La Mode Retrouvée : a exuberância da Condessa Greffulhe


Por trás do exuberante guarda-roupa da Condessa Greffulhe

Esta exposição propõe a descoberta do guarda-roupa condessa Greffulhe, cuja beleza e elegância inspiraram Marcel Proust e os maiores costureiros de seu tempo.

Pela primeira vez, o Palais Galliera (Museu da Moda de Paris) expõe o excepcional guarda-roupa da condessa Greffulhe, nascida Élisabeth de Caraman-Chimay (1860-1952), eternizada no célebre romance de Marcel Proust, « Em busca do tempo perdido ».

A divina condessa viveu o fim do Segundo Império, duas Repúblicas, duas guerras mundiais. Também conheceu a Belle Époque, tornando-se influente pelo casamento com uma das grandes fortunas da época, o conde Henry Greffulhe.

1 Greffulhe par Otto

Greffulhe, Otto

acervo Palais Galliera

Exuberante, a condessa Greffulhe fascinava a todos, a cada uma de suas aparições, sempre muito elegante, atraia os holofotes exibindo suas plumas e paetês, casacos de veludo, kimonos, roupas com motivos orientais, nos tons dourado, prateado, rosa e verde… tudo muito extravagante e glamuroso.

O Palais Galliera apresenta cerca de cinquenta de seus modelos de grifes como Worth, Fortuny, Babani, Lanvin… casacos, peças íntimas, vestidos e roupas de festa, acompanhados de acessórios, fotografias e filmes, que retratam esta grande dama, cuja imagem é inseparável do chique parisiense.
La Mode Retrouvée – Até 20 de março  2016

PALAIS GALLIERA, Museu da Moda de Paris
10 avenue Pierre Ier de Serbie 75116 Paris
Site oficial : http://www.palaisgalliera.paris.fr

 

7 Worth, tea gown

Worth, Palais Galliera

14 Nina Ricci, ensemble soir

Nina Ricci, Palais Galliera

E mais!

FASHION FORWARD, 3 séculos de moda (1715-2016) – Leia aqui

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Veneza festejada no Museu Cognacq-Jay

Ate 25 de junho de 2017, o museu Cognacq-Jay, no Marais, apresenta uma exposição sobre as festas venezianas. Paradoxalmente, mesmo diante do enfraquecimento de seu poder polίtico, econômico e territorial desde a Renascença, Veneza conhece uma riquίssima fase cultural no século XVIII. A Cidade dos Doges, como para exorcisar seu declίnio que culminou com a…

LER MAIS
Festas e Divertimentos na Corte de Versalhes

Luίs XIV compreende desde cedo o papel polίtico e social dos divertimentos que contribuem para o esplendor da monarquia. O « Rei Sol » promove grandes festas e eventos memoráveis durante todo seu reinado, atribuindo grande importância a esses eventos considerados por ele, parte da arte de governar. O desafio dos cortesãos por outro lado, era o…

LER MAIS
Nuit Blanche : noite cultural em Paris

A « Nuit Blanche », que literalmente significa « noite em claro » acontece uma vez por ano, no primeiro sábado do mês de outubro. Durante toda a noite, museus, monumentos e locais emblemáticos da capital francesa são abertos gratuitamente ao público, noite afora, exibindo instalações artísticas, concertos e animações inusitadas, algumas criadas especialmente para o evento, que destaca…

LER MAIS
O balé americano em exposição na Ópera Garnier

A exposição “Coreógrafos americanos na Ópera de Paris” homenageira o balé americano e seus emblemáticos coreógrafos. Caracterizada por sua grande diversidade, a dança americana não se limita a uma definição estilística ou geográfica. Verdadeiro fenômeno na história da arte coreográfica, de George Balanchine a William Forsythe, e de Jerome Robbins a Trisha Brown, a dança americana…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.