Les Jardins d’Etretat : jardins inspirados em Monet na Normandia


Les Jardins d’Etretat : paisagismo poético na Normandia

Estou sempre citando a Normandia quando falo da pintura impressionista. Terra natal de Eugène Boudin, artista de Honfleur que iniciou Monet na pintura ao ar livre (fora do atelier), a Normandia tem uma luz especial e paisagens deslumbrantes retratadas na pintura de artistas impressionistas. Uma dessas paisagens é a vista das famosas Falésias de Etretat, também conhecidas como «falésias do elefante ». O nome vem dos despenhadeiros calcários que lembram a forma do elefante. A pequena cidade de Etretat tem como grande atração, essas falésias, que podem ser avistadas de um lado e outro da praia.

Vista das Falésias de Etretat

Mostrei no Stories @beminparis Les Jardins d’Etretat, mais um atrativo do lugar, de onde se tem uma vista excepcional das falésias e da cidadezinha de Etretat.

Jardins de Etretat na Normandia

Um jardim inspirado em Monet

No inίcio do século XX, a elite parisiense elegeu a Normandia para instalar casas de campo, pela proximidade de Paris e do mar, tendo como modelo, as elegantes villas italianas (mansões de alto padrão). Etretat foi um dos destinos preferidos de famίlias nobres que se instalaram à beira mar, a exemplo de Deauville. A origem desses jardins, deve-se a uma célebre atriz francesa, Madame Thébault, que inspirada pela obra de Claude Monet, de quem era prόxima, inicia um jardim em sua mansão de Etretat cultivando árvores, arbustos e flores com um projeto assinado pelo paisagista Auguste Lecanu. Os jardins de Madame Thébault, iniciados a mais de cem anos, foram batizados como « Les Jardins d’Etretat » e finalmente, abertos ao público em 2016.

Jardins Etretat

Arte contemporânea e paisagismo na Normandia

arte em forma de jardim

Diálogo perfeito entre paisagismo e arte contemporânea

Um lugar único, onde arte contemporânea, arquitetura e paisagismo são integrados de forma harmoniosa. O passeio pelos jardins é livre e dura cerca 30 – 45 minutos. Os Jardins não são tão extensos, mas são de uma beleza sublime, além da vista que se tem deles para as falésias de Etretat.  Os Jardins de Etretat são divididos em espaços distintos onde cores, sons e ecos nos possibilitam um estado de serenidade e plenitude com a natureza. Daqueles lugares em que se chega e não dá vontade de sair tão cedo.

Os Jardins d’Etretat recebem exposições permanentes ou temporárias de pintores e escultores de renome internacional. Algumas das esculturas expostas já percorreram o mundo em exposições de destaque.  Além das obras de arte, os Jardins organizam concertos e eventos culturais.

Arte contemporânea nos Jardins de Etretat

Esculturas nos jardins de Etretat

Viagem romântica na Normandia em Etretat

Visitei os Jardins d’Etretat acompanhada da minha filha Valentine, de 10 anos, que alguns de vocês ja devem conhecer do Instagram. Ela adorou ! Aliás, observei a presença de muitas familias com crianças e casais, todos encantados e no geral, em estado de contemplação.

Edis Lima Guia em Paris

Valentine e eu em passeio “mãe e filha” na Normandia.

Viagem com crianças na França

Crianças nos jardins da França

Um labirinto verde que encanta as crianças.

Jardins de Etretat na Normandia

As Falésias de Etretat na pintura de Claude Monet

Vista das Falésias de Etretat

Claude Monet, uma obra de Wiktor Szostalo feita de galhos da videira. Essa escultura faz parte do projeto Tree Hugger já exposto em mais de vinte paίses. Nos Jardins d’Etretat Viktor realizou um modelo de Claude Monet inspirado em sua pintura « Por-do-sol em Etretat ».

Vista das Falésias de Etretat

Muita emoção em visitar um cenário da Normandia que tanto inspirou o Claude Monet.

Igreja no alto da Falésia de Etretat

Quando visitar os Jardins de Etretat

Recomendo a ida a Etretat de carro, por um dia ou pernoite, unindo a visita dos Jardins de Etretat, da cidadezinha com outros destinos na Normandia como Honfleur e Deauville ou ainda o Mont Saint Michel.

Os Jardins de Etretat ficam abertos durante todo o ano, inclusive, no inverno.  Aliás, as paisagens  da Normandia são tão incrίveis que o frio no inverno passa ser um mero detalhe.

Edis Lima Guia na França e sua filha Valentine

Edis Lima em Etretat na Normandia

Valentine e eu brincando de pousar para o mestre do impressionismo.

Falésias de Etretat

Ainda na Normandia…

Conheça as charmosas cidades de Honfleur e Deauville. Nesse link.

O Mont Saint Michel também fica na Normandia. Leia o post.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Jardins de Monet : temporada 2017

Para quem espera pela reabertura da Casa e Jardins de Monet, a Fondation Claude Monet, administradora desse que é um dos locais mais visitados da Normandia, já divulgou as datas da temporada de visitas para o prόximo ano : de 24 de março a 1° de novembro de 2017. Claude Monet deixou uma obra magistral composta…

LER MAIS
A grande variedade de flores dos Jardins de Monet

A visita do Jardins de Monet se divide em duas etapas. Em frente a sua Casa fica o jardim chamado Clos Normand  e  atravessando uma passagem subterrênea, a visita se extende no local mais procurado pelos visitantes, que é  Jardin D’Eau, o famoso Jardim Aquático, cenário de sua famosa série de pinturas « As Ninféias » e…

LER MAIS
Giverny : encantamento na Casa e Jardins de Monet

Passado o longo período de inverno, uma das notícias mais esperadas da primavera é a reabertura ao público, da Casa e Jardins de Monet, em Giverny. A temporada de 2016 começou dia 25 de março e vai até 1° de novembro. Porta de entrada da Normandia, Giverny foi refúgio de criação de Monet, durante mais…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis