Le Grand Musée du Parfum : novo museu do perfume em Paris


“Uma mulher refinada deve banir toda e qualquer excentricidade, tanto na escolha de um perfume, quanto na escolha de um vestido”. Jean Patou

Qual o primeiro perfume da histria ? Como os grandes perfumistas criam os perfumes ? Qual a relação entre o cheiro e as emoções ? Como funcionam o cheiro e a memria olfativa ? Quais são as matérias primas utilizadas nas fragrâncias hoje em dia ?

Inaugurado em dezembro de 2016, o Grand Musée du Parfum, entre emoção, sensorialidade e prazer, propõe um circuito original, lúdico e ao mesmo tempo, imersivo,  estruturado de forma pedagόgica, para apresentar o universo do perfume e desvendar seus mistérios.

O Grande Museu do Perfume é um museu inédito dedicado aos perfumes e à olfação. O museu oferece ao visitante uma experiência sensorial e artίstica incomparável, através de um circuito interativo e de uma cenografia contemporânea, apoiada por tecnologias inovadoras (vίdeos, dispositivos olfativos…) onde mais de 70 aromas podem ser sentidos, levando o visitante a conhecer ao longo da visita, a histόria do perfume, desde o Egito dos faraόs até nossos dias.

Com tal dispositivo, o museu objetiva sobretudo, a transmissão desse patrimônio imaterial, a valorização do savoir-faire, dos processos de criação e da abordagem artίstica e cientίfica dos perfumistas para tornar esse patrimônio acessίvel ao grande público.

Descoberta da histόria do perfume no subsolo do museu

Uma das instalações do museu de que eu mais gostei foi da chamada Galeria dos sedutores (Galerie des séducteurs), que expõe a intimidade olfativa de sete casais ou pares associados a personagens célebres – autênticos ou lendários – tendo marcado a histόria, graças ao perfume ou participando de sua evolução : Cleόpatra e  Marco Antonio, a Rainha de Sabá e o Rei Salomão, de Catarina de Médicis e de seu perfumista René le Florentin, de Luίs XIV e da Marquesa de Montespan, de Casanova e Maria Antonieta, de Napoleão e da Imperatriz Eugenia, entre outros.

Luίs XIV faz da Corte de Versalhes, modelo de elegância e refinamento, quando o perfume é acessόrio indispensável não somente para a sedução, mas, sobretudo, para aliviar odores provocados por uma higiene ainda rudimentar. Considerada uma das mulheres mais bonitas do reinado de Luίs XIV, sua favorita, a marquesa de Montespan, se servia de flores, plantas e ervas, tanto para se perfumar, quanto para preparar fόrmulas duvidosas, consideradas venenosas. Apesar de não ter sido condenada, Madame de Montespan foi acusada de envenenar sua rival Mademoiselle de Fontanges para conquistar favores do monarca.

Percepção olfativa : experiência única

As salas dos andares superiores são dedicadas a descobertas olfativas e sensoriais, nas quais o visitante é conduzido a cheirar, sentir, perceber e identificar matérias primas, aromas e fragrâncias.

 

A arte do perfume, smbolo da art de vivre à francesa

Embaixador das maisons de luxo e da arte de viver à francesa, o perfume é um dos pilares da economia francesa e o museu é uma vitrine única para difundir esse produto sίmbolo do saber-fazer francês.

O museu conta com uma concept store onde podem ser encontrados livros sobre perfumes e perfumistas, inclusive, livros infantis, velas perfumadas e uma vasta coleção de perfumes, dos mais conhecidos aos mais exclusivos.

O Grand Musée du Parfum está instalado em um hôtel particulier (uma mansão do século XIX), que já foi inclusive, sede do atelier de  Christian Lacroix. Localizado no n° 73 rue du Faubourg Saint Honoré, no coração do 8° distrito (o 8ème arrondissement), nas proximidades de endereços representativos do luxo e da elegância, inclusive, fica em frente ao Le Bristol, um dos mais prestigiados hotéis-palácios de Paris.  Uma ideia de programa pode ser visitar o Grand Museu do Perfume e tomar um chá da tarde no Le Bristol.

Grand Musée du Parfum

Grand Musée du Parfum

73, rue du Faubourg Saint Honoré

75008 Paris – Aberto de Terça a Domingo, das 10h30 às 19h00. (Às Sextas-feiras, até às 22h00)

Ticket adulto : 14,50€

A estação de metrô mais prόxima é a Champs-Elysées Clemenceau, perto do Grand Palais

Site oficial http://www.grandmuseeduparfum.fr/

Le Bristol, um dos mais prestigiados hotéis-palácios de Paris.

 

Tea time no Le Bristol

 

Para visitantes individuais, a visita do museu é livre. A BEM en Paris pode organizar para pequenos grupos, uma visita-atelier privativa no Grand Musée du Parfum, seguida de um Tea time no Le Bristol. Et alors? #e-então?

 

E mais!

Exposição celebra os 70 anos de Alta costura da Dior – Leia aqui

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Museu das Artes Decorativas de Paris: vitrine do design

O Museu das Artes Decorativas de Paris fica no mesmo prédio do Louvre, no 107 rue de Rivoli. O MAD, como é conhecido entre os franceses, é mais conhecido do público estrangeiro por suas exposições temporárias de grande expressão, como foi a exposição Dior, recorde de público em 2017. Aos interessados por criação e design,…

LER MAIS
Poltrona listrada Pio Conti
Gio Ponti, arquiteto da elegância

O Museu das Artes Decorativas de Paris apresenta em sua nave central, a exposição Tutto Ponti, Gio Ponti archi-designer cobrindo o conjunto da carreira do arquiteto e designer italiano Gio Ponti, de 1921 a 1978. Considerado como um dos profissionais mais influentes do século XX, Ponti (1891-1979) interessa-se tanto pela produção industrial quanto pela produção…

LER MAIS
O icônicos modelos desenhados pelo costureiro Yves Saint Laurent
Um museu para Yves Saint Laurent

O Museu Yves Saint Laurent é a realização do sonho e iniciativa de Pierre Bergé, companheiro de Yves Saint Laurent (1936-2008)  durante doze anos. Em 1962,  Yves Saint Laurent cria, ao lado de Pierre Bergé, sua prόpria maison, situada no n° 30 bis, rue Spontini, no 16° distrito de Paris. Com o sucesso imediato do…

LER MAIS
Museu des Arts Forains : mundo encantado para crianças

O Museu des Arts Forains é um dos menos conhecidos em Paris e um dos mais curiosos ! Um museu não sό para crianças, mas para todas as idades, um verdadeiro sonho encantado que nos transporta no tempo. Os Pavilhões de Bercy ficam no sudeste de Paris, numa região ainda pouco explorada pelo turista estrangeiro. Construίdos…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis