JoBo: hotel de charme no Marais inspirado em Josefina Bonaparte


Josefina no Louvre

Nascida na Martinica, Marie Josèphe Rose Tascher de La Pagerie, chamada de Rose por sua famίlia, e mais tarde, de Joséphine por Napoleão. Josefina muda-se para Paris com o primeiro marido, Alexandre de Beauharnais, de quem fica viúva durante a Revolução francesa. Mãe de um casal de filhos, Josefina integra facilmente a sociedade parisiense frequentando salões e encontros intelectuais.  Nesses salões que reunia a nata da elite da época, Josefina, é apresentada ao jovem general Napoleão Bonaparte. Casando-se com Bonaparte, Josefina torna-se em 1804, a primeira Imperatriz dos Franceses, iniciando o primeiro império pόs monarquia absoluta, ao lado de Napoleão I.

Conhecida por sua elegância e gosto apurado por decoração e objetos de arte, Josefina também adorava jardins e introduziu várias espécies vegetais ainda não cultivados na França na época. O Casal imperial viveu nos arredores de Paris, no Palácio Imperial de Malmaison, onde Josefina tinha um roseiral com mais de 250 rosas. O palácio foi decorado com peças e mόveis encomendados por Josefina aos melhores artesãos daquele perίodo. Josefina deixou sua marca no estilo Diretόrio, por sua elegância e refinamento, nas artes decorativas e na moda.

Bambi Sloam : elegância à francesa inspirada em Josefina

O universo de Josefina inspirou a designer de interiores francesa Bambi Sloan na decoração do Hotel de JoBo (de Josefina Bonaparte), situado no coração do Marais, construίdo sobre vestίgios de um antigo convento do século XVII.

O fio condutor da decoração assinada por Bambi Sloan é o toque de delicadeza imprimido por Josefina Bonaparte ao rίgido estilo Diretόrio revisitado com uma ponta de fantasia e fashionismo. O estilo Diretόrio anunciava o estilo Império e Hotel de Jobo é uma mistura desses estilos histόricos, com uma leitura atual, divertida e colorida. Josefina é quem introduz a estampa pantera em tapetes e a decoradora usa e abusa dessa estampa acrescentando a rosa, flor preferida da imperatriz. Marchetaria, tendas, detalhes em forma de losango, flechas, papéis de parede com desenhos de pássaros, cisnes, rosas, vários elementos apreciados por Josefina e que lembram a decoração do Palácio Imperial de Malmaison, residência de Josefina e Bonaparte, nos arredores de Paris.

Hotel de JoBO no marais

estampa leopardo na decoração

Hotéis de Charme no Marais

Decoradora Bambi Sloam

Decoração inspirada em Josefina Bonaparte

Hotel de Jobo hotel de charme no Marais

detalhe decoração Jobo Marais

O Hotel de JoBo é um hotel 4 estrelas, localizado a alguns metros da rue de Rivoli e da Rue Saint Antoine, no coração do Marais. Localização excelente entre o Hôtel de Ville e Praça da Bastilha. Os 24 quartos do Jobo são um misto de histόria, de bom gosto e de fantasia. O JoBo também conta com um Bar/salão de chá, também acessίvel a não hόspedes. Um espaço elegante e calmo onde costumo sugerir uma pausa durante nossos passeios guiados no Marais.

Adoro o trabalho da decoradora Sloam Bambi e sou particulamente fascinada pelo universo romanesco da imperatriz Josefina. Escolhi, inclusive o Hotel de Jobo, como cenário para as fotos do post onde falo em como me tornei Guia Cultural em Paris. Nesse link.

Paris com estilo no Hotel de Jobo

Hotel de Jobo Paris

HOTEL DE JOBO
10, rue d’Ormesson – 75004 Paris
Tél. : +33 (0)1.48.047.048
www.hoteldejobo.paris
Quartos à partir de 180€ a diária.

E MAIS …

Falo do Palácio Imperial de Malmaison, onde residiram Josefina e Napoleão Bonaparte, perto de Paris. Nesse post).

 

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis