Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Louvre: os segredos da Vênus de Milo

Os segredos da Vênus de Milo

Admirada, copiada, citada, subvertida, a Vênus de Milo tem fascinado o público, desde a sua entrada no Louvre em 1821. Célebre no mundo inteiro, a mulher sem braços é no entanto mal conhecida.

Venus de Milo corpo inteiro

Em primeiro lugar, deveria ser rebatizada e nomeada corretamente, com o seu nome grego, « Afrodite de Melos ». Contudo, por falta de atributo, a identificação com a deusa do Amor pode ser discutida. Existem muitas estátuas da antiguidade tão misteriosamente fragmentares, mas nenhuma delas despertou tanta especulação. Mais do que o rosto, executado disciplinadamente segundo o cânone clássico ( regra que estabelece as proporções ideais da figura humana), a carne palpitante revelada sob o cinzel do escultor sempre exerceu uma discreta sedução.

Vênus de Milo escultura grega

 

A deusa parece ter sido retratada no momento em que sua roupa começa a escorregar, sem por isso esboçar, qualquer gesto de pudor. Mais ainda do que na iconografia antiga de Afrodite no banho, o escultor estabelece um jogo sutil entre o que é mostrado e o que é (ainda) dissimulado. Orientada segundo várias linhas diagonais divergentes, a estátua convida o espectador a continuar o jogo, rodando progressivamante à sua volta.

Por que a Vênus de Milo é tão famosa ?  

Um dos motivos da celebridade da Vênus de Milo é sem duvida o talento com o qual o artista representou a carne no mármore, uma pedra dura, fria. O escultor soube representar um corpo que inspira realismo, leveza e sensualidade.

Os segredos da Vênus de Milo

Vênus de Milo, 130 – 100 a.C, mármore de Paros, altura 2.11 cm, descoberta em Milo, ilha grega em Ciclades – Departamento de Antiguidades gregas, etruscas e romanas do Museu do Louvre.

A Vênus de Milo estrela do Louvre
CURSOS ON-LINE DE HISTÓRIA DA ARTE 

@beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama história da arte e cultura francesa, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.

Os cursos são planejados e apresentados por Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.

Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, direto de sua casa. Clique aqui.

Acesse nosso perfil @museusdeparis no Instagram, catálogo digital com informações e curiosidades sobre os mais diversos museus da capital francesa, dos mais secretos aos mais famosos.

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress