Jornadas Europeias do Patrimônio 2019 (Les Journées Europèennes du Patrimoine)


Todo ano a Europa reserva dois dias do mês de setembro para celebrar seu inestimável patrimônio, abrindo as portas de lugares, fechados normalmente ao público e abertos de forma excepcional durante um final de semana. Neste ano de 2019, as Jornadas Europeias do Patrimônio acontecem dias 21 e 22 de setembro, oferecendo a oportunidade para cidadãos europeus e estrangeiros de descobrir ou de redescobrir monumentos, maisons centenárias e edifícios impregnados de história e de riqueza patrimonial. Além da abertura excepcional de instituições públicas como o Senado, o Palais Royal e Institut de France, os museus têm entrada gratuita durante os dois dias do evento Les Journées Europèennes du Patrimoine.

Organizadas pelo ministério da Cultura da França desde 1984 com o nome ‘Jornadas portas abertas dos monumentos históricos’, o evento acontece simultaneamente em cerca de 50 países europeus. Este ano, na França, mais de 1500 locais participam das Jornadas, entre instituições governamentais, como ministérios, prefeituras e embaixadas, edifícios religiosos e militares, locais relacionados à industria,  à vida universitária e à cultura, teatros, circos, cinemas, etc.

Jornadas Europeias do Patrimônio: programação 2019

A programação das Jornadas Europeias do Patrimônio só melhora a cada ano e os franceses são os primeiros a enfrentar as filas, às vezes, longas, para conhecer pérolas do patrimônio artístico e cultural, nesses dois dias em que a cultura é, gratuitamente e surpreendentemente, acessível a todos.

5 atrações das Jornadas Europeias do Patrimônio em Paris

A Sainte Chapelle (em português, « Santa Capela »), que foi edificada sob o reinado de Luís IX, entre 1242 e 1248, para abrigar na época, as  Santas Relíquias da Paixão de Cristo. Entre elas, a mais célebre, a Coroa de Espinhos, adquirida em 1239 por um montante que ultrapassa o custo da própria construção do edifício. Continue lendo.

A Tumba de Napoleão, na Igreja do Duomo, que faz parte dos Inválidos. As cinzas de Napoleão I foram trazidas da Ilha de Santa Helena, onde o imperador foi exilado e lá morreu, em 1821, por ordem do último rei dos Franceses, Luίs Filipe. Continue lendo.Palacio dos Invalidos

A Bibliothèque Nationale de France – François-Mitterrand, a BNF, projetada pelo arquiteto francês Dominique Perrault, foi inaugurada  em 1996 é a mais importante biblioteca de arquivos nacionais da França. O conjunto realizado em vidro, aço e madeira é caracterizado por quatro grandes torres angulares de 79 m cada, simbolizando quatro livros abertos : torre dos Tempos, torre das Leis, torre dos Números e torre das Letras. Conheça os Globos de Luίs XIV que ficam na  BNF. neste link.

maquete da Biblioteca Nacional - BNF

O museu Bourdelle, em Montparnasse, que abriga uma coleção extraordinária de bronzes, gessos e mármores de Bourdelle, fotografias, desenhos e documentos de arquivo. Colaborador de Rodin, Bourdelle conduziu sua carreira inspirado no grande mestre da escultura e como Rodin, também quis transformar seu atelier em museu. O museu apresenta atualmente uma exposição de moda. Confira no link.

O Museu da Franco-Maçonaria, no 9ème, que reune uma importante coleção de selos, joias, medalhas, pinturas, manuscritos, gravuras, livros de arquitetura, fotografias, que visam esclarecer sobre as origens da Franco-Maçonaria, sua implantação na França, seus símbolos e rituais, suas contribuições nos domínios político, religioso, artístico e filosófico. Link para o site oficial no museu. Aqui.

Quem estiver em Paris, aproveite o fim-de-semana ensolarado para visitar também os vários jardins de Paris intramuros e arredores, onde estão previstos concertos e apresentações especiais dentro da programação das Jornadas Europeias do Patrimônio, disponível no site oficial do evento: www.journeesdupatrimoine.fr

Tempo bom, cultura e arte, combinação mais que perfeita para esse restinho de verão europeu !

Conheça nosso insta-catálogo de museus de Paris e experiencie o melhor da cultura durante sua viagem à capital francesa. 

VIAGEM CULTURAL 

A BEM IN PARIS organiza sua programação cultural em Paris, com visitas guiadas planejadas com antecedência, sem fila, nos principais museus e monumentos de Paris, voltadas para os interesses de crianças e adultos. Informações pelo e-mail: contato@beminparis.com 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

exposição sobre o sapato em Paris
Exposição sobre o Sapato no Artes Decorativas de Paris

O Museu das Artes Decorativas de Paris continua a explorar a relação do corpo e a moda, com um componente tão surpreendente quanto original, o sapato abordando aspectos históricos e técnicos em torno da marcha. A exposição « Marche e démarche », (em português, Caminhada e marcha), promete ser mais um grande sucesso no meio fashionista e…

LER MAIS
Van Gogh no Atelier des Lumières
Atelier des Lumières celebra Van Gogh

O Atelier des Lumières, primeiro museu de arte digital de Paris, comemora seu segundo ano de instalação com a tão esperada exposição imersiva de obras de Van Gogh. Aliar arte à tecnologia proporciona uma redescoberta inovadora de grandes nomes da história da arte e permite reunir num lugar único obras-primas dispersadas em vários lugares do…

LER MAIS
Museu das Artes Decorativas de Paris: vitrine do design

O Museu das Artes Decorativas de Paris fica no mesmo prédio do Louvre, no 107 rue de Rivoli. O MAD, como é conhecido entre os franceses, é mais conhecido do público estrangeiro por suas exposições temporárias de grande expressão, como foi a exposição Dior, recorde de público em 2017. Aos interessados por criação e design,…

LER MAIS
Poltrona listrada Pio Conti
Gio Ponti, arquiteto da elegância

O Museu das Artes Decorativas de Paris apresenta em sua nave central, a exposição Tutto Ponti, Gio Ponti archi-designer cobrindo o conjunto da carreira do arquiteto e designer italiano Gio Ponti, de 1921 a 1978. Considerado como um dos profissionais mais influentes do século XX, Ponti (1891-1979) interessa-se tanto pela produção industrial quanto pela produção…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis