Lacloche, exposição de joias raras na escola de joalheria da Van Cleef


bracelete de rubis e diamantes

Pela primeira vez, uma exposição homenageia uma das mais emblemáticas joalherias da Europa, a Lacloche, que marcou o período de 1892 à 1967.

A maison Lacloche foi uma das gloriosas joalherias parisienses, da Belle Époque aos anos 1960. Instalada na rue de la Paix, em 1901, também estava presente em Madri e Londres e tinha sucursais em Nice,  Biarritz, Saint-Sébastien, Cannes, Deauville.

Lacloche Frères, batizada mais tarde de Jacques Lacloche,  foi fornecedora de soberanas e soberanos, como a rainha Vitória da Espanha, Eduardo VII da Inglaterra, os reis da Grécia e de Siam – de personalidades da aristocracia, como a duquesa de Westminster, bem como de estrelas de Hollywood, a exemplo de Grace Kelly.

Maison Lacloche Paris

Através de joias, relógios, nécessaires de beleza – especialidade dos Lacloche – e de documentos de arquivos, essa retrospectiva ilustra, o naturalismo próprio à Art nouveau, a Egiptomania e o gosto da época pelo Extremo Oriente nos chamados Années folles na França (os 10 anos que sucederam a primeira guerra mundial, 1920 – 1929, período de grande efesvescência cultural e social), o modernismo da Art déco, a fantasia sedutora dos anos 1950.

O apogeu da maison Lacloche, ponto central dessa retrospectiva inédita é sua participação na Exposição internacional de 1925, que aconteceu em Paris e durou seis meses.

mini nécessaire Lacloche

 

Para a exposição, uma longa e verdadeira caça ao tesouro, permitiu reunir, dos quatro cantos do mundo e junto a colecionadores privados, joias Lacloche apresentadas nesse evento mítico. Braceletes, broches,  relógios, mini-nécessaires, que impressionam pela elegância e delicadeza.broche alta joalheria

Origens do estilo Art Déco

Aproveito esse tema para ressaltar que o termo Art Déco surgiu no final da década de 1960 pela abreviação das palavras Arts Décoratifs (Artes Decorativas) do título desta exposição, a Exposição internacional de artes decorativas e industriais modernas, organizada em Paris entre abril e outubro de 1925, entre a Esplanada dos Inválidos e as entradas do Grand Palais e Petit Palais.

A criação artística durante os Années folles na França foi marcada por este evento, que reuniu muitas das ideias e conceitos da vanguarda internacional nos campos da arquitetura e artes aplicadas. Esta exposição sintetizou o que décadas mais tarde seria designado por Art Deco, um estilo moderno caracterizado por um classicismo depurado, composições geométricas, simetria, e uma estética industrial suave.

O corpo central da exposição reunia bens para o mercado de luxo, um sinal que, após a devastação da primeira Guerra Mundial, Paris se mantinha como o pólo das artes e do design.

A exposição Lacloche na Ēcole Van Cleef é uma bela ocasião para conhecer peças raras e os temas de influência na joalheria nesse período. A exposição vai até o dia 20 de dezembro de 2019 e tem entrada gratuita.

Cursos de iniciação a alta joalheria 

A escola de joalheria da Van Cleef & Arpels oferece cerca de vinte cursos e recebe alunos estrangeiros. Os cursos são dados em francês ou em inglês por profissionais joalheiros, designers de joias, maquetistas, historiadores de arte, gemόlogos, relojoaleiros, especialistas em laca e esmalte. Todos os detalhes nesse link

os cursos de joalheria Van Cleef & Arpels são ministrados em francês ou em inglês

POSTS RELACIONADOS

Conheça em detalhes a histόrica Place Vendôme. Neste link.

A exclusiva suite Coco Chanel no Ritz. Clique neste link.

O primeiro post do BLOG sobre a Van Cleef & Arpels. Aqui.

Nosso passeio guiado com o tema “A Paris de Haussmann” inclui a apresentação da Place Vendôme e aborda o surgimento de marcas de luxo sob o Segundo Império. Detalhes aqui.

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.