Gustave Moreau : museu secreto e surpreendente em Paris


Origem do simbolismo

O simbolismo surge no final do século XIX, reunindo pintores, escultores, escritores e músicos. Eles querem traduzir o irracional, seus desejos conscientes e inconscientes. Enquanto a revolução industrial promove a ciência, a matéria, o realismo e a razão, o simbolismo exalta o imaginário, os sonhos, os fenômenos sobrenaturais, o misticismo e as grandes figuras mitológicas.


Lego ao Estado, minha casa situada no n° 14, rue de La Rochefoucauld, com tudo o que nela contém : pinturas, desenhos, esboços, etc.,  um trabalho de cinquenta anos, bem como a própria residência, os antigos apartamentos outrora ocupados pelo meu pai e minha mãe […] à condição expressa de que o Estado preserve por mais tempo possível – esse seria o meu mais profundo desejo – esta coleção, conservando o caráter original do conjunto da obra, que permite constatar todo o trabalho e esforço do artista ao longo de sua vida. Trecho do Testamento de Gustave Moreau, 10 de setembro de 1897.

Gustave Moreau : um místico em plena Paris
O pintor simbolista Gustave Moreau

©(c) RMN-GP / René-Gabriel Ojéda

O pintor francês Gustave Moreau (1826-1898), começou como pintor realista. Posteriormente, sob a influência dos impressionistas e pré-rafaelitas, evoluiu para uma pintura mais romântica e espiritual, que lhe permitiu entrar nas fileiras do simbolismo, junto com Munch, Ensor, Puvis de Chavannes, Odilon Redon, Lucien Lévy-Dhurmer. Alguns historiadores de arte preferem se referir a eles como pós-impressionistas.

Gustave Moreau pregava que a inspiração nunca seria encontrada no objeto a ser pintado, pois ela seria única e exclusiva do pintor, ou seja, a obra seria executada a partir do que foi sentido por ele.

Os temas favoritos de Moreau eram as cenas bíblicas, principalmente a história de Salomé, bastante explorado no final do século XIX, e as obras literárias clássicas.

Mito de Salomé Gustave Moreau

O mito de Salomé interpretado por Gustave Moreau

A arte misteriosa de Gustave Moreau

Mestre da cor, soube representar mulheres de uma beleza rara com traços de anjo e pele aveludada, cobertas apenas por ousadas transparências. A luz foi utilizada por Moreau para obter essa atmosfera ao mesmo tempo mística e mágica, que caracterizou a pintura simbolista.

Museu Gustave Moreau Pigalle

Gustave Moreau : o artista e seu museu

O museu nacional Gustave Moreau foi primeiramente, desde 1852, a residência familiar do artista. Após a morte de seu pai, de sua mãe e de sua amiga íntima Alexandrine Dureux, Gustave Moreau contrata o arquiteto Albert Lafo, em 1895, para transformar em museu, a residência que também lhe serviu de ateliê.

Os apartamentos do primeiro andar foram transformados em um pequeno museu de valor sentimental onde são expostos retratos de família e obras oferecidas por seus amigos artistasThéodore Chassériau, Eugène Fromentinou Edgar Degas. Os segundo e terceiro andares foram transformados em grandes ateliês ligados por uma escada  helicoidal (em caracol). Nesses dois andares estão expostas centenas de pinturas e aquarelas, bem como, desenhos. O museu nacional Gustave Moreau abre suas portas em 1903.

Leda por Gustave Moreau

O museu atelier de Gustave Moreau

Arquitetura do século XIX

A principal intervenção na estrutura da casa, realizada pelo arquiteto Albert Lafon (1860-1935) foi a instalação dessa escada helicoidal (em caracol), uma das grandes atrações do museu. 

Esacada Museu Gustave Moreau

obra-prima de Gustave Moreau

O Unicórnio : obra-prima de Gustave Moreau 

A representação do unicórnio é  recorrente nas artes medievais e renascentistas. O unicórnio, assim como outros animais fantásticos, não possui significado único e está em geral, relacionado a pureza.

Moreau acreditava que os símbolos medievais podiam ser utilizados para espiritualizar a pintura contemporânea e, em várias de suas pinturas copiou partes de tapeçarias e ilustrações de manuscritos antigos, fruto de suas pesquisas em museus como o Museu Cluny, museu da idade média, que conserva o excepcional clico de tapeçarias medievais “A Dama e o Unicórnio”, datadas do século XV.

Museu Gustave Moreau14, rue de La Rochefoucauld – Paris 9ème – Pigalle

MUSEUS DE PARIS 

Fique por dentro dos museus da capital francesa, dos mais famosos aos mais confidenciais, como o museu Gustave Moreau, no nosso perfil @museusdeparis 

 

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Os segredos da Vênus de Milo
Louvre : os segredos da Vênus de Milo

Admirada, copiada, citada, subvertida, a Vênus de Milo tem fascinado o público, desde a sua entrada no Louvre em 1821. Célebre no mundo inteiro, a mulher sem braços é no entanto mal conhecida. Em primeiro lugar, deveria ser rebatizada e nomeada corretamente, com o seu nome grego, « Afrodite de Melos ». Contudo, por falta de atributo,…

LER MAIS
10 curiosidades sobre Versalhes

Símbolo da perfeição clássica, o conjunto composto pelo castelo, seus jardins e Trianon forma um universo complexo construído, majoritariamente, no reinado de Luís XIV, que não mediu esforços para a contratação dos maiores artistas, arquitetros, pintores e mestres em jardins, de seu tempo.   O famoso « Rei Sol », herdou de sua mãe Ana da Áustria,…

LER MAIS
obra-prima de Tissot
O d’Orsay reabre com exposição de James Tissot

Reabertura dos museus de Paris Paris celebra a reabertura progressiva de seus museus após três meses fechados desde o início da Pandemia. O museu d’Orsay, dos mais frequentados, inclusive, pelos franceses, reabriu dia 23 de junho com uma retrospectiva do artista francês James Tissot (1836-1902), considerado um dos pioneiros da pintura moderna. Tissot e o…

LER MAIS
Eugène Delacroix
Na intimidade de Delacroix

No passeio guiado pelo bairro histórico de Saint-Germain des Prés, sempre que possível, entramos pelo menos no pátio de museu Delacroix, onde viveu o artista, um dos maiores nomes do Romantismo na França. O museu Delacroix fica no primeiro andar de um pequeno prédio do n° 6, rue de Furstenberg, local onde Delacroix morou e…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.