Japão na França: trono contemporâneo sob a Pirâmide do Louvre


A Pirâmide do Louvre é um dos elementos de maior atração do museu e, desde abril de 2014, o Louvre tem convidado artistas contemporâneos para criarem instalações temporárias especificamente para serem exibidas sob sua Pirâmide central, principal entrada do museu, criada pelo arquiteto sino-americano Ieoh Ming Pei.

Instalação contemporânea na Pirâmide do Louvre

Kowei Nawa no Louvre

O « Trono » de Kohei Nawa

Nascido em Osaka, em 1975, Kohei Nawa vive em Tόquio e dirige a plataforma SANDWICH Inc, que reune um coletivo de criadores, entre arquitetos, fotόgrafos e designers. Kowei Nawa estudou na universidade municipal de artes de Kyoto, com especialização em escultura.

Até janeiro de 2019, os visitantes do Louvre poderão conhecer de perto, a monumental obra de Kohei Nawa, que criou um Trono futurista de aço, medindo mais de 10 metros de altura. Inspirado nas formas e origens dos carros dos desfiles religiosos utilizados no Oriente, pesando 3 toneladas, o « Trono » de Kohei Nawa foi realizado com a inovadora técnica de modelagem 3D e a técnica de revestimento em folhas de ouro, cujo conhecimento faz referência ao Egito antigo e às coleções do museu do Louvre.

A famosa Pirâmide do Louvre

Japonismos 2018 : arte e cultura japonesa em evidência

O ano de 2018 marca o 160° aniversário das relações diplomáticas entre o Japão e a França, bem como o 150° aniversário da era Meiji, quando o paίs se abre para Ocidente. Nesse contexto, o Império do sol nascente é destaque na França com o Projeto Japonismos 2018, que contempla outras exposições temporárias de artistas nipônicos, inclusive, a mostra de Murakami, na Fondation Louis Vuitton.

Japonismos 2018

Pirâmide do Louvre e o Trono de Kawei Nawa

E então, vocês acharam que o « Trono » de Kohei Nawa se integrou bem à Pirâmide do Louvre ?

E MAIS …

Visitar o Museu do Louvre é atravessar mais de 800 anos de histόria da arte e da arquitetura. Saiba como funciona nossa visita guiada no Louvre, aqui.

As Pirâmides do Louvre, que hoje são referências para o Louvre foram inicialmente muito constestas pelos franceses.  Vem saber dos motivos nesse post.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Maria-Antonieta inspiração na Harper's Bazaar
150 anos de moda na exposição Harper’s Bazaar

A seção de moda do museu das Artes Decorativas de Paris, fechada em 2019 para renovação, reabre em grande estilo com uma exposição que comemora os 150 anos da revista Harper’s Bazaar, lançada em Nova Iorque em 1867 pela editora Harper & Brothers. A Harper’s Bazaar é uma das primeiras revistas de moda e foi…

LER MAIS
Museu do Louvre, o museu mais visitado do mundo

Como Guia Conferencista desde 2012, frequento o museu do Louvre praticamente toda semana guiando brasileiros vindos de norte a sul do Brasil. De tanta presença no Louvre, seja à trabalho ou nas minhas horas de pesquisa, costumo dizer que o Louvre é minha segunda casa em Paris. Digo isso, às vezes, em tom de brincadeira,…

LER MAIS
Poltrona listrada Pio Conti
Gio Ponti, arquiteto da elegância

O Museu das Artes Decorativas de Paris apresenta em sua nave central, a exposição Tutto Ponti, Gio Ponti archi-designer cobrindo o conjunto da carreira do arquiteto e designer italiano Gio Ponti, de 1921 a 1978. Considerado como um dos profissionais mais influentes do século XX, Ponti (1891-1979) interessa-se tanto pela produção industrial quanto pela produção…

LER MAIS
A alegre pintura de Renoir nos bailes de Montmartre
O impressionismo e a moda

Na época dos impressionistas, as roupas da moda eram vendidas a preços mόdicos. Homens e mulheres que apreciavam seguir a moda, encontravam ilustrações de modelos em jornais especializados que divulgavam as mais célebres criações das maisons de couture, modistas, alfaiates e lojas que propunham elementos necessários à composição de trajes eegantes, vestidos e chapéus. Nos…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.