Martin Margiela em duas exposições em Paris


modelo negra Martin Margiela

Paris dedica duas exposições retrospectivas ao grande estilista belga Martin Margiela. Uma retraça sua trajetόria no museu Galliera, a outra, no museu das Artes Decorativas, aborda seus anos de colaboração com a maison Hermès.

Primeira retrospectiva dedicada a Martin Margiela, em Paris, a exposição retraça, da primavera-verão 1989 a primavera-verão 2009, a carreira do estilista, que questiona tanto as estruturas da roupa quando os sistemas da moda.

Diplomado em moda pela Académie royale des beaux-arts, de Anvers, em 1980, assistente de Jean Paul Gaultier entre 1984 e 1987, Martin Margiela (Louvain, 1957), lidera a escola de Anvers, sendo o único estilista belga de sua geração a fundar sua maison em Paris.

Por sua abordagem conceitual, Margiela questiona a estética da moda de seu tempo. O estilista pesquisa a roupa nos mίnimos detalhes, estuda a construção da roupa pela sua desconstrução, revela seu avesso e torna aparente as etapas de sua fabricação.

Margiela questiona também o descarte da roupa com sua linha « Artesanal », feita de roupas vintage ou de objetos recuperados, transformados pelo estilista em peças únicas, costuradas à mão, ou com sua série « Replica » de roupas garimpadas que ele reproduz fielmente, como tantos clássicos atemporais.

Martin Margiela

Exposição Margiela Paris

Exposição de moda em Paris

Margiela : o estilista invisίvel

Margiela é considerado o estilista invisvel por ter preferido o anonimato para preservar sua vida privada, evitando entrevistas e aparições. Margiela deixa definitivamente a marca em 2009, que desde então é dirigida pelo britânico John Galliano.

Mais de 130 silhuetas, vίdeos de desfiles, arquivos e instalações especiais são apresentados nessa exposição que traz um olhar inédito sobre um dos mais influentes criadores da moda contemporânea.

Margiela para a Hermès

Para completar a mostra sobre Margiela, o museu das Artes Decorativas de Paris destaca seus oito anos de trabalho na maison Hermès, a partir de 1989, quando a maison desenvolve o prêt-à-porter.

Martin Margiela na Hermès

O estilista belga Margiela para Hermès

MARGIELA/GALLIERA, 1989-2009

De 3 de março a 15 de julho de 2018

Palais Galliera, 10, avenue Pierre-1er-de-Serbie, 16e.

Fechado às segundas-feiras

 

MARGIELA, Les années Hermès, 1989-2009

De 22 de março a 2 de setembro 2018

Les Arts Décoratifs. 107, rue de Rivoli, 1er

Fechado às segundas-feiras

 

E MAIS …

Azzedine Alaïa também é celebrado em Paris em 2018. Confira nesse post.

Reveja a exposição Dior, recorde de público nos Artes Decorativas. Aqui.

Assista a um desfile de moda na Galeries Lafayette. Detalhes no link.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Impressionismo e a moda no Orsay
A origem da Alta Costura em Paris

A origem da Alta Costura « Haute Couture » é atribuída ao inglês Charles Frédérick WORTH, que abre em 1858, no n° 7, rue de la Paix, a primeira verdadeira Maison de Couture. Antes disso, Rose Bertin, « Ministra da Moda » de Maria-Antonieta, tinha iniciado esse caminho, tendo sido a primeira modista a liberar…

LER MAIS
Maria-Antonieta inspiração na Harper's Bazaar
150 anos de moda na exposição Harper’s Bazaar

A seção de moda do museu das Artes Decorativas de Paris, fechada em 2019 para renovação, reabre em grande estilo com uma exposição que comemora os 150 anos da revista Harper’s Bazaar, lançada em Nova Iorque em 1867 pela editora Harper & Brothers. A Harper’s Bazaar é uma das primeiras revistas de moda e foi…

LER MAIS
Balenciaga e Alaia lado a lado em Paris
A moda de Balenciaga e Azzedine Alaïa celebrada em Paris

A moda de Balenciaga e Azzedine Alaïa é celebrada em exposição inédita em Paris nesse primeiro semestre de 2020. O costureiro espanhol Cristóbal Balenciaga, nasceu na Espanha em 1895. Em 1919 abriu a sua primeira casa de costura em San Sebastian (Espanha) e devido a Guerra Civil Espanhola mudou-se para Paris, onde abriu sua maison em 1937. Balenciaga foi considerado o…

LER MAIS
exposicao-Louboutin
Exposição em Paris celebra Christian Louboutin

Uma exposição excepcional em Paris celebra Louboutin! 55 anos, 28 anos de criações marcantes em seu próprio nome, o designer de sapatos Christian Louboutin é famoso em todo o mundo por seus desejados sapatos de solado vermelho. Expressão de uma época, de uma cultura, de uma identidade, a moda tem ganhado cada vez mais espaço…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.