Jornadas Europeias do Patrimônio 2019 (Les Journées Europèennes du Patrimoine)


Todo ano a Europa reserva dois dias do mês de setembro para celebrar seu inestimável patrimônio, abrindo as portas de lugares, fechados normalmente ao público e abertos de forma excepcional durante um final de semana. Neste ano de 2019, as Jornadas Europeias do Patrimônio acontecem dias 21 e 22 de setembro, oferecendo a oportunidade para cidadãos europeus e estrangeiros de descobrir ou de redescobrir monumentos, maisons centenárias e edifícios impregnados de história e de riqueza patrimonial. Além da abertura excepcional de instituições públicas como o Senado, o Palais Royal e Institut de France, os museus têm entrada gratuita durante os dois dias do evento Les Journées Europèennes du Patrimoine.

Organizadas pelo ministério da Cultura da França desde 1984 com o nome ‘Jornadas portas abertas dos monumentos históricos’, o evento acontece simultaneamente em cerca de 50 países europeus. Este ano, na França, mais de 1500 locais participam das Jornadas, entre instituições governamentais, como ministérios, prefeituras e embaixadas, edifícios religiosos e militares, locais relacionados à industria,  à vida universitária e à cultura, teatros, circos, cinemas, etc.

Jornadas Europeias do Patrimônio: programação 2019

A programação das Jornadas Europeias do Patrimônio só melhora a cada ano e os franceses são os primeiros a enfrentar as filas, às vezes, longas, para conhecer pérolas do patrimônio artístico e cultural, nesses dois dias em que a cultura é, gratuitamente e surpreendentemente, acessível a todos.

5 atrações das Jornadas Europeias do Patrimônio em Paris

A Sainte Chapelle (em português, « Santa Capela »), que foi edificada sob o reinado de Luís IX, entre 1242 e 1248, para abrigar na época, as  Santas Relíquias da Paixão de Cristo. Entre elas, a mais célebre, a Coroa de Espinhos, adquirida em 1239 por um montante que ultrapassa o custo da própria construção do edifício. Continue lendo.

A Tumba de Napoleão, na Igreja do Duomo, que faz parte dos Inválidos. As cinzas de Napoleão I foram trazidas da Ilha de Santa Helena, onde o imperador foi exilado e lá morreu, em 1821, por ordem do último rei dos Franceses, Luίs Filipe. Continue lendo.Palacio dos Invalidos

A Bibliothèque Nationale de France – François-Mitterrand, a BNF, projetada pelo arquiteto francês Dominique Perrault, foi inaugurada  em 1996 é a mais importante biblioteca de arquivos nacionais da França. O conjunto realizado em vidro, aço e madeira é caracterizado por quatro grandes torres angulares de 79 m cada, simbolizando quatro livros abertos : torre dos Tempos, torre das Leis, torre dos Números e torre das Letras. Conheça os Globos de Luίs XIV que ficam na  BNF. neste link.

maquete da Biblioteca Nacional - BNF

O museu Bourdelle, em Montparnasse, que abriga uma coleção extraordinária de bronzes, gessos e mármores de Bourdelle, fotografias, desenhos e documentos de arquivo. Colaborador de Rodin, Bourdelle conduziu sua carreira inspirado no grande mestre da escultura e como Rodin, também quis transformar seu atelier em museu. O museu apresenta atualmente uma exposição de moda. Confira no link.

O Museu da Franco-Maçonaria, no 9ème, que reune uma importante coleção de selos, joias, medalhas, pinturas, manuscritos, gravuras, livros de arquitetura, fotografias, que visam esclarecer sobre as origens da Franco-Maçonaria, sua implantação na França, seus símbolos e rituais, suas contribuições nos domínios político, religioso, artístico e filosófico. Link para o site oficial no museu. Aqui.

Quem estiver em Paris, aproveite o fim-de-semana ensolarado para visitar também os vários jardins de Paris intramuros e arredores, onde estão previstos concertos e apresentações especiais dentro da programação das Jornadas Europeias do Patrimônio, disponível no site oficial do evento: www.journeesdupatrimoine.fr

Tempo bom, cultura e arte, combinação mais que perfeita para esse restinho de verão europeu !

Conheça nosso insta-catálogo de museus de Paris e experiencie o melhor da cultura durante sua viagem à capital francesa. 

VIAGEM CULTURAL 

A BEM IN PARIS organiza sua programação cultural em Paris, com visitas guiadas planejadas com antecedência, sem fila, nos principais museus e monumentos de Paris, voltadas para os interesses de crianças e adultos. Informações pelo e-mail: contato@beminparis.com 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Moda em Paris: cultura e patrimônio

Expressão de uma época, de uma cultura, de uma identidade, a moda tem ganhado cada vez mais espaço em museus do mundo, e não poderia ser diferente na « capital da moda », que vive e respira esse universo fascinante e criativo, herança do « sistema da moda » inventado pelo rei Luís XIV, na…

LER MAIS
100 anos perfume Chanel n° 5
100 anos do perfume Chanel N°5

O ano de 2021 marca o aniversário de 100 anos do icônico perfume Chanel N° 5 e, os Correios da França (La Poste), que a cada ano, celebram a Saint Valentin (Dia dos Namorados), homenageando uma grife de luxo, dedica ao N° 5, dois selos em edição limitada. Chanel N°5 : o perfume mais vendido no…

LER MAIS
Leda por Gustave Moreau
Gustave Moreau : museu secreto e surpreendente em Paris

Origem do simbolismo O simbolismo surge no final do século XIX, reunindo pintores, escultores, escritores e músicos. Eles querem traduzir o irracional, seus desejos conscientes e inconscientes. Enquanto a revolução industrial promove a ciência, a matéria, o realismo e a razão, o simbolismo exalta o imaginário, os sonhos, os fenômenos sobrenaturais, o misticismo e as…

LER MAIS
Os segredos da Vênus de Milo
Louvre : os segredos da Vênus de Milo

Admirada, copiada, citada, subvertida, a Vênus de Milo tem fascinado o público, desde a sua entrada no Louvre em 1821. Célebre no mundo inteiro, a mulher sem braços é no entanto mal conhecida. Em primeiro lugar, deveria ser rebatizada e nomeada corretamente, com o seu nome grego, « Afrodite de Melos ». Contudo, por falta de atributo,…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.