Inspiração medieval : exposição excepcional de vestidos reais


A Basílica de Saint Denis é considerada o primeiro monumento no estilo gótico, na região Ile-de-France.  Conhecida por abrigar mais de 70 estátuas fenerárias e túmulos reais, está situada a 5 km do centro de Paris.

Na minha recente visita à Basilica de Saint Denis, tive a feliz surpresa de descobrir uma exposição excepcional realizada nesse importante monumento : « Os Grandes vestidos reais », idealizada pelo artista e estilista Lamyne M.

expo-vestidos-reais

Cada vestido foi desenhado à partir do túmulo de uma rainha ou de uma princesa. Os vestidos, cujas estruturas e drapeados são inspirados de  vestidos medievais, foram realizados com tecidos atuais : jersey, nylon, tecido chinês, tecidos do Magreb, wax africano, tecido de sportwear, etc.

Seis vestidos estão expostos nas seis capelas da cripta, dois outros no altar da catedral, em frente as relíquias de São Denis.

Esses vestidos reais representam uma homenagem à grandeza da mulher. O artista questiona o feminino. E um dialogo se constrói entre as diferentes dinastias da França e, as diferentes culturas do mundo, onde cada um pode escrever/tecer sua história.

expo-vestidos-rainhas-vermelho

expo-vestidos-reais-orange

expo-vestidos-reais-verde

expo-vestidos-reais-altar

 

Post detalhado sobre a Basílica de Saint Denis. No link !

 

Exposição « Les Grandes robes royales »

Até 30 de abril de 2016

Basilique Cathédrale de Saint Denis

Endereço : 1 Rue de la Légion d’Honneur, 93200 Saint-Denis

Indo de metrô, linha 13, Estação “Basilique de Saint-Denis”.

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

A exclusiva suite Coco Chanel no Ritz

Vocês que me acompanham nas redes sociais (Instagram e Snapchat #beminparis) viram que nos últimos dias tive uma agenda movimentada e très glamour, com direito a um final de semana em Courchevel, a estação de esqui mais luxuosa da França (vou postar em breve todos os detalhes da viagem). Nesse post quero falar da minha…

LER MAIS
Catedral Notre-Dame, obra-prima da arquitetura gótica

No coração da Ilha de la Cité, a Catedral Notre-Dame é uma das principais construções medievais de Paris. Símbolo do poder episcopal desde o século XII, sua ambiciosa edificação teve início em 1163. Com a Catedral, nasce o estilo gótico, que iniciado na Inglaterra, teve pleno desenvolvimento na França, mais precisamente na Ile de France,…

LER MAIS
Exposição de moda : Anatomia de uma coleção

A história do vestuário contada através de peças tão impressionantes quanto as pessoas as vestiram … Quem veste o quê ? Tal é a pergunta suscitada pelo Palais Galliera através da exposição Anatomia de uma coleção. De trajes da corte, entre anônimos e celebridades, a exposição reune centenas de peças e acessórios dos arquivos do…

LER MAIS
Basílica de Saint Denis, Necrópole dos reis da França

Basílica de Saint Denis, a Catedral dos túmulos reais A Basílica ergue-se no lugar de um cemitério galo-romano que abriga a sepultura de São Denis, considerado como o primeiro bispo de Paris, martirizado por volta de 250. Local de peregrinação, foi construída no século V. Dagobert, no século VII foi o benfeitor. A maioria dos…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.