Honfleur e Deauville : destinos de charme na Normandia


Com a chegada da primavera e o verão à vista,  todos querem saber quais destinos visitar além de Paris. É o efeito sol ! A Normandia é uma das regiões mais prόximas de Paris e tem como porta de entrada Giverny, vilarejo que tem como principal atração, a Casa e os Jardins de Monet.

Além de Giverny, Honfleur e Deauville estão entre as cidades mais charmosas da Normandia e estão a menos de 2h30 de trajeto de Paris, podendo ser aproveitadas em um passeio de 1 dia.

Honfleur

Vilarejo de arquitetura medieval, desenvolvido em torno do porto, Honfleur tem um charme particular que a torna irresístivel. De cada lado do cais, estendem-se bairros muito bem preservados,  onde é possίvel explorar um labirinto de ruelas estreitas,  em meio a fachadas tίpicas normandas, com inúmeros restaurantes, galerias de arte e antiquários.

No início do século XIX, Honfleur se torna um importante centro artίstico, inclusive é a cidade natal de Eugène Boudin, artista normando que introduziu Claude Monet à pintura externa, fora do atelier, precursora da pintura impressionista. Sό por esse motivo, já vale a pena visitar a inspiradora Honfleur !

Claro que não poderίamos deixar de selecionar restaurantes de charme para esse roteiro.

Dentre as mais tradicionais especialidades da Normandia estão as Tripes à la mode de Caen (tripas à moda de Caen) : servidas com batatas, as tripas são cozidas lentamente por mais de dez horas, levam legumes (cebolas, cenouras), pé de vitela, sidra e Calvados (bebidas da região). J’adooore !

As crianças adoram uma pausa gourmet nesse salão de chá

Deixamos Honfleur com essa vista do porto, que inspirou tantos artistas e foi tão retratada na pintura impressionista.

Deauville

Meia horinha de trajeto e chegamos em Deauville ! uma das estações balneárias mais famosas da França. Coco Chanel, Yves Saint Laurent, Christian Dior, Françoise Sagan, são alguns dos nomes célebres que sucumbiram ao charme de Deauville.

Deauville é uma das cidades-balneárias da costa da Normandia, planejadas no século 19, quando do surgimento das primeiras estações balneárias francesas. Símbolo da aristocracia e da art de vivre à  francesa, Deauville foi construίda para ser a “estação balneária perfeita”.  É um prazer passear por Deauville apreciando sua arquitetura de época com fachadas Belle époque. Toda a cidade é um cenário majestoso, onde tudo é luxo e beleza. O Grand Hôtel, elegantes butiques, espetáculos hípicos, o golf e seu famoso Casino, são alguns dos atrativos de Deauville. Flanar uma tarde em Deauville apreciando o savoir-vivre dessa elegante cidade-balneária já é uma experiência muito válida.

Voilà, Honfleur e Deauville, perto de Paris, passeio que reune patrimônio, arquitetura, cultura, arte e especialidades normandas em uma das regiões mais encantadoras da França. Mais detalhes aqui.

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Madame Clicquot : a grande dama da Champanhe

Na região Champanhe, uma das maisons mais prestigiadas é a Veuve Clicquot, em francês, a « Viúva Clicquot ». O famoso champanhe da inconfundίvel etiqueta amarela, tem por trás de seu prestίgio, uma grande dama, que transformou o negόcio iniciado pelo marido em uma das marcas mais importantes do mundo. Pioneira : com apenas 27 anos, Barbe Clicquot…

LER MAIS
Chambord, o maior castelo do Vale do Loire

Arquitetura de tradição francesa e influência italiana O Castelo de Chambord traduz a perfeita transição da Idade Média para a Renascença e é, certamente, o mais impressionante castelo do Vale do Loire, por suas excepcionais dimensões. Francisco I ordena a construção de Chambord em 1519, último grande rei francês do perίodo medieval, ainda muito influenciado…

LER MAIS
4 castelos perto de Paris

Alguns dos mais belos e interessantes castelos da França se encontram a menos de 1  hora de Paris. Neste post, cito os mais famosos e os mais visitados. Majestosa arquitetura e acervos prestigiados, Versalhes, Chantilly, Fontainebleau e Vaux le Vicomte têm ainda em comum,  extraordinários “jardins à francesa”, realizados pelo mesmo paisagista, Andre Le Nôtre,…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.