Journées du Patrimoine 2020: herança cultural


Nos dias 19 e 20 de setembro acontece um dos eventos culturais mais relevantes da Europa, As Journées du Patrimoine. A tão esperada edição de 2020 tem como tema, educação e aprendizado.

O museu Yves Saint Laurent em Paris fica numa elegante mansão

Neste ano em que a pandemia deixou o mundo em estado de alerta e de inquietude, muitas pessoas foram salvas pela arte, através das redes sociais, seja pelas visitas virtuais em museus do mundo ou através de lives. Para muitos, essa foi uma oportunidade até de um primeiro contato mais aprofundado com o mundo das artes.

Na Europa, de modo geral, os museus vêm sendo reabertos desde junho e As Journées du Patrimoine estão sendo esperadas com muito entusiasmo, pois nada como poder conferir de perto a riqueza e a beleza de monumentos e museus. A particularidade desse evento é que muitas instituições normalmente fechadas ao público, abrem para visitação de forma excepcional e gratuita nesses dois dias, a exemplo de Prefeituras, instituições como o Senado, o Palácios presidenciais, maisons de moda e até residências e galerias de arte particulares. As Journées du Patrimoine incluem igualmente, visitas temáticas, concertos, espetáculos e uma programação especial para crianças com a promoção de ateliês de pintura, desenho, escultura e brincadeiras diversas.

Cultura em tempos de covid19

Na França, As Journées du Patrimoine 2020 terão uma frequentação reduzida e a maioria dos locais abertos para visitação optou pelo sistema de reserva on-line com hora marcada com o objetivo de manter o distanciamento dentro das normas sanitárias de contrôle do covid19.

O que visitar em Paris nesse fim de semana cultural?

Em Paris, a frequentação local durante As Journées du Patrimoine sempre foi disputada e alguns dos monumentos e instituições mais procurados para visitação são o Hôtel de Ville (Prefeitura de Paris), o Senado (Palais du Luxembourg), a Assembléia Nacional, o Palais de l’Elysée (sede da Presidência da República), Bercy,  ministério das Finanças, a sede do Partido Comunista, obra de Oscar Niemeyer, a Biblioteca Nacional da França, Antena Richelieu e Palácio dos Inválidos (imagens abaixo).

Palacio dos Invalidos

Igreja do Duomo

Cupula da Igreja do DuomoMaquete Invalidos

Saiba mais detalhes spbre As Journées du Patrimoine no post sobre a edição de 2019. Aqui. 

AMPLIE SEUS HORIZONTES ATRAVĒS DA CULTURA

@beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama história da arte e cultura francesa, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.

Os cursos são planejados e apresentados por Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.

Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, sem sair de casa. Clique aqui.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Jornadas Europeias do Patrimônio 2019 (Les Journées Europèennes du Patrimoine)

Todo ano a Europa reserva dois dias do mês de setembro para celebrar seu inestimável patrimônio, abrindo as portas de lugares, fechados normalmente ao público e abertos de forma excepcional durante um final de semana. Neste ano de 2019, as Jornadas Europeias do Patrimônio acontecem dias 21 e 22 de setembro, oferecendo a oportunidade para…

LER MAIS
Galeria de Apolo: obra-prima do Louvre

Quando da visita guiada no Louvre, o visitante geralmente se focaliza nas obras e muitas vezes deixa de perceber o Louvre enquanto antigo palácio real. Como Guia Conferencista somos formados para de certa forma, abrir os olhos do visitante e além de apresentar obras-primas, levar o visitante a observar o Louvre sob um ângulo diferenciado,…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.