Joalheria masculina: da galeria de Yves Gastou para a Van Cleef


Galerista expõe joias para homens em Paris

A École des Arts Joailliers expõe pela primeira vez, de 5 de outubro a 30 de novembro de 2018, a impressionante coleção de anéis para homem, do galerista Yves Gastou.

A exposição destaca 500 anéis com modelos que ilustram desde dos tempos dos doges da Veneza do século XVII às coleções dos bikers americanos dos anos 1970, anéis do Egito antigo, peças do século XIX até anéis de designers contemporâneos.

Marie Vallanet-Delhom, presidente da Escola de Iniciação à Joalheira da Van Cleef, ressalta que « o anel masculino é geralmente pouco conhecido por ficar à sombra de todo o aparato que envolte a joia feminina ».

Joalheria na Place Vendôme Paris

Joia masculina exposição Van Cleef

Yves Gastou, galerista e colecionador de joias

Galerista, Yves Gastou é uma figura indissociável do bairro de Saint-Germain-des-Prés, em Paris, onde ele mora e mantém seu antiquário há mais de trinta anos. Descobridor de verdadeiros achados, ele foi o  primeiro de sua geração à confrontar o mobiliário francês ao italiano, dos anos 40-50-70 às emblemáticas peças design dos anos 80, de Sottsass, Mendini, à Kuramata.

Yves Gastou reuniu esta coleção de anéis com muito empenho percorrendo ao longo de trinta anos, feiras de antiguidades, leilões, fundos de estoques de joalheiros e ateliês,  além de suas inúmeras viagens.

Com uma coleção rica de mais de mil peças, Yves Gastou expressa sua criatividade fazendo de seu antiquário um verdadeiro gabinete de curiosidades.

Moda masculina e joalheria

O poder da joia masculina

A joalheria masculina sempre esteve relacionada a uma realidade social, polίtica, econômica e artίstica. Mais que um elemento de beleza, a joia masculina é, ao mesmo tempo, instrumento de afirmação de poder, instrumento de comunicação e acessόrio de moda.

As diferentes mudanças na sociedade levam necessariamente a evoluções quanto ao uso da joia masculina e a relação do homem com seu poder de sedução.

Alta joalheria na Place Vendôme

Coleções de anéis excepcionais expostas na Van Cleef

L’ÉCOLE DES ARTS JOAILLIERS

31, rue Danielle Casanova, 75001 Paris

Exposição de 5 de outubro a 30 de novembro de 2018

Entrada livre de segunda a sábado, das 12h às 19h.

 

E Mais …

Conheça os Cursos da Escola de Iniciação à Joalheira da Van Cleef. Leia o post.

Escrevi sobre a Place Vendôme, centro da Alta joalheira em Paris. Nesse link.

Como não ver e rever a espetacular exposição Dior que agitou Paris em 2017. Aqui.

Reveja uma exposição sublime sobre o uso da joia ao longo dos séculos. Leia o post aqui.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

O gosto por joias : de Luis XIV ao Segundo Império

Apresentada no Château d’Angers, um dos principais castelos/fortaleza da região Loire, a exposição Le Goût de la Parure (leia-se « o gosto por joias e adornos ») retraça através de uma coleção de pinturas e gravuras do acervo do Palácio de Versalhes a evolução da moda e do gosto por joias e adornos ao longo dos…

LER MAIS
Place Vendôme, de Praça Real a centro internacional da Alta joalheria

Praça Real construída no século XVII Construída no formato octogonal, como um salão de bailes a céu aberto, a Place Vendôme é uma joia da arquitetura clássica do final do reinado de Luís XIV. Antes de se tornar centro internacional da alta joalheria, o conjunto de mansões luxuosas no entorno da praça, foi habitado por…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis