Jornadas do Patrimônio 2016 : Patrimônio e Cidadania


A cada ano, o evento Journées Européennes du Patrimoine (Jornadas Europeias do Patrimônio), promove a descoberta do patrimônio europeu durante o terceiro fim de semana de setembro.

Em 2016, o evento acontece nos dias 17 e 18 de setembro em mais de 50 países da Europa. Entre Paris e as cidades do interior da França a oferta é bastante vasta. O evento atraiu em 2015, cerca de 12 000 visitantes. Durante o final de semana, além de museus e castelos, lugares geralmente fechados ao público, são abertos para visitação de forma excepcional e gratuita (ou com tarifas reduzidas) como instituições governamentais, teatros, instituições de ensino, antigas prisões, fábricas, usinas, edifícios particulares e outras joias do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da França.

A programação das Jornadas Europeias do Patrimônio é estruturada em torno de visitas livres,  visitas guiadas, conferências,  ateliês e atividades diversas, inclusive para crianças.

Em Paris, dentre os lugares abertos excepcionalmente para o evento, estão o Palais de l’Elysée,  sede da presidência da República, o Palais du Luxembourg, sede do Senado francês ou ainda o Hôtel de Ville, sede da Prefeitura de Paris.

 

hotel-de-ville

Hôtel de Ville, sede da Prefeitura de Paris

 

Detalhes dos bastidores do Hôtel de Ville, Prefeitura de Paris

 

hotel-de-ville-1

hotel-de-ville-2

hotel-de-ville-3

hotel-de-ville-corporacoes

 

Com o tema Patrimônio e Cidadania, a lista dos locais a serem visitados é exaustiva e a programação do evento pode ser consultada no site oficial das Journées Européennes du Patrimoine.

(Link http://journeesdupatrimoine.culturecommunication.gouv.fr/)

 

Bonne visite ! #boavisita

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Os Globos de Luis XIV : objetos de arte e de ciências

Os Globos de Coronelli, também chamados Globos de Marly são dois globos (terrestre e celeste) de grande dimensão (4 m de diâmetro) realizados por Vincenzo Coronelli e oferecidos a Luίs XIV, grande protetor das artes e da navegação no século XVII. Os Globos de Luίs XIV foram encomendados para apresentar os conhecimentos cientίficos da época,…

LER MAIS
4 exposições no Artes Decorativas : design e moda

No Museu das Artes Decorativas, moda, publicidade e artes decorativas estão reunidos em mais de 10 000m². As coleções ilustram a histόria do gosto, do talento, da ingeniosidade e da arte de viver da Idade Média aos dias de hoje. Fui conferir as 4 exposições temporárias do Artes Decorativas com temas relacionados ao design e a…

LER MAIS
Thé & Beauté Ladurée : nova concept-store na rue de Rivoli

  A dois passos do Jardim des Tuileries, a Ladurée acaba de abrir uma boutique exclusiva dedicada ao universo do chá.  Os chás degustados nos tradicionais endereços Ladurée (na Champs-Elysées e rue Royale) serão vendidos exclusivamente neste endereço, que conta também com velas aromáticas e perfumes de ambiente. Os perfumes são inspirados dos famosos macarons…

LER MAIS
Como em Lisboa

Localizado em pleno Marais Comme à Lisbonne (como em Lisboa) é o local de encontro mais lisboeta de Paris. Um espaço acolhedor e intimista inspirado no ambiente dos cafés de Lisboa. Um local único em Paris para apreciar e degustar o Pastel de Nata. Diariamente fornadas e fornadas dos famosos pastéis do Comme à Lisbonne…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis