“Impressionante” Normandia


Recentemente mostrei no Snapchat #beminparis um dia de passeio em Honfleur,  um de nossos destinos de 1 dia na Normandia. Honfleur é uma das cidades mais charmosas da Normandia, onde encontramos numerosas galerias de arte e ateliês de artistas, em grande parte, influenciados pelos impressionistas. Os artistas impressionistas tiveram uma relação intensa de amor  com esta região, que viu nascer alguns dos grandes gênios desse movimento (Boudin, Monet, Manet, Degas, Renoir, etc).  No século XIX um novo gênero de pintura emerge : a paisagem ao ar livre. Esta revolução da pintura tem como cenário de predileção, a Normandia. Sua luz, suas praias, seus portos e sua posição mediana entre Londres e Paris, atraem tanto artistas franceses quanto artistas ingleses, que ali realizaram algumas das mais célebres obras do impressionismo.

Honfleur-porto

vista do Porto de Honfleur

Honfleur-galerias   Honfleur-vitrine-galeria


PARIS : Exposição no Museu Jacquemart-André Até 26 de julho 2016L’atelier en pleine air – Les impressionistes en Normandie Reunindo cerca de cinquenta obras, o Museu Jacquemart-André retraça o papel decisivo da Normandia, região tão inspiradora e de total importância no surgimento do impressionismo.

25_-_monet_etretat

Claude Monet, Etretat – barcos de pesca saindo do porto (1885)

O Museu Jacquemart-André fica nas proximidades da avenida Champs-Elysées, 158, Boulevard Haussmann, Paris – 75008. Post detalhado sobre o museu, neste  link.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Bicentenário da morte de Napoleão

O bicentenário da morte de Napoleão Bonaparte é comemorado neste ano de 2021. Personagem complexo e controverso, cuja vida oscila entre heroísmo e tragédia, vitória e derrota, avanços modernos e medidas regressivas. Com seu afastamento do poder na França, Napoleão foi exilado pelos ingleses na ilha de Santa Helena, um dos lugares mais isolados do…

LER MAIS
afrescos de Pompeia
Exposição Pompeia no Grand Palais

Com a pandemia, as exposições de 2020 ficaram comprometidas. Felizmente, o Grand Palais pôde abrir por uns meses e nesse intervalo fui conferir a exposição Pompeia, uma das mais esperadas da temporada. Fiquei impressionada com os efeitos especiais, que davam mesmo a sensação de imersão na antiga cidade de Pompeia e de por alguns instantes,…

LER MAIS
flores dos jardins de Monet
Jardins de Monet: turismo na pandemia

O Turismo na França e no mundo foi um dos setores mais impactados pela pandemia do covid19, declarada no primeiro trimestre de 2020. Trabalhei até o dia 23 de março e me lembro que minha última visita guiada foi ao Palácio de Versalhes, contratada por uma querida cliente que já tinha feito visitas guiadas com…

LER MAIS
Emily in Paris com look xadrez e boina vermelha
Emily in Paris: fashionismo e cultura

“Emily in Paris” é certamente uma das séries mais comentadas dos últimos anos. Teve estréia em outubro de 2020 e foi uma opção de programa leve, divertido e ao mesmo tempo, uma imersão em endereços icônicos de Paris, que deu pra matar saudades de muita gente que teve o sonho de viagem para Paris, adiado,…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.