Japonismos 2018: a influência do Japão na criação artίstica ocidental


Artistas japoneses em Paris

O 150° aniversário da Era Meiji é comemorado na França com uma temporada cultural batizada de Japonismos 2018. A Era Meiji representa um período de quarenta e cinco anos do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 1867 a 1912, quando o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial. Para a ocasião, o MAD – Museu das Artes Decorativas de Paris, revela ao público a riqueza de suas coleções de arte japonesa antigas e contemporâneas, ressaltando a influência única e continuada do Japão, na criação artίstica ocidental da segunda metade do século XIX até os dias de hoje.

A exposição destaca as influências recίprocas entre essas duas grandes nações artίsticas que são o Japão e a França. Esta exposição, cuja cenografia é assinada pelo arquiteto nipônico Sou Fujimoto é uma oportunidade única de exibição de peças excepcionais das coleções do museu.

A exposição Japon – Japonismes objets inspirés 1867 -2018 se articula em torno de cinco temas: os agentes da descoberta, a natureza, o tempo, o movimento e a inovação. 2.200m² cobrem uma grande variedade de expressões artίsticas, dentre elas, objetos de arte e de design, criações de moda, artes gráficas e fotografias.

Arte japonesa ganha espaço na França

Design japonês em exposição em Paris

Arte japonesa exibida em Paris.

Porcelana japonesa

Esculturas de artistas japoneses

Criações do design japonês em Paris

Moda japonesa em Paris

Moda e Design japoneses em Paris

Japon – Japonismes objets inspirés 1867 -2018

Até 3 de março de 2019

Musée des Arts Décoratifs
107, rue de Rivoli
75001 Paris

 

A BEM in Paris organiza o roteiro Design & Tendências, privativo ou em pequenos grupos, por um circuito de lojas e hotéis design, mostrando as últimas tendências em decoração e design. Informações e reservas pelo E-mail : contato@beminparis.com

E MAIS …

A Pirâmide do Louvre recebe uma escultura de Kohei Nawa, artista japonês. Confira aqui.

Gio Ponti, arquiteto da elegância. Mais uma exposição imperdίvel no Artes Decorativas. Nesse link.

A exposição Dior teve recorde de publico no Artes Decorativas. Reveja aqui.

O Loulou é o restaurante do museu das Artes Decorativas e tem um dos mais disputados terraços no verão. Detalhes no link.

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis