Gobelins : o assento como objeto de poder social


O Mobilier national é uma instituição ligada ao ministério da Cultura e da Comunicação da França. Herdeiro do antigo Guarda-Mόveis da Coroa, foi criado em 1604 por Henrique IV e reorganizado por Luίs XIV, em 1663. Ele conserva uma coleção excepcional, de movéis e tapeçarias, adquiridos ou encomendados, no passado, para decorar residências reais e imperiais, e hoje, para mobiliar e decorar os palácios oficiais da República.

O Mobiliário nacional apresenta na Galeria des Gobelins, na exposição « Sièges en Société, du Roi-Soleil à Marianne »,  uma parte de sua rica coleção de assentos (bancos, poltronas..) herdados do Guarda-Mόveis da Coroa. O assento é abordado enquanto objeto de representação social do poder e em seus aspectos técnicos. O assento deve traduzir o resultado do diálogo entre artesãos e comanditários (compradores). Desde o final do século XVII, considerado « século das artes », o assentos produzidos na França, em especial, as criações parisienses são reconhecidos pelo refinamento e elegância de suas formas.

A exposição, que vai até o dia 27 de setembro de 2017, faz um paralelo entre peças contemporâneas e peças do século XVII, propondo ao visitante um jogo visual estético e histόrico dessa produção.

Gobelins sofa

Os diferentes ofίcios envolvidos na produção do assento

A arte do carpinteiro

O carpinteiro fornece o modelo do assento maçiço, desprovido de estofamentos e forros. Ele imagina as linhas e as formas gerais que vão definir uma dada tipologia. Alguns chassis apresentados, de cadeiras, poltronas e sofás, dão ao visitante uma real ideia de todas as qualidade do trabalho do artesão.

carpinteiro Gobelins

Carpinteiros Galeria Gobelins

A arte do escultor e do pintor-dourador-envernizador :

Desde o século XVII, carpinteiros e marceneiros introduzem elementos de madeira esculpida em suas produções. Desde então, a escultura vai invadir o assento e destacar suas formas segundo um registro arquitetural. Vem em seguida, o trabalho de acabamento, cujo papel vai ser o de dar vida às esculturas ou dourá-las com folha de ouro. A qualidade é determinada pela harmonia entre os jogos de policromia (arte de pintar ou decorar com várias cores) e de contrastes entre o opaco e o brilhante, que dão aos assentos a aparência de reais objetos de ourivesaria.

ourivesaria

cadeiras de madeira

Ornamentos e ornamentistas

O ornamentista (comparado ao decorador) é o contato direto com o comanditário e tem para a si, a respondabilidade de materializar os conceitos extraίdos do diálogo com aquele que encomenda a peça. Para os historiadores de arte, o ornamentista é um personagem-chave na compreensão da evolução dos estilos. Os ornamentistas modificam os cόdigos decorativos, as formas e as tipologias do assento.

O tapeçeiro

Indispensável sob o reinado de Luίs XIV, que dá grande importância à produção têxtil, sίmbolo de riqueza e de poder e vetor de mensagens de influência. Alguns séculos mais tarde, Honoré de Balzac confirma o papel imprescindίvel do tapeçeiro na confecção de assentos e considera essa profissão também equivalente a de decorador.

Tapeçaria Gobelins

Globo terrestre no Gobelins

Biombos tapeçaria Gobelins

O papel do assento na sociedade

Uma figura histórica maior não senta em qualquer assento, não é mesmo ? tambouretes, bancos, poltronas, tronos …o assento tem seu uso definido e hierarquizado. Esta adequação entre tipologia e distribuição nos interiores é estabelecida no século XVIII e é usada até os dias de hoje. O assento não foi elevado imediatamente ao status de obra de coleção, porém, participa da representação social. O século XVIII vai diversificar suas referências e se interessar por formas vindas de outras parte do mundo, ou do passado. Nesse sentido, Luίs XIV é tido como referência maior do estilo do Grande Século e, da grandeza nacional.

Poltrona real

Poltrona estilo império

O famoso decorador francês Jacques Garcia é o responsável pela cenografia da exposição, que oferece uma retrospectiva de três séculos de criação, através de 260 assentos, com modelos que vão dos mais clássicos aos mais contemporâneos.

A Galeria des Gobelins abre unicamente para exposições temporárias, com temas muito peculiares, como esse. Não perco nenhuma e estou sempre mostrando no Stories @beminparis.

Para aficionados por design, arquitetos, designers de interiores, decoradores ou simplesmente curiosos e apreciadores desse universo, essa exposição é simplesmente imperdίvel.

Sièges en Société – Até dia 27 de setembro de 2017

Manufacture des Gobelins – 42, avenue des Gobelins – 75013 Paris

Metrô : linha 7 Estação : Les Gobelins

Aberta todos os dias, exceto às 2as-feiras (também fechado em 1° de maio, 25 de dezembro e 1° de janeiro)

Tem mais …

Reveja a exposição sobre Jean Lurçat, mestre da Tapeçaria moderna. Nesse link

COMPARTILHAR

POSTS RELACIONADOS

exposição sobre o sapato em Paris
Exposição sobre o Sapato no Artes Decorativas de Paris

O Museu das Artes Decorativas de Paris continua a explorar a relação do corpo e a moda, com um componente tão surpreendente quanto original, o sapato abordando aspectos históricos e técnicos em torno da marcha. A exposição « Marche e démarche », (em português, Caminhada e marcha), promete ser mais um grande sucesso no meio fashionista e…

LER MAIS
18 designers participam da exposição
Collect Brazilian Jewelry desembarca em Paris

Aquela que deixou de ser coadjuvante para ser a protagonista de sua própria história. Esta é a mulher que inspira a próxima edição da Collect Brazilian Jewelry, exposição de joias autorais contemporâneas, que acontecerá de 18 a 20 de outubro (sexta-feira à domingo) no Carrousel du Louvre, em Paris. Com curadoria da designer Dorine Botana,…

LER MAIS

COMENTÁRIOS

instagram | @beminparis

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.