Honfleur e Deauville : destinos de charme na Normandia


Com a chegada da primavera e o verão à vista,  todos querem saber quais destinos visitar além de Paris. É o efeito sol ! A Normandia é uma das regiões mais prόximas de Paris e tem como porta de entrada Giverny, vilarejo que tem como principal atração, a Casa e os Jardins de Monet.

Além de Giverny, Honfleur e Deauville estão entre as cidades mais charmosas da Normandia e estão a menos de 2h30 de trajeto de Paris, podendo ser aproveitadas em um passeio de 1 dia.

Honfleur

Vilarejo de arquitetura medieval, desenvolvido em torno do porto, Honfleur tem um charme particular que a torna irresístivel. De cada lado do cais, estendem-se bairros muito bem preservados,  onde é possίvel explorar um labirinto de ruelas estreitas,  em meio a fachadas tίpicas normandas, com inúmeros restaurantes, galerias de arte e antiquários.

No início do século XIX, Honfleur se torna um importante centro artίstico, inclusive é a cidade natal de Eugène Boudin, artista normando que introduziu Claude Monet à pintura externa, fora do atelier, precursora da pintura impressionista. Sό por esse motivo, já vale a pena visitar a inspiradora Honfleur !

Claro que não poderίamos deixar de selecionar restaurantes de charme para esse roteiro.

Dentre as mais tradicionais especialidades da Normandia estão as Tripes à la mode de Caen (tripas à moda de Caen) : servidas com batatas, as tripas são cozidas lentamente por mais de dez horas, levam legumes (cebolas, cenouras), pé de vitela, sidra e Calvados (bebidas da região). J’adooore !

As crianças adoram uma pausa gourmet nesse salão de chá

Deixamos Honfleur com essa vista do porto, que inspirou tantos artistas e foi tão retratada na pintura impressionista.

Deauville

Meia horinha de trajeto e chegamos em Deauville ! uma das estações balneárias mais famosas da França. Coco Chanel, Yves Saint Laurent, Christian Dior, Françoise Sagan, são alguns dos nomes célebres que sucumbiram ao charme de Deauville.

Deauville é uma das cidades-balneárias da costa da Normandia, planejadas no século 19, quando do surgimento das primeiras estações balneárias francesas. Símbolo da aristocracia e da art de vivre à  francesa, Deauville foi construίda para ser a “estação balneária perfeita”.  É um prazer passear por Deauville apreciando sua arquitetura de época com fachadas Belle époque. Toda a cidade é um cenário majestoso, onde tudo é luxo e beleza. O Grand Hôtel, elegantes butiques, espetáculos hípicos, o golf e seu famoso Casino, são alguns dos atrativos de Deauville. Flanar uma tarde em Deauville apreciando o savoir-vivre dessa elegante cidade-balneária já é uma experiência muito válida.

Voilà, Honfleur e Deauville, perto de Paris, passeio que reune patrimônio, arquitetura, cultura, arte e especialidades normandas em uma das regiões mais encantadoras da França. Mais detalhes aqui.

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Madame Clicquot : a grande dama da Champanhe

Na região Champanhe, uma das maisons mais prestigiadas é a Veuve Clicquot, em francês, a « Viúva Clicquot ». O famoso champanhe da inconfundίvel etiqueta amarela, tem por trás de seu prestίgio, uma grande dama, que transformou o negόcio iniciado pelo marido em uma das marcas mais importantes do mundo. Pioneira : com apenas 27 anos, Barbe Clicquot…

LER MAIS
Chambord, o maior castelo do Vale do Loire

Arquitetura de tradição francesa e influência italiana O Castelo de Chambord traduz a perfeita transição da Idade Média para a Renascença e é, certamente, o mais impressionante castelo do Vale do Loire, por suas excepcionais dimensões. Francisco I ordena a construção de Chambord em 1519, último grande rei francês do perίodo medieval, ainda muito influenciado…

LER MAIS
4 castelos perto de Paris

Alguns dos mais belos e interessantes castelos da França se encontram a menos de 1  hora de Paris. Neste post, cito os mais famosos e os mais visitados. Majestosa arquitetura e acervos prestigiados, Versalhes, Chantilly, Fontainebleau e Vaux le Vicomte têm ainda em comum,  extraordinários “jardins à francesa”, realizados pelo mesmo paisagista, Andre Le Nôtre,…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis