Gustave Moreau : museu secreto e surpreendente em Paris


Origem do simbolismo

O simbolismo surge no final do século XIX, reunindo pintores, escultores, escritores e músicos. Eles querem traduzir o irracional, seus desejos conscientes e inconscientes. Enquanto a revolução industrial promove a ciência, a matéria, o realismo e a razão, o simbolismo exalta o imaginário, os sonhos, os fenômenos sobrenaturais, o misticismo e as grandes figuras mitológicas.


Lego ao Estado, minha casa situada no n° 14, rue de La Rochefoucauld, com tudo o que nela contém : pinturas, desenhos, esboços, etc.,  um trabalho de cinquenta anos, bem como a própria residência, os antigos apartamentos outrora ocupados pelo meu pai e minha mãe […] à condição expressa de que o Estado preserve por mais tempo possível – esse seria o meu mais profundo desejo – esta coleção, conservando o caráter original do conjunto da obra, que permite constatar todo o trabalho e esforço do artista ao longo de sua vida. Trecho do Testamento de Gustave Moreau, 10 de setembro de 1897.

Gustave Moreau : um místico em plena Paris
O pintor simbolista Gustave Moreau

©(c) RMN-GP / René-Gabriel Ojéda

O pintor francês Gustave Moreau (1826-1898), começou como pintor realista. Posteriormente, sob a influência dos impressionistas e pré-rafaelitas, evoluiu para uma pintura mais romântica e espiritual, que lhe permitiu entrar nas fileiras do simbolismo, junto com Munch, Ensor, Puvis de Chavannes, Odilon Redon, Lucien Lévy-Dhurmer. Alguns historiadores de arte preferem se referir a eles como pós-impressionistas.

Gustave Moreau pregava que a inspiração nunca seria encontrada no objeto a ser pintado, pois ela seria única e exclusiva do pintor, ou seja, a obra seria executada a partir do que foi sentido por ele.

Os temas favoritos de Moreau eram as cenas bíblicas, principalmente a história de Salomé, bastante explorado no final do século XIX, e as obras literárias clássicas.

Mito de Salomé Gustave Moreau

O mito de Salomé interpretado por Gustave Moreau

A arte misteriosa de Gustave Moreau

Mestre da cor, soube representar mulheres de uma beleza rara com traços de anjo e pele aveludada, cobertas apenas por ousadas transparências. A luz foi utilizada por Moreau para obter essa atmosfera ao mesmo tempo mística e mágica, que caracterizou a pintura simbolista.

Museu Gustave Moreau Pigalle

Gustave Moreau : o artista e seu museu

O museu nacional Gustave Moreau foi primeiramente, desde 1852, a residência familiar do artista. Após a morte de seu pai, de sua mãe e de sua amiga íntima Alexandrine Dureux, Gustave Moreau contrata o arquiteto Albert Lafo, em 1895, para transformar em museu, a residência que também lhe serviu de ateliê.

Os apartamentos do primeiro andar foram transformados em um pequeno museu de valor sentimental onde são expostos retratos de família e obras oferecidas por seus amigos artistasThéodore Chassériau, Eugène Fromentinou Edgar Degas. Os segundo e terceiro andares foram transformados em grandes ateliês ligados por uma escada  helicoidal (em caracol). Nesses dois andares estão expostas centenas de pinturas e aquarelas, bem como, desenhos. O museu nacional Gustave Moreau abre suas portas em 1903.

Leda por Gustave Moreau

O museu atelier de Gustave Moreau

Arquitetura do século XIX

A principal intervenção na estrutura da casa, realizada pelo arquiteto Albert Lafon (1860-1935) foi a instalação dessa escada helicoidal (em caracol), uma das grandes atrações do museu. 

Esacada Museu Gustave Moreau

obra-prima de Gustave Moreau

O Unicórnio : obra-prima de Gustave Moreau 

A representação do unicórnio é  recorrente nas artes medievais e renascentistas. O unicórnio, assim como outros animais fantásticos, não possui significado único e está em geral, relacionado a pureza.

Moreau acreditava que os símbolos medievais podiam ser utilizados para espiritualizar a pintura contemporânea e, em várias de suas pinturas copiou partes de tapeçarias e ilustrações de manuscritos antigos, fruto de suas pesquisas em museus como o Museu Cluny, museu da idade média, que conserva o excepcional clico de tapeçarias medievais “A Dama e o Unicórnio”, datadas do século XV.

Museu Gustave Moreau14, rue de La Rochefoucauld – Paris 9ème – Pigalle

MUSEUS DE PARIS : DIRETO DA CAPITAL FRANCESA

Os museus de Paris conservam coleções das mais antigas e relevantes do mundo, que cobrem todo o período da história da arte, da pré-história à arte contemporânea. Uma verdadeira fonte de conhecimento sobre a evolução das civilizações através das artes.

Acesse nosso perfil @museusdeparis no Instagram, catálogo digital com informações e curiosidades sobre os mais diversos museus da capital francesa, dos mais secretos aos mais famosos.

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

Bicentenário da morte de Napoleão

O bicentenário da morte de Napoleão Bonaparte é comemorado neste ano de 2021. Personagem complexo e controverso, cuja vida oscila entre heroísmo e tragédia, vitória e derrota, avanços modernos e medidas regressivas. Com seu afastamento do poder na França, Napoleão foi exilado pelos ingleses na ilha de Santa Helena, um dos lugares mais isolados do…

LER MAIS
afrescos de Pompeia
Exposição Pompeia no Grand Palais

Com a pandemia, as exposições de 2020 ficaram comprometidas. Felizmente, o Grand Palais pôde abrir por uns meses e nesse intervalo fui conferir a exposição Pompeia, uma das mais esperadas da temporada. Fiquei impressionada com os efeitos especiais, que davam mesmo a sensação de imersão na antiga cidade de Pompeia e de por alguns instantes,…

LER MAIS
flores dos jardins de Monet
Jardins de Monet: turismo na pandemia

O Turismo na França e no mundo foi um dos setores mais impactados pela pandemia do covid19, declarada no primeiro trimestre de 2020. Trabalhei até o dia 23 de março e me lembro que minha última visita guiada foi ao Palácio de Versalhes, contratada por uma querida cliente que já tinha feito visitas guiadas com…

LER MAIS
Emily in Paris com look xadrez e boina vermelha
Emily in Paris: fashionismo e cultura

“Emily in Paris” é certamente uma das séries mais comentadas dos últimos anos. Teve estréia em outubro de 2020 e foi uma opção de programa leve, divertido e ao mesmo tempo, uma imersão em endereços icônicos de Paris, que deu pra matar saudades de muita gente que teve o sonho de viagem para Paris, adiado,…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.