“Impressionante” Normandia


Recentemente mostrei no Snapchat #beminparis um dia de passeio em Honfleur,  um de nossos destinos de 1 dia na Normandia. Honfleur é uma das cidades mais charmosas da Normandia, onde encontramos numerosas galerias de arte e ateliês de artistas, em grande parte, influenciados pelos impressionistas. Os artistas impressionistas tiveram uma relação intensa de amor  com esta região, que viu nascer alguns dos grandes gênios desse movimento (Boudin, Monet, Manet, Degas, Renoir, etc).  No século XIX um novo gênero de pintura emerge : a paisagem ao ar livre. Esta revolução da pintura tem como cenário de predileção, a Normandia. Sua luz, suas praias, seus portos e sua posição mediana entre Londres e Paris, atraem tanto artistas franceses quanto artistas ingleses, que ali realizaram algumas das mais célebres obras do impressionismo.

Honfleur-porto

vista do Porto de Honfleur

Honfleur-galerias   Honfleur-vitrine-galeria


PARIS : Exposição no Museu Jacquemart-André Até 26 de julho 2016L’atelier en pleine air – Les impressionistes en Normandie Reunindo cerca de cinquenta obras, o Museu Jacquemart-André retraça o papel decisivo da Normandia, região tão inspiradora e de total importância no surgimento do impressionismo.

25_-_monet_etretat

Claude Monet, Etretat – barcos de pesca saindo do porto (1885)

O Museu Jacquemart-André fica nas proximidades da avenida Champs-Elysées, 158, Boulevard Haussmann, Paris – 75008. Post detalhado sobre o museu, neste  link.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Leda por Gustave Moreau
Gustave Moreau : museu secreto e surpreendente em Paris

Origem do simbolismo O simbolismo surge no final do século XIX, reunindo pintores, escultores, escritores e músicos. Eles querem traduzir o irracional, seus desejos conscientes e inconscientes. Enquanto a revolução industrial promove a ciência, a matéria, o realismo e a razão, o simbolismo exalta o imaginário, os sonhos, os fenômenos sobrenaturais, o misticismo e as…

LER MAIS
Os segredos da Vênus de Milo
Louvre : os segredos da Vênus de Milo

Admirada, copiada, citada, subvertida, a Vênus de Milo tem fascinado o público, desde a sua entrada no Louvre em 1821. Célebre no mundo inteiro, a mulher sem braços é no entanto mal conhecida. Em primeiro lugar, deveria ser rebatizada e nomeada corretamente, com o seu nome grego, « Afrodite de Melos ». Contudo, por falta de atributo,…

LER MAIS
10 curiosidades sobre Versalhes

Símbolo da perfeição clássica, o conjunto composto pelo castelo, seus jardins e Trianon forma um universo complexo construído, majoritariamente, no reinado de Luís XIV, que não mediu esforços para a contratação dos maiores artistas, arquitetros, pintores e mestres em jardins, de seu tempo.   O famoso « Rei Sol », herdou de sua mãe Ana da Áustria,…

LER MAIS
obra-prima de Tissot
O d’Orsay reabre com exposição de James Tissot

Reabertura dos museus de Paris Paris celebra a reabertura progressiva de seus museus após três meses fechados desde o início da Pandemia. O museu d’Orsay, dos mais frequentados, inclusive, pelos franceses, reabriu dia 23 de junho com uma retrospectiva do artista francês James Tissot (1836-1902), considerado um dos pioneiros da pintura moderna. Tissot e o…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.