selos em edição limitada. Chanel N°5 : o perfume mais vendido no…

LER MAIS
Leda por Gustave Moreau
Gustave Moreau : museu secreto e surpreendente em Paris

Origem do simbolismo O simbolismo surge no final do século XIX, reunindo pintores, escultores, escritores e músicos. Eles querem traduzir o irracional, seus desejos conscientes e inconscientes. Enquanto a revolução industrial promove a ciência, a matéria, o realismo e a razão, o simbolismo exalta o imaginário, os sonhos, os fenômenos sobrenaturais, o misticismo e as…

LER MAIS
Os segredos da Vênus de Milo
Louvre : os segredos da Vênus de Milo

Admirada, copiada, citada, subvertida, a Vênus de Milo tem fascinado o público, desde a sua entrada no Louvre em 1821. Célebre no mundo inteiro, a mulher sem braços é no entanto mal conhecida. Em primeiro lugar, deveria ser rebatizada e nomeada corretamente, com o seu nome grego, « Afrodite de Melos ». Contudo, por falta de atributo,…

LER MAIS
10 curiosidades sobre Versalhes

Símbolo da perfeição clássica, o conjunto composto pelo castelo, seus jardins e Trianon forma um universo complexo construído, majoritariamente, no reinado de Luís XIV, que não mediu esforços para a contratação dos maiores artistas, arquitetros, pintores e mestres em jardins, de seu tempo.   O famoso « Rei Sol », herdou de sua mãe Ana da Áustria,…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.