Louvre : os segredos da Vênus de Milo


Admirada, copiada, citada, subvertida, a Vênus de Milo tem fascinado o público, desde a sua entrada no Louvre em 1821. Célebre no mundo inteiro, a mulher sem braços é no entanto mal conhecida.

Venus de Milo corpo inteiro

Em primeiro lugar, deveria ser rebatizada e nomeada corretamente, com o seu nome grego, « Afrodite de Melos ». Contudo, por falta de atributo, a identificação com a deusa do Amor pode ser discutida. Existem muitas estátuas da antiguidade tão misteriosamente fragmentares, mas nenhuma delas despertou tanta especulação. Mais do que o rosto, executado disciplinadamente segundo o cânone clássico ( regra que estabelece as proporções ideais da figura humana), a carne palpitante revelada sob o cinzel do escultor sempre exerceu uma discreta sedução.

Vênus de Milo escultura grega

 

A deusa parece ter sido retratada no momento em que sua roupa começa a escorregar, sem por isso esboçar, qualquer gesto de pudor. Mais ainda do que na iconografia antiga de Afrodite no banho, o escultor estabelece um jogo sutil entre o que é mostrado e o que é (ainda) dissimulado. Orientada segundo várias linhas diagonais divergentes, a estátua convida o espectador a continuar o jogo, rodando progressivamante à sua volta.

Por que a Vênus de Milo é tão famosa ?  

Um dos motivos da celebridade da Vênus de Milo é sem duvida o talento com o qual o artista representou a carne no mármore, uma pedra dura, fria. O escultor soube representar um corpo que inspira realismo, leveza e sensualidade.

Os segredos da Vênus de Milo

Vênus de Milo, 130 – 100 a.C, mármore de Paros, altura 2.11 cm, descoberta em Milo, ilha grega em Ciclades – Departamento de Antiguidades gregas, etruscas e romanas do Museu do Louvre.

A Vênus de Milo estrela do Louvre
CURSOS ON-LINE DE HISTÓRIA DA ARTE 

@beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama história da arte e cultura francesa, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.

Os cursos são planejados e apresentados por Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.

Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, direto de sua casa. Clique aqui.

Acesse nosso perfil @museusdeparis no Instagram, catálogo digital com informações e curiosidades sobre os mais diversos museus da capital francesa, dos mais secretos aos mais famosos.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Bicentenário da morte de Napoleão

O bicentenário da morte de Napoleão Bonaparte é comemorado neste ano de 2021. Personagem complexo e controverso, cuja vida oscila entre heroísmo e tragédia, vitória e derrota, avanços modernos e medidas regressivas. Com seu afastamento do poder na França, Napoleão foi exilado pelos ingleses na ilha de Santa Helena, um dos lugares mais isolados do…

LER MAIS
afrescos de Pompeia
Exposição Pompeia no Grand Palais

Com a pandemia, as exposições de 2020 ficaram comprometidas. Felizmente, o Grand Palais pôde abrir por uns meses e nesse intervalo fui conferir a exposição Pompeia, uma das mais esperadas da temporada. Fiquei impressionada com os efeitos especiais, que davam mesmo a sensação de imersão na antiga cidade de Pompeia e de por alguns instantes,…

LER MAIS
flores dos jardins de Monet
Jardins de Monet: turismo na pandemia

O Turismo na França e no mundo foi um dos setores mais impactados pela pandemia do covid19, declarada no primeiro trimestre de 2020. Trabalhei até o dia 23 de março e me lembro que minha última visita guiada foi ao Palácio de Versalhes, contratada por uma querida cliente que já tinha feito visitas guiadas com…

LER MAIS
Emily in Paris com look xadrez e boina vermelha
Emily in Paris: fashionismo e cultura

“Emily in Paris” é certamente uma das séries mais comentadas dos últimos anos. Teve estréia em outubro de 2020 e foi uma opção de programa leve, divertido e ao mesmo tempo, uma imersão em endereços icônicos de Paris, que deu pra matar saudades de muita gente que teve o sonho de viagem para Paris, adiado,…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.