Jornadas do Patrimônio 2016 : Patrimônio e Cidadania


A cada ano, o evento Journées Européennes du Patrimoine (Jornadas Europeias do Patrimônio), promove a descoberta do patrimônio europeu durante o terceiro fim de semana de setembro.

Em 2016, o evento acontece nos dias 17 e 18 de setembro em mais de 50 países da Europa. Entre Paris e as cidades do interior da França a oferta é bastante vasta. O evento atraiu em 2015, cerca de 12 000 visitantes. Durante o final de semana, além de museus e castelos, lugares geralmente fechados ao público, são abertos para visitação de forma excepcional e gratuita (ou com tarifas reduzidas) como instituições governamentais, teatros, instituições de ensino, antigas prisões, fábricas, usinas, edifícios particulares e outras joias do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da França.

A programação das Jornadas Europeias do Patrimônio é estruturada em torno de visitas livres,  visitas guiadas, conferências,  ateliês e atividades diversas, inclusive para crianças.

Em Paris, dentre os lugares abertos excepcionalmente para o evento, estão o Palais de l’Elysée,  sede da presidência da República, o Palais du Luxembourg, sede do Senado francês ou ainda o Hôtel de Ville, sede da Prefeitura de Paris.

 

hotel-de-ville

Hôtel de Ville, sede da Prefeitura de Paris

 

Detalhes dos bastidores do Hôtel de Ville, Prefeitura de Paris

 

hotel-de-ville-1

hotel-de-ville-2

hotel-de-ville-3

hotel-de-ville-corporacoes

 

Com o tema Patrimônio e Cidadania, a lista dos locais a serem visitados é exaustiva e a programação do evento pode ser consultada no site oficial das Journées Européennes du Patrimoine.

(Link http://journeesdupatrimoine.culturecommunication.gouv.fr/)

 

Bonne visite ! #boavisita

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Os Globos de Luis XIV : objetos de arte e de ciências

Os Globos de Coronelli, também chamados Globos de Marly são dois globos (terrestre e celeste) de grande dimensão (4 m de diâmetro) realizados por Vincenzo Coronelli e oferecidos a Luίs XIV, grande protetor das artes e da navegação no século XVII. Os Globos de Luίs XIV foram encomendados para apresentar os conhecimentos cientίficos da época,…

LER MAIS
4 exposições no Artes Decorativas : design e moda

No Museu das Artes Decorativas, moda, publicidade e artes decorativas estão reunidos em mais de 10 000m². As coleções ilustram a histόria do gosto, do talento, da ingeniosidade e da arte de viver da Idade Média aos dias de hoje. Fui conferir as 4 exposições temporárias do Artes Decorativas com temas relacionados ao design e a…

LER MAIS
Thé & Beauté Ladurée : nova concept-store na rue de Rivoli

  A dois passos do Jardim des Tuileries, a Ladurée acaba de abrir uma boutique exclusiva dedicada ao universo do chá.  Os chás degustados nos tradicionais endereços Ladurée (na Champs-Elysées e rue Royale) serão vendidos exclusivamente neste endereço, que conta também com velas aromáticas e perfumes de ambiente. Os perfumes são inspirados dos famosos macarons…

LER MAIS
Como em Lisboa

Localizado em pleno Marais Comme à Lisbonne (como em Lisboa) é o local de encontro mais lisboeta de Paris. Um espaço acolhedor e intimista inspirado no ambiente dos cafés de Lisboa. Um local único em Paris para apreciar e degustar o Pastel de Nata. Diariamente fornadas e fornadas dos famosos pastéis do Comme à Lisbonne…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.