Japão na França: trono contemporâneo sob a Pirâmide do Louvre


A Pirâmide do Louvre é um dos elementos de maior atração do museu e, desde abril de 2014, o Louvre tem convidado artistas contemporâneos para criarem instalações temporárias especificamente para serem exibidas sob sua Pirâmide central, principal entrada do museu, criada pelo arquiteto sino-americano Ieoh Ming Pei.

Instalação contemporânea na Pirâmide do Louvre

Kowei Nawa no Louvre

O « Trono » de Kohei Nawa

Nascido em Osaka, em 1975, Kohei Nawa vive em Tόquio e dirige a plataforma SANDWICH Inc, que reune um coletivo de criadores, entre arquitetos, fotόgrafos e designers. Kowei Nawa estudou na universidade municipal de artes de Kyoto, com especialização em escultura.

Até janeiro de 2019, os visitantes do Louvre poderão conhecer de perto, a monumental obra de Kohei Nawa, que criou um Trono futurista de aço, medindo mais de 10 metros de altura. Inspirado nas formas e origens dos carros dos desfiles religiosos utilizados no Oriente, pesando 3 toneladas, o « Trono » de Kohei Nawa foi realizado com a inovadora técnica de modelagem 3D e a técnica de revestimento em folhas de ouro, cujo conhecimento faz referência ao Egito antigo e às coleções do museu do Louvre.

A famosa Pirâmide do Louvre

Japonismos 2018 : arte e cultura japonesa em evidência

O ano de 2018 marca o 160° aniversário das relações diplomáticas entre o Japão e a França, bem como o 150° aniversário da era Meiji, quando o paίs se abre para Ocidente. Nesse contexto, o Império do sol nascente é destaque na França com o Projeto Japonismos 2018, que contempla outras exposições temporárias de artistas nipônicos, inclusive, a mostra de Murakami, na Fondation Louis Vuitton.

Japonismos 2018

Pirâmide do Louvre e o Trono de Kawei Nawa

E então, vocês acharam que o « Trono » de Kohei Nawa se integrou bem à Pirâmide do Louvre ?

E MAIS …

Visitar o Museu do Louvre é atravessar mais de 800 anos de histόria da arte e da arquitetura. Saiba como funciona nossa visita guiada no Louvre, aqui.

As Pirâmides do Louvre, que hoje são referências para o Louvre foram inicialmente muito constestas pelos franceses.  Vem saber dos motivos nesse post.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Palacio Imperial de Malmaison
Palácio Imperial de Malmaison: na intimidade de Josefina

Josefina Bonaparte : um destino excepcional Aos 26 anos, o jovem Bonaparte, apaixonado, casa-se com Josefina proporcionando-lhe uma ascenção vertiginosa : esposa de um jovem general em 1796,  Primeiro Consul depois do golpe de Estado de 1799, Josefina torna-se a primeira Imperatriz dos Franceses, coroada pelo próprio Napoleão, na Catedral Notre-Dame de Paris, em 2 dezembro de…

LER MAIS
Azzedine Alaïa exposição Paris
“Azzedine Alaïa : Je suis Couturier”,

A morte repentina do costureiro Azzedine Aläia, em novembro de 2017, aos 77 anos, deixou o mundo da moda orfão de um dos maiores  gênios da costura e do estilismo. Para homenageá-lo, uma exposição excepcional em Paris exibe 41 vestidos de Alta costura de Alaïa, realizados entre 1981 et 2017. Instalada no local onde funcionou o…

LER MAIS
Galeria de Médicis noturno Louvre
A Galeria Médicis no Louvre

O Museu do Louvre é um dos maiores museus do mundo. Nele é possίvel voltar por muitas vezes e a cada visita ser serpreendido pela riqueza de suas coleções. No circuito clássico da visita guiada no Louvre, não deixo de apresentar a Galeria de Apolo, obra-prima da arquitetura encomendada por Luίs XIV. Nesse post, apresento…

LER MAIS
Edis Lima roteiros personalizados Paris
Edis Lima : como me tornei Guia Cultural em Paris

Bonjour! com um post para responder a uma das perguntas mais frequentes de vocês nas redes sociais: minha relação com a França e como vim morar em Paris. Gravei um vίdeo para o Canal @beminparis no You Tube no qual falo da minha relação com a pintura de Renoir, que me despertou para a cultura…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis