Lustre Gabriel : um lustre contemporaneo para Versalhes


Construίdo no século XVII, o Palácio de Versalhes é um modelo da arquitetura barroca, com salões grandiosos e  magnίficos jardins. Quando da visita guiada por um Guia Conferencista, o visitante tem a vantagem de entrar pelo antigo acesso do rei, a escada Gabriel, que dá acesso ao Grande Apartamento do Rei (conjunto de sete majestosos salões ), parte do circuito da visita clássica do Palácio de Versalhes.

Ao passar pela escada Gabriel, o visitante é então conduzido pelo Guia à sala onde fica a maquete do Domίnio de Versalhes, onde tem ali uma primeira abordagem sobre o conjunto das construções de Versalhes, o que facilita a compreensão do circuito de visita ao longo das salas.

A escada Gabriel recebeu a primeira obra contemporânea permanente instalada em Versalhes, o Lustre Gabriel, nome relacionado à Ange-Jacques Gabriel, arquiteto sob Luίs XV. O Lustre « Gabriel », suspenso no teto, pesa 500 quilos e é constituίdo de 800 blocos de cristal Swarovski iluminados por ampolas LED.

Criação dos designers industriais franceses Ronan et Erwan Bouroullec, o Lustre Gabriel foi realizado sob a coordenação tecnolόgica da Swarovski, que colabora há mais de 30 anos como mecena contribuindo com a conservação de Versalhes. O lustre contemporâneo é de uma beleza magistral, lembra uma joia e se integra harmoniosamente com esse lugar tão histόrico, criando uma ligação forte entre passado e presente.

Eu particularmente, gosto muito da  inserção da arte contemporânea em monumentos histόricos. E vocês o que acham?

Outros posts sobre Versalhes nesse link

 

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Festas noturnas em Versalhes: uma experiência inesquecίvel em traje de época

Baile barroco na Galeria dos Espelhos FÊTES GALANTES SOIRÉE COSTUMÉE À LA GALERIE DES GLACES Segunda-feira, dia 28 de maio 19h30 até meia-noite Local: Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes Versalhes relembra as refinadas festas do reinado de Luίs XIV, oferecendo aos visitantes uma experîencia inesquecίvel, verdadeira viagem no tempo ! Os mais belos espaços…

LER MAIS
Jardins de Versalhes no verão
Espetáculo As Grandes Águas e Jardins Musicais em Versalhes

Versalhes sem dúvida é um dos lugares que mais impressiona o visitante, tanto o estrangeiro quanto o prόprio francês e, é  também um dos destinos mais visitados na França, pela proximidade de Paris. Versalhes impressiona em especial, pela grandeza, beleza e riqueza patrimonial. Vocês me perguntam com frequência o que visitar em Versalhes e como….

LER MAIS
A melhor Creperia de Versalhes

Esse post vai deixar muitas pessoas que já fizeram a visita guiada de Versalhes com a @beminparis literalmente, com água na boca ! Désolée, mas tenho que postar sobre a Crêperie La Place, a melhor creperia de Versalhes. Logo que começamos os passeios em Versalhes, durante várias dias pesquisei nos arredores do Palácio, restaurantes para os…

LER MAIS
Galeria dos Espelhos : obra-prima de Versalhes

Visitar o Louvre sem ver a Mona Lisa é o mesmo que visitar o Palácio de Versalhes sem entrar na Galeria dos Espelhos, tamanha é sua importância artίstica e representatividade para o Domίnio do « Rei Sol ». Luίs XIV decide sua construção em 1678, no apogeu de seu reinado, final da guerra contra a Holanda. O…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.