Jornadas Europeias do Patrimônio 2019 (Les Journées Europèennes du Patrimoine)


Todo ano a Europa reserva dois dias do mês de setembro para celebrar seu inestimável patrimônio, abrindo as portas de lugares, fechados normalmente ao público e abertos de forma excepcional durante um final de semana. Neste ano de 2019, as Jornadas Europeias do Patrimônio acontecem dias 21 e 22 de setembro, oferecendo a oportunidade para cidadãos europeus e estrangeiros de descobrir ou de redescobrir monumentos, maisons centenárias e edifícios impregnados de história e de riqueza patrimonial. Além da abertura excepcional de instituições públicas como o Senado, o Palais Royal e Institut de France, os museus têm entrada gratuita durante os dois dias do evento Les Journées Europèennes du Patrimoine.

Organizadas pelo ministério da Cultura da França desde 1984 com o nome ‘Jornadas portas abertas dos monumentos históricos’, o evento acontece simultaneamente em cerca de 50 países europeus. Este ano, na França, mais de 1500 locais participam das Jornadas, entre instituições governamentais, como ministérios, prefeituras e embaixadas, edifícios religiosos e militares, locais relacionados à industria,  à vida universitária e à cultura, teatros, circos, cinemas, etc.

Jornadas Europeias do Patrimônio: programação 2019

A programação das Jornadas Europeias do Patrimônio só melhora a cada ano e os franceses são os primeiros a enfrentar as filas, às vezes, longas, para conhecer pérolas do patrimônio artístico e cultural, nesses dois dias em que a cultura é, gratuitamente e surpreendentemente, acessível a todos.

5 atrações das Jornadas Europeias do Patrimônio em Paris

A Sainte Chapelle (em português, « Santa Capela »), que foi edificada sob o reinado de Luís IX, entre 1242 e 1248, para abrigar na época, as  Santas Relíquias da Paixão de Cristo. Entre elas, a mais célebre, a Coroa de Espinhos, adquirida em 1239 por um montante que ultrapassa o custo da própria construção do edifício. Continue lendo.

A Tumba de Napoleão, na Igreja do Duomo, que faz parte dos Inválidos. As cinzas de Napoleão I foram trazidas da Ilha de Santa Helena, onde o imperador foi exilado e lá morreu, em 1821, por ordem do último rei dos Franceses, Luίs Filipe. Continue lendo.Palacio dos Invalidos

A Bibliothèque Nationale de France – François-Mitterrand, a BNF, projetada pelo arquiteto francês Dominique Perrault, foi inaugurada  em 1996 é a mais importante biblioteca de arquivos nacionais da França. O conjunto realizado em vidro, aço e madeira é caracterizado por quatro grandes torres angulares de 79 m cada, simbolizando quatro livros abertos : torre dos Tempos, torre das Leis, torre dos Números e torre das Letras. Conheça os Globos de Luίs XIV que ficam na  BNF. neste link.

maquete da Biblioteca Nacional - BNF

O museu Bourdelle, em Montparnasse, que abriga uma coleção extraordinária de bronzes, gessos e mármores de Bourdelle, fotografias, desenhos e documentos de arquivo. Colaborador de Rodin, Bourdelle conduziu sua carreira inspirado no grande mestre da escultura e como Rodin, também quis transformar seu atelier em museu. O museu apresenta atualmente uma exposição de moda. Confira no link.

O Museu da Franco-Maçonaria, no 9ème, que reune uma importante coleção de selos, joias, medalhas, pinturas, manuscritos, gravuras, livros de arquitetura, fotografias, que visam esclarecer sobre as origens da Franco-Maçonaria, sua implantação na França, seus símbolos e rituais, suas contribuições nos domínios político, religioso, artístico e filosófico. Link para o site oficial no museu. Aqui.

Quem estiver em Paris, aproveite o fim-de-semana ensolarado para visitar também os vários jardins de Paris intramuros e arredores, onde estão previstos concertos e apresentações especiais dentro da programação das Jornadas Europeias do Patrimônio, disponível no site oficial do evento: www.journeesdupatrimoine.fr

Tempo bom, cultura e arte, combinação mais que perfeita para esse restinho de verão europeu !

Conheça nosso insta-catálogo de museus de Paris e experiencie o melhor da cultura durante sua viagem à capital francesa. 

VIAGEM CULTURAL 

A BEM IN PARIS organiza sua programação cultural em Paris, com visitas guiadas planejadas com antecedência, sem fila, nos principais museus e monumentos de Paris, voltadas para os interesses de crianças e adultos. Informações pelo e-mail: contato@beminparis.com 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Bicentenário da morte de Napoleão

O bicentenário da morte de Napoleão Bonaparte é comemorado neste ano de 2021. Personagem complexo e controverso, cuja vida oscila entre heroísmo e tragédia, vitória e derrota, avanços modernos e medidas regressivas. Com seu afastamento do poder na França, Napoleão foi exilado pelos ingleses na ilha de Santa Helena, um dos lugares mais isolados do…

LER MAIS
afrescos de Pompeia
Exposição Pompeia no Grand Palais

Com a pandemia, as exposições de 2020 ficaram comprometidas. Felizmente, o Grand Palais pôde abrir por uns meses e nesse intervalo fui conferir a exposição Pompeia, uma das mais esperadas da temporada. Fiquei impressionada com os efeitos especiais, que davam mesmo a sensação de imersão na antiga cidade de Pompeia e de por alguns instantes,…

LER MAIS
flores dos jardins de Monet
Jardins de Monet: turismo na pandemia

O Turismo na França e no mundo foi um dos setores mais impactados pela pandemia do covid19, declarada no primeiro trimestre de 2020. Trabalhei até o dia 23 de março e me lembro que minha última visita guiada foi ao Palácio de Versalhes, contratada por uma querida cliente que já tinha feito visitas guiadas com…

LER MAIS
Emily in Paris com look xadrez e boina vermelha
Emily in Paris: fashionismo e cultura

“Emily in Paris” é certamente uma das séries mais comentadas dos últimos anos. Teve estréia em outubro de 2020 e foi uma opção de programa leve, divertido e ao mesmo tempo, uma imersão em endereços icônicos de Paris, que deu pra matar saudades de muita gente que teve o sonho de viagem para Paris, adiado,…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.