Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Lacloche é homenageada pela Van Cleef

Pela primeira vez, uma exposição homenageia uma das mais emblemáticas joalherias da Europa, a Lacloche, que marcou o período de 1892 à 1967.

A maison Lacloche foi uma das gloriosas joalherias parisienses, da Belle Époque aos anos 1960. Instalada na rue de la Paix, em 1901, também estava presente em Madri e Londres e tinha sucursais em Nice,  Biarritz, Saint-Sébastien, Cannes, Deauville.

bracelete de rubis e diamantes

Lacloche Frères, batizada mais tarde de Jacques Lacloche,  foi fornecedora de soberanas e soberanos, como a rainha Vitória da Espanha, Eduardo VII da Inglaterra, os reis da Grécia e de Siam – de personalidades da aristocracia, como a duquesa de Westminster, bem como de estrelas de Hollywood, a exemplo de Grace Kelly.

Maison Lacloche Paris

Através de joias, relógios, nécessaires de beleza – especialidade dos Lacloche – e de documentos de arquivos, essa retrospectiva ilustra, o naturalismo próprio à Art nouveau, a Egiptomania e o gosto da época pelo Extremo Oriente nos chamados Années folles na França (os 10 anos que sucederam a primeira guerra mundial, 1920 – 1929, período de grande efesvescência cultural e social), o modernismo da Art déco, a fantasia sedutora dos anos 1950.

O apogeu da maison Lacloche, ponto central dessa retrospectiva inédita é sua participação na Exposição internacional de 1925, que aconteceu em Paris e durou seis meses.

mini nécessaire Lacloche
broche alta joalheria

Para a exposição, uma longa e verdadeira caça ao tesouro, permitiu reunir, dos quatro cantos do mundo e junto a colecionadores privados, joias Lacloche apresentadas nesse evento mítico. Braceletes, broches,  relógios, mini-nécessaires, que impressionam pela elegância e delicadeza.

Origens do estilo Art Déco

Aproveito esse tema para ressaltar que o termo Art Déco surgiu no final da década de 1960 pela abreviação das palavras Arts Décoratifs (Artes Decorativas) do título desta exposição, a Exposição internacional de artes decorativas e industriais modernas, organizada em Paris entre abril e outubro de 1925, entre a Esplanada dos Inválidos e as entradas do Grand Palais e Petit Palais.

A criação artística durante os Années folles na França foi marcada por este evento, que reuniu muitas das ideias e conceitos da vanguarda internacional nos campos da arquitetura e artes aplicadas. Esta exposição sintetizou o que décadas mais tarde seria designado por Art Deco, um estilo moderno caracterizado por um classicismo depurado, composições geométricas, simetria, e uma estética industrial suave.

O corpo central da exposição reunia bens para o mercado de luxo, um sinal que, após a devastação da primeira Guerra Mundial, Paris se mantinha como o pólo das artes e do design.

A exposição Lacloche na Ēcole Van Cleef é uma bela ocasião para conhecer peças raras e os temas de influência na joalheria nesse período. A exposição vai até o dia 20 de dezembro de 2019 e tem entrada gratuita.

Como Guia Conferencista em Paris, venho desenvolvendo um trabalho junto à maisons prestiogiosas representativas do savoir-faire francês a fim de ampliar meus conhecimentos e o conteudo das visitas culturas da BEM IN PARIS. 

Cursos de iniciação a alta joalheria 

A escola de joalheria da Van Cleef & Arpels oferece cerca de vinte cursos e recebe alunos estrangeiros. Os cursos são dados em francês ou em inglês por profissionais joalheiros, designers de joias, maquetistas, historiadores de arte, gemόlogos, relojoaleiros, especialistas em laca e esmalte. Todos os detalhes nesse link

os cursos de joalheria Van Cleef & Arpels são ministrados em francês ou em inglês
POSTS RELACIONADOS

Conheça em detalhes a histόrica Place Vendôme. Neste link.

A exclusiva suite Coco Chanel no Ritz. Clique neste link.

O primeiro post do BLOG sobre a Van Cleef & Arpels. Aqui.

Nosso passeio guiado com o tema “A Paris de Haussmann” inclui a apresentação da Place Vendôme e aborda o surgimento de marcas de luxo sob o Segundo Império. Detalhes aqui.

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress